O que é a psicanálise? Como um psicanalista pode me ajudar com ansiedade?

14 respostas
O que é a psicanálise? Como um psicanalista pode ajudar com ansiedade?
Boa tarde, com a escuta atenta o analista pode lhe ajudar a compreender sua ansiedade a medida que vc vai associando livremente seus pensamentos e sentimentos.
A análise precisa de tempo, pois as respostas estão por vezes ligadas a sua história né vida e pensamentos.
Att
Eduardo
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200

Olá! A psicanalise, de forma seria, consiste numa especialização e método clinico de psicoterapia para psicólogos, tem algumas abordagens como freudiana, junguiana, lacaniana, entre outros. Como auxilia no tratamento de ansiedade? A psicanalise trabalha as causas da ansiedade, auxiliando a entender a origem e com a terapia você pode aprender a ressignificar, reinterpretar essas situações. Infelizmente no Brasil, muitas pessoas leigas tem-se formado em "cursos de psicanalise", então atente-se ao CRP do profissional.
Viu tentar explicar de forma clara e com termos nao técnicos. A Psicanálise se utiliza da associação livre para tentar acessar vestígios de registros inconscientes do paciente. O que significa dizer que o paciente fala livremente o que lhe vem à mente, evitando filtrar ou julgar os pensamentos que lhe ocorrem. A partir da fala e do desencadeamento das ideias, o psicanalista faz intervenções no sentido de fazer desvelar o que está recalcado no inconsciente ou ao menos parte disso. A Psicanálise é recomendada pra quem tem.alguma queixa, algum tipo de.sofrimento e apresenta sintomas que lhe afligem. A partir do acesso aos vestígios do que está recalcado, busca-se compreender as causas dos sintomas e dissolvê-los ainda que parcialmente para que o paciente saiba lidar com suas questões sem sofrer tanto e passe a enxergar outras possibilidades além daquelas às quais sente-se limitado. A Psicanálise parte do princípio de que o paciente tem conhecimento de sua condição, mas não tem clareza sobre isso. Daí a necessidade da intervenção do profissional. Busque um profissional sério, pesquise e viva essa experiência na prática.
A psicanálise é um campo do saber estruturado pelo famoso neurologista Sigmund Freud. Suas teorias organizam um método terapeutico ou psicoterapeutico para tratar as questões psíquicas. Para a psicánalise, muitos adoecimentos e importantes questões que afetam a saúde são inauguradas na mente. Cuidar da psique e de seus traumas inconscientes, portanto, é cuidar da saúde. É claro que o que está dito aqui é extremamente simplório e resumido para explicar uma abordagem tão complexa.
A psicanálise é um modelo de trabalho no consultório onde o psicanalista vai ouvir, acolher, compreender e ajudar você na ressignificação de seus traumas, vivências, experiências, sentimentos e emoções.

