Efeito do treinamento da atenção e concentração usando biofeedback sobre biomarcadores de stresse

21 respostas
Efeito do treinamento da atenção e concentração usando biofeedback sobre biomarcadores de stresse em atletas?
O Biofeedback é uma ótima ferramenta, para que possamos ensinar aos pacientes a conhecerem o seu organismo.
Em casos, como por exemplo, de ansiedade, a pessoa que está se submetendo ao Biofeedback vai aprendendo a lidar com os sintomas, e aprendendo a usar a mente para controlar as reações orgânicas provocadas pela mente humana.

O aparelho de Biofedback é muito usado para vários transtornos como ansiedade, obesidae e principalmente no tratamento do stress.

O aparelho ajuda no relaxamento e auto controle corporal.

Melhora radicalmente a concentração e atenção. Serve como ferramenta de tratamento na terapia cognitiva.
O Biofeedback também é utilizado para relaxamento muscular, especificamente também no tratamento da enxaqueca tensional na região do cortex pré-frontal e músculos do trapézio.
É importante sempre termos em mente que os fenômenos humanos não são novos, às vezes, a ciência percebe novas maneiras de medir, ou mesmo se da conta de um que outrora não fora descrito. Quanto mais ferramentas objetivas, mais ligados à critérios mensuráveis. E sobre o psiquismo a construção é uma dialética com o corpo, o que sempre nos põe diante da observação e interpretação caso a caso. Nenhum modismo deve ser seguido como verdade dogmática. Toda descoberta é descoberta da mente humana, de uma pessoa portanto, ou várias. Nunca abra mão de suas empíricas mensurações. Te vejo na vida!
Realmente desconheço este assunto . Mas sei que muitos profissionais poderão responder corretamente.
Boa pergunta. Vejo que conforme a colega orientou busque um neurologista ou neuropsicologia. Assim, terá uma informação mais precisa.
O Biofeedback e uma ferramenta muito eficaz no acompanhamento de atletas de alta performance , pois permite antes das competições que o atleta possa visualizar as situações de estress e assim trabalhar as diversas variáveis que podem impactar seu rendimento .
Efeito maravilhoso! A eficácia do uso do biofeedback sobre biomarcadores de stress, especialmente em atletas, é amplamente reconhecida. Muitas grandes equipes ao redor do mundo, nas mais diversas modalidades esportivas, fazem uso do Biofeedback para melhora da performance competitiva.

Quanto ao que se refere a atenção e concentração, podem ser utilizados protocolos voltados para exatamente esse aspecto. Através do alinhamento de técnicas cognitvo-comportamentais pareadas ao uso do Biofeedback, o atleta consegue maximizar a sua capacidade de se concentrar e de evoluir o nível de atenção, tanto focal quanto difusa.

Qualquer coisa, pode me enviar uma mensagem! Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.

Grande abraço!
Olá! O importante no caso do Biofeedback para atletas é que seja utilizado por profissional com capacidade técnica para aplicá-lo associado ao esporte, fazendo uma avaliação adequada de seus resultados, e voltada para a melhora de rendimento esportivo. Boa sorte!
O primeiro passo do biofeedback é gerar autoconhecimento. Posteriormente por meio dos treinamentos é possível entrar em coerência cardíaca diminuindo ansiedade e outros sintomas associados. Uso o biofeedback como auxiliar nas técnicas da teoria cognitiva.
Gostaria muito de responder sua pergunta, mas desconheço o uso biofeedback
Parece ser mais uma ferramenta de auto-regulação no controle de processos físicos e mentais. Seria interessante procurares orientação de um profissional da área de neurologia. Ab
Olá, bom dia. Grata pela pergunta.
Sou Psicóloga clínica e não trabalho com a Psicologia do esporte. Acredito que um Psicólogo do esporte ou um Neuropsicólogo poderão te responder de forma mais apropriada. Abraços.
Com o Biofeedback o que é invisível torna visível, é uma forma do paciente acessar seu sistema nervoso autônomo em tempo real e com os treinamentos ele vai se auto-regulando e com isso alcança mais qualidade de vida.
Olá, bom dia.
Sou psicóloga clínica e desconheço a eficácia do biofeedback. Assim, infelizmente, não arrisco falar sobre o assunto; contudo, sugiro que busque profissionais que façam uso dessa ferramenta para melhor orientação e,quiçá, respostas.
Zeína
Biofeeedback é uma técnica extremamente interessante para performance! Para o esporte, indico especialmente o cardiofeeedback, já que é o único que atua monitorando as duas alças no sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático, sendo o segundo, o recuperador alostático. Caso prefira, pode utilizar um cardiofrequencímetro para coletar as informações de RRs e depois, utilizar um software para interpretar tais informações. É notável depois de 25 horas de treinamento, por meio da respiração diafragmática numa frequência próxima de 1 hertz (40/60) o ganho em atenção, memória e performance no geral. Sucesso!
O Biofeedback é um excelente tratamento de estimulação não invasiva que permite ótimos resultados em pacientes com transtornos neurológicos e outros transtornos psicopatológicos.
O profissional deve avaliar o melhor momento para indicar este tratamento.
São vários os fatores que geram estresse e podem afetar o desempenho dos atletas, entre eles: os níveis de autoconfiança, o grau de ansiedade, as condições ambientais durante os treinos, a proximidade dos campeonatos e o relacionamento com o treinador, patrocinador, família ou colegas. Para um bom desempenho é necessário que o atleta tenha bons níveis de autoconfiança, consiga fazer uma regulação da ansiedade para que não o atrapalhe, e faça um treinamento mental para aumentar foco e concentração. É necessário que o movimento seja treinado tempo suficiente para que fique mecanizado, automatizado. Assim, no momento da competição o atleta apenas entra no "fluxo" daquela movimentação que já está habituado a fazer, sem deixar espaço para vozes internas de medo e indecisão que podem tirar seu foco. Existem várias técnicas cognitivo-comportamentais para melhorar a autoconfiança do atleta e para ensiná-lo a regular sua ansiedade ou outras emoções. Além disso, exercícios de visualização são importantes, pois, para que o cérebro acerte um movimento antes ele precisa acreditar que é possível realizá-lo. Enfim, indico psicoterapia com algum profissional especializado em psicologia do esporte.
O aparelho de Biofedback é muito usado para vários transtornos como ansiedade, obesidade e principalmente no tratamento do stress.
Te recomendo a procurar um neurologista para te esclarecer detalhadamente todas as suas dúvidas.
È importante você procurar um neurologista e um neuropsicológica para esclarecer suas duvidas.