O que é a avaliação do comportamento adaptativo no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Defici
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O que é a avaliação do comportamento adaptativo no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
A avaliação do comportamento adaptativo no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual é o exame das habilidades práticas, sociais e conceituais que uma pessoa utiliza no dia a dia para se adaptar ao ambiente. Ela analisa como o indivíduo se comunica, se relaciona, cuida de si mesmo e resolve problemas cotidianos, permitindo identificar áreas de dificuldade, planejar intervenções adequadas e acompanhar o progresso em termos de autonomia e independência funcional.
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A avaliação do comportamento adaptativo no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) é um processo que investiga como a pessoa funciona no dia a dia, considerando habilidades necessárias para viver de forma independente e participar socialmente.
Ela analisa competências práticas, sociais e conceituais, como:
Habilidades conceituais: linguagem, comunicação, leitura, escrita, uso de dinheiro, atenção e memória.
Habilidades sociais: interação com outras pessoas, resolução de conflitos, compreensão de regras sociais, tomada de decisões.
Habilidades práticas: cuidados pessoais, organização, autonomia em casa e na comunidade, uso de transporte, autocuidado, segurança e rotina.
Essa avaliação é essencial para:
Diagnosticar o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
Identificar pontos fortes e dificuldades funcionais
Planejar intervenções personalizadas
Definir estratégias de ensino e apoio para o cotidiano
Em geral, são usados entrevistas, observações e escalas padronizadas, como Vineland, ABAS ou outras ferramentas clínicas.
Ela analisa competências práticas, sociais e conceituais, como:
Habilidades conceituais: linguagem, comunicação, leitura, escrita, uso de dinheiro, atenção e memória.
Habilidades sociais: interação com outras pessoas, resolução de conflitos, compreensão de regras sociais, tomada de decisões.
Habilidades práticas: cuidados pessoais, organização, autonomia em casa e na comunidade, uso de transporte, autocuidado, segurança e rotina.
Essa avaliação é essencial para:
Diagnosticar o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
Identificar pontos fortes e dificuldades funcionais
Planejar intervenções personalizadas
Definir estratégias de ensino e apoio para o cotidiano
Em geral, são usados entrevistas, observações e escalas padronizadas, como Vineland, ABAS ou outras ferramentas clínicas.
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