O psicanalista vai ajudar você a compreender por que este sintoma está acontecendo com você, como ele se estabeleceu e isso a partir disso você vai criando novas formas de ver e estar na vida, o que gerará uma melhor capacidade de lidar e se regular.
A psicanálise é uma abordagem teórica nascida a partir de escuta clínica que teve seus primórdios a partir de Sigmund Freud. Toma o inconsciente como fundamento de suas intervenções. Como considera o sujeito para além dos seus sintomas, a ansiedade pode ser tratada pela psicanálise sim. O mais importante é a pessoa se dispor a saber de si para além do óbvio e estar disposta a ler suas manifestações inconscientes.
Olá. A psicanálise é um método que tem como principal objeto de estudo o inconsciente. Para psicanálise contemporânea deve ser analisado o espaço-entre, espaço intersubjetivo que basicamente são as construções feitas pelo trabalho do inconsciente do paciente e do analista. Trata a ansiedade investigando suas causas inconscientes, possibilitando assim, elaborações para o sintoma em questão!
Psicanalise é um métodos de tratamento do sofrimento mental que usa a fala e a relação com o analista como recursos, considerando que há partes da mente humana que não são.acessiveis da forma positiva ( perguntas e respostas conscientes) , mas requerem tempo e um modo especial de escuta para serem acessadas. Esta escuta e a sua interpretação é o.que fazem da psicanalise algo diferente das demais terapias. A ansiedade é um sinal de que algo não está bem e pela escuta e interpretacao psicanalítica pode-se trata-la de forma efetiva a partir do que a pessoa relata e de seus afetos.
A Psicanálise pode ser entendida como uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional, de atuação clínica na construção do processo de análise. Foi inicialmente desenvolvida por S. Freud, posteriormente desdobrando-se em diferentes vertentes, além de se comunicar com diversos outros campos de conhecimento - filosofia, arte, política, etc.
A sua pergunta, porém, parece estar referida à psicanálise do ponto de vista clínico, ou seja, como oferta de uma escuta capaz de ouvir aquilo que um sujeito tem a dizer sobre o seu modo de ser e estar no mundo, nas relações.
Um ponto importante para a Psicanálise é de que o sujeito não se reduz aos sintomas, logo, não se trata de um olhar restrito à ansiedade, depressão e outros, mas da possibilidade de escutar o sujeito e o que ele tem a dizer também por meio das angústias, sintomas, mal estar. Na oferta da escuta e da possibilidade de falar livremente, podem emergir arranjos e novas formas de lidar com conteúdos relacionados à ansiedade.
A psicanálise é uma abordagem fundamentada no estudo do inconsciente e dos processos que derivam dele. Através da FALA do paciente trazida em atendimento, o analista/psicólogo ESCUTA e intervém quando necessário. Um ponto importante do processo de análise é que o paciente pode SE ESCUTAR e, assim, elaborar novas perspectivas sobre sua própria vida para além do sofrimento psíquico. No caso da ansiedade, a psicanálise pode ajudar a mapear possíveis desencadeadores da ansiedade ou dos sintomas dela. O processo analítico não é rápido ou imediato, mas com ele é possível cuidar das questões de maneira aprofundada.
Os transtornos de ansiedade, a depressão, a síndrome do pânico, as compulsões alimentares e sexuais, o transtorno de personalidade são os transtornis mais comuns enfrentados pelos pacientes que procuram a clínica psicanalítica.

A psicanálise leva os pacientes a se tornarem mais conscientes de seus pensamentos e emoções inconscientes, permitindo um aprofundamento da compreensão do Eu. Por exemplo, no caso de transtornos de ansiedade como a síndrome do pânico, a psicanálise ajuda os pacientes a identificarem os pensamentos e emoções que estão desencadeando os ataques de pânico e a construir estratégias de enfrentaremo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 250
Olá, Na psicanálise a ansiedade está relacionada com a expectativa e a necessidade de pertencimento, a um certo desamparo, sendo os sintomas uma consequência do esforço do sujeito para evitar situações conflitantes. Olhamos a ansiedade a partir de cada um, consideramos aquilo que é singular e propondo o retorno a subjetividade, pela fala e corpo que é marcado por questões psíquicas, sociais, culturais e biológicas. Para compreender os transtornos de ansiedade é preciso escutar o sujeito, é um a um, considerando a complexidade do quadro que se apresenta ali.
A Psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento do transtorno de ansiedade em quem já é, de certo modo, bem ansioso. Assim como também é essencial para ajudar no tratamento de pessoas que já apresentam os sintomas de pânico , reduzindo a sensação constante de medo.
A psicanálise é uma das abordagens que trabalha a mente e a emoção. Criada como tratamento pelo Freud .

Para tratar transtornos a linha mais indicada é a TCComportamental, pois trabalha gatilhos ,crenças limitantes , distorções de pensamento, ajudando o cliente desenvolver a resiliência e inteligência emocional

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!