O que a fisioterapia pode fazer no caso de síndrome de Tietze?

5 respostas
O que a fisioterapia pode fazer no caso de síndrome de Tietze?
Olá, como essa síndrome apresenta EDEMA, a fisioterapia vai ajudar a diminuir esse processo inflamatório através deum aparelho chamado laser que ajuda na cicatrização.
A fisioterapia vai ajudar nessa questão da diminuição do EDEMA.
att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá , a fisioterapia promove maior qualidade na movimentação dos arcos costais através de exercícios de alongamento e mobilização favorecendo a mecânica articular além de trabalhar o quadro inflamatório com equipamentos como citado anteriormente pelo colega.
Olá ;
O tratamento específico para indivíduos com síndrome de Tietze consiste no repouso, evitar atividades extenuantes, aplicação de calor local, e recursos terapêuticos que provoque analgésia . Geralmente a dor diminui ao fim de várias semanas mas os inchaços palpáveis podem persistir por algum tempo.
A fisioterapia se bem aplicada trará sim alívio no controle da inflamação e edema. Uma boa avaliação deve ser realizada para colher o maior número de informações possíveis. Sugiro buscar ajuda.
A síndrome de Tietze é definida como uma condição benigna que leva à inflamação de uma ou mais cartilagens costais. Alexandre Tietze, um cirurgião alemão, descreveu esta desordem pela primeira vez no ano de 1921.

Muitas pessoas acreditam que a síndrome de Tietze e a osteocondrite sejam a mesma patologia. Todavia, ambas se diferenciam pela inflamação das cartilagens costais, encontrada na síndrome em questão.

A etiologia desta síndrome ainda não foi claramente elucidada. Sabe-se que, em muitos casos, surge em decorrência da realização de esforço físico ou ferimentos leves causados por tosse copiosa, espirros, vômitos, ou pancadas no tórax.

Sobre o tratamento fisioterapêutico indicado nesse caso,precisa-se avaliar as condições clínicas do paciente; mas existem diversos recursos tanto da cinesioterapia, terapia manual e/ou eletrotermofotorerapia que podem ajudar a aliviar alguns sintomas e melhorar a qualidade de vida do mesmo.
Atenciosamente
Dra. Amanda Rivet

Especialistas

Ruy Cardozo de Macedo Jr.

Ruy Cardozo de Macedo Jr.

Médico clínico geral

Guaratuba

Ednaldo Bougleux da Silva Andrade

Ednaldo Bougleux da Silva Andrade

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Lavras

Alexandre Henrique Santos Pereira

Alexandre Henrique Santos Pereira

Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão, Especialista em dor

São Luís

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Síndrome De Tietze
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.