O que dizer emissão por fóton único?

3 respostas
O que dizer emissão por fóton único?
Dr. Vitor Moreno Chaddad
Psiquiatra
São José do Rio Preto
A tomografia computadorizada por emissão de fotón único(SPECT), é um exame que se utiliza um radioisótopo, que pode ser o gálio, injetado na corrente sanguínea do paciente para se medir o fluxo sanguíneo em determinadas partes do cérebro. Este material isótopo tem a característica de liberar uma partícula especifica que é o pósitron - "fóton". Isto pode ser medido pela máquina e cria-se uma imagem. Este material pode ser conectado a um ligante, com o objetivo de ser especifico em o que determinar no exame.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ana Paula Peixoto Bravo de Souza
Psiquiatra, Médico do sono
Rio de Janeiro
Bom o Q quer dizer EH muito técnico é complicado. Talvez sua dúvida seja sobre qual a aplicabilidade do exame certo? Pra que ele serve? Esse tipo de exame se difere da TC ou RM tradicionais por avaliar o metabolismo cerebral em determinadas áreas, normalmente o hipocampo.
Sua utilização para a psiquiatria, no sentido de reforçar algum diagnóstico ou exclui-lo,ainda é pequena, estando indicada no momento para diagnóstico de Alzheimer e outros tipos de demências , diagnóstico de Dca de Parkinson, para estabelecimento de foco epilético (bocado da abordagem cirúrgica), ou seja ainda é um exame mais utilizado pela Neurologia, embora haja estudos promissores na área de psiquiatria. Repito, ESTUDOS.
Ao realizar o SPECT injeta-se um marcador radioativado no paciente que passa então a emitir raios Gama. Neste processo ocorre a liberação de um fóton que é então captado pelo aparelho. Isso ocorre diversas vezes enquanto o exame é realizado e em diferentes ângulos para que um computador possa então montar uma imagem em 3D sobre a emissão dos raios Gama.

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Caruaru

Agendar uma visita
Mariana M. Sant'Ana

Mariana M. Sant'Ana

Neurologista, Especialista em dor

Cuiabá

Agendar uma visita
Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Marcelo Gomes Telles

Marcelo Gomes Telles

Psiquiatra

Belo Horizonte

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre SPECT (Tomografia computadorizada por emissão de fóton único)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.