O que é a acromegalia?
2
respostas
O que é a acromegalia?
É uma síndrome causada pela secreção aumentada do hormônio do crescimento (GH - hormônio produzido normalmente pela hipófise, glândula localizada no cérebro), durante a fase adulta. Por esse desequilíbrio hormonal ocorrer na fase adulta, em que os ossos e outros tecidos corporais já cessaram o crescimento longitudinalmente (pararam de crescer em seu comprimento), eles passam a crescer inadequadamente, resultando em diversas deformidades como: alargamento da testa, queixo mais proeminente, espessamento da pele, pés e mãos aumentados entre outras. Também podem ocorrer complicações no sistema cardiovascular (insuficiência cardíaca. hipertensão arterial), diabetes e problemas visuais.
A acromegalia frequentemente acontece como resultado de tumores benignos na hipófise que levam a uma aumento da produção do hormônio do crescimento, podendo também ser decorrentes de outros tipos de tumores.
A acromegalia frequentemente acontece como resultado de tumores benignos na hipófise que levam a uma aumento da produção do hormônio do crescimento, podendo também ser decorrentes de outros tipos de tumores.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A acromegalia, doença que acomete cerca de 50 pessoas por milhão de habitantes, é causada pela produção excessiva de hormônio de crescimento (GH) em uma pessoa adulta. Essa produção excessiva do GH, em mais de 95% dos casos, é devido a um tumor na glândula hipófise. Quando a produção excessiva do GH ocorre em crianças ou adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento, o excesso do hormônio produz o gigantismo, jovem não para de crescer. No adulto, como as placas de crescimento ósseo estão soldadas, eles não crescem mais, mas há aumento dos lábios, nariz, lingua, mãos, pés, ossos da face e órgãos internos. O doente apresenta doenças cardíacas, cefaléia e distúrbios visuais, dependendo do tamanho do tumor. Um sinal importante, que o paciente percebe inicialmente, e que deve ser bem valorizado, é o aumento do número do sapato e alargamento dos dedos. O tratamento é feito por cirurgia, medicamentos e em alguns casos se usa radioterapia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu filho tem 16 anos e está crescendo muito tá com 1,90 é aconselhável procurar um médico
- osso cresce? Tipo o escápula?
- Meu irmão fez uma tomografia computadorizada do crânio e no laudo, o diagnóstico foi Hiperostose frontal interna. Isto pode ser acromegalia? Se pode, qual exame confirma o diagnóstico de acromegalia? Muito obrigada!
- Olá! Ressonância magnética da sela tursica com contraste normal! afasta completamente a possibilidade de acromegalia ?
- Já realizei uma cirurgia a cerca de 1 ano e meio para retirada parcial de um adenoma hipófise secretor de GH mas continuo com os mesmos sintomas apesar de octreotide e cabergolina recebida pelo SUS + consultas3X mês. Trabalho com fortes dores de cabeça aguardando melhores resultados. Isso é norma?
- O que pode causar a atrofia muscular em pacientes acromegálicos?É possível reverter o quadro?Como?Como risco de morte?
- Existe algum fator que pode influenciar no desencadeamento da acromegalia fora o genético? Por exemplo uso continuo de algum medicamento como a Risperidona,que na literatura existe um caso de uso continuo por 14 anos e a relação com o desencadeamento da doença em uma mulher.
- Quais os tratamentos realizados pelos fisioterapeutas para ajudar no tratamento ou prevenir na doença de acromegalia?
- os estrógenos aumenta ou diminuem a secreção de hormonio do crescimento ?
- Por que Acromegalia pode causar osteoartrose ? O que acontece que ela gera osteoartrose,se o hormonio do crescimento tambem é um multiplicador dos condrócitos ele também causaria um anaboliso da cartilagem assim como dos osso não?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Acromegalia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.