O psiquiatra me passou revoc de manhã e cloridrato de clomipramina de noite, mas li na bula de clomi

3 respostas
O psiquiatra me passou revoc de manhã e cloridrato de clomipramina de noite, mas li na bula de clomipramina que não deve tomar se estiver usando medicamento (ISRSs) e o revoc é um medicamento ISRSs, então fiquei confusa, não posso tomar o cloridrato de clomipramina então?
Realmente, não é uma combinação habitual e é difícil imaginar uma situação na qual esta associação seja adequada ou necessária - é algo que teria de perguntar ao seu psiquiatra. Quanto aos riscos, vai depender de doses e de sensibilidade pessoal: em doses altas, entre outras possibilidades, poderia levar a uma síndrome serotoninérgica. Em doses baixas, não é provável que esta associação traga riscos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sua dúvida é compreensível. O Revoc (escitalopram) é um ISRS (inibidor seletivo de recaptação de serotonina), e a clomipramina é um antidepressivo tricíclico que também age sobre a serotonina. De fato, existe uma interação potencial entre ISRSs e antidepressivos tricíclicos, que pode aumentar o risco de efeitos colaterais relacionados à serotonina, como o síndrome serotoninérgica, que é uma condição rara, mas grave.

No entanto, a clomipramina pode ser prescrita junto com ISRSs em alguns casos, sob monitoramento médico cuidadoso, dependendo da condição clínica e das necessidades do paciente. Isso deve ser feito com acompanhamento de perto, já que a combinação pode aumentar o risco de efeitos adversos relacionados à serotonina.

É muito importante seguir as orientações do seu psiquiatra. Se você tem preocupações sobre essa combinação de medicamentos, o ideal é discutir diretamente com ele. Ele pode ter considerado os benefícios de usar ambos os medicamentos no seu caso específico, mas se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre vale a pena confirmar ou até discutir alternativas com o profissional.



Se o seu tratamento for para TOC está bem assertiva conduta do colega, ou TAG com sintomas de TOC, que chamamos de sintomas obsessivos compulsivos. SOC.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.