O que acontece se houver discrepâncias entre os índices (por exemplo, ICV alto e IRP baixo)?
3
respostas
O que acontece se houver discrepâncias entre os índices (por exemplo, ICV alto e IRP baixo)?
Olá, bom dia!! O ICV – Índice de Compreensão Verbal mensura o conhecimento adquirido ao longo da vida e a capacidade de compreender, expressar e raciocinar com base em informações verbais, já o IRP – Índice de Raciocínio Perceptual mensura a inteligência fluida, ou seja, a capacidade de resolver problemas novos, perceber padrões e raciocinar de forma lógica sem depender da linguagem. Se o seu ICV foi alto e IRP baixo indica perfil forte na linguagem e reflexão conceitual, mas que pode ter mais lentidão ou dificuldade em tarefas práticas, visuais ou que exigem flexibilidade cognitiva. Um ponto de atenção e que passa batido por profissionais que estão iniciando na neuropsicologia recentemente é, para ter uma interpretação fiel do QI os índices não podem ter discrepâncias significativas entre si, se houver é necessário fazer cálculo de GAI e CPI para maior fidedignidade dos dados.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Quando há discrepâncias entre os índices, isso mostra um estilo cognitivo desigual, não um problema por si só. ICV alto e IRP baixo, por exemplo, indica alguém forte no verbal e mais frágil no visual-espacial. Na prática, significa forças e fraquezas diferentes, que podem impactar estudo, trabalho e até diagnóstico, mas não define inteligência menor. É perfil, não sentença.
ola bom dia, Se houver discrepâncias entre índices cognitivos como o Índice de Compreensão Verbal (ICV) alto e o Índice de Memória Operacional (IMO) ou Velocidade de Processamento (IVP) baixo, isso indica um perfil cognitivo "irregular", revelando forças (como raciocínio verbal/conceitual) e fraquezas específicas (atenção, memória de curto prazo, lentidão na execução), o que é crucial para um diagnóstico preciso e para planejar intervenções focadas, como estratégias para TDAH, dificuldades de aprendizagem ou outras condições neurodesenvolvimentais, mostrando que o QI Total não conta a história toda
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a relação da memória processual com o trauma? .
- Por que é difícil explicar uma habilidade da memória processual?
- Como a memória processual é treinada ou modificada?
- O que a "avaliação emocional" engloba na neuropsicologia? .
- As funções executivas se desenvolvem da mesma forma ao longo da vida?
- O que precisamos para ter/desenvolver a coordenação motora fina?
- Como observar a coordenação motora fina na criança e como estimular em casa?
- Como a Psicoterapia pode ajuda na atenção e concentração ?
- Como as emoções afetam os processos cognitivos? .
- O que é a avaliação neuropsicológica e sua importância?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 481 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.