O que devo fazer se uma psicóloga que me ajudou, por causa de comportamentos antiéticos me causou graves

9 respostas
O que devo fazer se uma psicóloga que me ajudou, por causa de comportamentos antiéticos me causou graves prejuízos psíquicos? Se procurar outra profissional devo relatar os problemas que tive com a anterior ou posso prejudicá-la se fizer isso?
O mais importante é procurar um outro profissional e a partir do inicio de um bom tratamento tomar as decisões cabíveis.
Como o Psicólogo Jonathan citou a cima, há casos que cabe uma denúncia em nosso Conselho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Creio que pode falar do problema sem citar a pessoa. Há casos que cabe denúncia em nosso Conselho, senão quer prejudicá-la é melhor tratar sem citar seu nome.
Olá leitor/a, é importante que você procure outro profissional para você compreender e ressignificar seu sofrimento psíquico e, a partir daí, conseguir se fortalecer e entender o que aconteceu. Você pode também entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) da sua cidade e falar o que aconteceu para eles te orientarem. O CRP tem como principal função orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de psicólogo.
Você deve procurar outro profissional e relatar o que houve. Tudo que você disser a um psicólogo é sigiloso. Qualquer denúncia só poderá ser feita se você concordar mas, de todo jeito, a profissional poderá lhe ajudar a conceituar o significado de ética profissional para os psicólogos, que pode ser diferente para outras pessoas. Vejo que você ainda tem apreço por essa pessoa mas você precisa continuar seu tratamento e, no momento, isso é mais importante e, de jeito nenhum, você pode ser prejudicada.
Sim amigo(a) você deverá falar sim dos "prejuízos" causados, a partir desta fala, com o novo profissional, você poderá ressignificar e continuar avançando na terapia.
É importante procurar ajuda sim, como meus colegas estão dizendo, pois parece necessário para você elaborar essa questão com mais clareza.

Grata, abraços
- Deve procurar outro profissional e, com a ajuda dele entender se o que sente como prejuízo, é de fato. SE for...pode procurar o órgão que fiscaliza os profissionais.
Olá; sim você deve procurar outro profissional de sua preferência. Como trata-se de uma questão que está te gerando sofrimento psíquico é muito importante que esse assunto seja discutido em psicoterapia, objetivando averiguar os fatos ocorridos, e as suas emoções e comportamentos em relação aos fatos. E importante averiguar se as faltas éticas comentadas por você são passíveis de uma denúncia, para isso você pode entrar em contanto com o Conselho de Psicologia de sua região para maiores esclarecimentos.
Você deve buscar um profissional e observar se sente bem com ele, principalmente. Aí quanto a poder ou não relatar o ocorrido no tratamento anterior, saiba que existe sigilo profissional. Você pode denunciar caso seu direito a sigilo seja quebrado, uma vez que o paciente tem direito de falar oque necessita, mas as decisões e ações são reservadas ao paciente por direito de escolha, desde que não se coloque em risco de vida contra si ou terceiro. Antes de tomar qualquer atitude, oriente-se com um psicoterapeuta para uma avaliação diferencial do caso.

Especialistas

Louise Mustafá

Louise Mustafá

Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista

Recife

Agendar uma visita
Magali Carmelo

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita
Bárbara Alves

Bárbara Alves

Psicólogo

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Leila Esteves

Leila Esteves

Psicólogo, Psicanalista

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Márcia Bavaresco

Márcia Bavaresco

Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Apoio Psicopedagógico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.