O que é biofeedback?

22 respostas
O que é biofeedback?
O biofeedback e a neurometria funcional são técnicas reconhecidas mundialmente, não invasivas, que por meio de sensores, tem como objetivo realizar as análises funcionais e o treinamentos do sistema nervoso autonômico (com sensores periféricos) e cognitivo (com sensores na cabeça), com o intuito de melhorar a saúde física, mental e potencializar a alta performance, com os resultados dos exames o paciente consegue visualizar como está a saúde e junto com o profissional buscar ferramentas para melhorá-la.

olá, Biofeedback é um treinamento no qual o sujeito consegue ter uma noção mais profunda sobre seu corpo e suas reações, ao adquirir o conhecimento sobre estes aspectos do corpo a pessoa pode controlar de forma proposital como reagirá nas situações da vida.
Em uma sessão de biofeedback o paciente consegue perceber como a respiração adequada e concentração podem alterar padrões de batimentos cardíacos e promover relaxamento, harmonia e tranquilidade imediatamente ao fazer os exercícios ensinados. De maneira geral é muito benéfico em vários aspectos.
Em outras palavras é uma maneira de alcançar harmonia ideal do corpo e da mente, é também estabilizador do sistema nervoso autônomo. Atenciosamente, Ziza.
É uma ferramenta terapêutica que fornece informações em tempo real, com a finalidade de permitir ao indivíduo, desenvolver a capacidade de autoregulação. Utiliza aparelhos sensórios eletrônicos sobre processos fisiológicos (respiratórios, cardíacos, resposta galvânica da pele, atividade cerebral...).O uso deste equipamento, amplia e transforma as reações fisiológicas em sinais de luz, sons, que são usados em forma de vídeo, músicas, games...
O Biofeedback é uma técnica que permite a auto-regulação dos processos fisiológicos através de um treino cognitivo das ondas cerebrais que encontram-se alteradas no indivíduo, por exemplo: uma criança com TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), apresenta comportamentos como falta de atenção ou agitação excessiva será colocada na frente de uma tela de computador com sensores conectados ao corpo e a cabeça, nessa tela irá aparecer uma imagem que vai sendo alterada de acordo com a capacidade de auto-controle de uma ou mais ondas cerebrais que estão sendo geradas pelos sensores ligados ao indivíduo, o que permite acompanhar em tempo real sua própria evolução. Por meio dessa técnica é possível trabalhar inúmeras outros transtornos e alterações neurológicas como Enxaqueca e Epilepsia.
Biofeedback significa identificar uma resposta fisiológica de um sistema biológico.
O sistema em questão é o ser humano, que pode ter a sua frequência cardíaca, padrão respiratório, tônus muscular, padrão de ondas cerebrais, temperatura, resistência galvânica da pele captados por sensores que modulam estes dados e os apresentam de forma gráfica ou numérica.
Isso é útil no processo terapêutico pois o cliente pode ter mais autoconsciência de suas respostas fisiológicas e aprende como modificar voluntariamente estes parâmetros para poder se reequilibrar mais facilmente, principalmente os transtornos ligados ao desequilíbrio do eixo resposta de estresse / resposta de relaxamento.
Pode ser utilizado com sucesso em determinados casos de incontinência urinária, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno de Ansiedade, Pânico e Fobias, gerenciamento de dor crônica, enxaqueca, tensão muscular.
E uma ferramenta terapêutica que fornece informações de autorregulacao aos indivíduos.
No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.
É uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos, desenvolver a capacidade de autorregulação.
A pessoa voluntariamente regula suas reações fisiológicas e emocionais através de métodos de conscientização e relaxamento, como, por exemplo, técnicas musculares, respiratórias, autogênicas e cognitivas.
Terapêutica com uso de instrumentos que são colocados em seu corpo para que vc veja como est funcionado seu corpo e que vc possa aprender técnicas que lhe ajudem a se autorregular. Faz parte da neuropsicólogia .
Biofeedback significa identificar uma resposta fisiológica de um sistema biológico. uso de instrumentos para que veja o estado funcional do corpo.
já no âmbito da psicóloga o Feedback é a devolitiva de uma situação ou exemplo na Terapia cognitivo em todas as sessões no final pedimos o freedbback de cada sessão .
Boa noite,

Biofeedback são técnicas de conscientização e relaxamento utilizadas controlar voluntariamente funções fisiológicas que normalmente não estão sob controle.

As técnicas de biofeedback proporcionam um retorno imediato de processos fisiológicos (frequência cardíaca, resposta galvânica da pele, tensão muscular, temperatura periférica, pressão arterial e atividade cerebral) dos quais o indivíduo pode não estar consciente ou apresentar dificuldades para controlar, permitindo o aprendizado da regulação voluntária de respostas fisiológicas e emocionais. O treinamento em biofeedback inclui diferentes métodos de conscientização e relaxamento, como técnicas musculares, respiratórias e cognitivas, que facilitam a autorregulação dos processos corporais.

Espero ter ajudado
Psi. Domingos Fernandes
Oi,
Consiste em uma técnica que monitora diversas funções involuntárias do corpo onde a pessoa que foi treinada aprende a ter controle sobre o próprio organismo.
Por meio da tecnica o profissional tem acesso a informações impossíveis de serem obtidas de outra forma , a não ser, por métodos invasivos.
Biofeedback é uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos, desenvolver a capacidade de autorregulação. É um meio de se trabalhar a psicoeducação.

A disposição.
Biofeedback é feito em Terapia, muito usado na Terapia Cognitivo Comportamental, através de aparelhos ou "brinquedos" com sensores, que monitoram os batimentos cardíacos, e foco, durante o exercício proposto, de pensamento e controle de respiração.

Assim fica mais concreto para o cliente ver a relação direta entre controle de pensamentos e regulação emocional através do foco e respiração.
Olá boa tarde, a tradução dessa palavra biofeedback desmembrando: "Bio" (biológica)"feedback" (realimentação); ou seja, realimentação biológica. Para entender melhor, vamos exemplificar: se colocar um sensor escutando o batimento do coração e através de um relaxamento mental e de um autocontrole, você aumenta ou diminui o batimento, você está fazendo uma realimentação biológica. Isto pode ser feito não só para batimento, mas para outros parâmetros corporais. Hoje existem equipamentos que monitoram funções do corpo e o indivíduo é treinado a fazer esses controles. Isso faz com que a pessoa adquira mais autocontrole da ansiedade, estresse, compulsividade, etc. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
É uma técnica que monitora varias funções voluntarias do corpo. Esta técnica é utilizada para que o paciente consiga ter mais controle sobre o organismo.
O biofeedback ajuda no tratamento de muitas síndromes, entre elas. Ansiedade,estresse depressão... Alem disso é um procedimento menos invasivo.
Biofeedback como os colegas acima ja coloraram é uma técnica que através de instrumentos minimamente invasivos , possibilita o monitoramento de funçoes involuntarias do corpo , capacitando o individuo treinado a ter controle sobre seu organismo . O leque de atuaçoes é muito vasto desde profissionais como psicologos, medicos , fisioterapeitas, etc , assim como na atuaçao sobre alguns disturbios, como ; dor cronica, incontinencias , disturbios do sono , ansiedade e muitos outros . Espero ter ajudado , um grande abraço .
É um método que consiste na monitoração de diversas funções involuntárias do corpo, através de aparelhos não invasivos como EMG, EEG , etc. Para que a pessoa seja treinada e consiga ter um maior controle do seu organismo. O biofeedback pode ajudar as pessoas no controle de doenças e condições.
Olá! Biofeedback é uma técnica terapêutica que dá informações necessárias que permite que o indivíduo desenvolva a capacidade de autorregulação, permitindo que a pessoa voluntariamente regule suas reações fisiológicas e emocionais.
Espero ter ajudado!
A terapia com biofeedback é um tratamento não medicamentoso, no qual os pacientes aprendem a controlar os próprios processos corporais.
É uma técnica utilizada por diferentes profissionais da área da saúde. Consiste no monitoramento de diversas funções involuntárias do corpo, no qual a pessoa é treinada e passa a ter um maior controle dessas funções. Abçs!
Esta técnica é utilizada para ajudar no tratamento de algumas síndromes, como; Ansiedade, estresse e depressão. Espero ter lhe ajudado. Psi Ana Paula Rocha