O que é embotamento afetivo? Existe algum transtorno que impede as pessoas de sentirem amor, se sim,

22 respostas
O que é embotamento afetivo? Existe algum transtorno que impede as pessoas de sentirem amor, se sim, quais?
Olá, o embotamento afetivo é um comportamento humano ligado a dificuldade se expressar emoções e sentimentos, ou seja, ocorre quando a pessoa perde suas reações emocionais.
Esse sintoma pode estar relacionado a diversas psicopatologias, porém deve ser avaliado por um bom profissional, psiquiatra ou psicólogo, pois pode ser grave ou não.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Olá, o embotamento afetivo é o nome dado para a dificuldade de uma pessoa de expressar sentimentos e emoções. O comportamento sozinho não é a marca de um transtorno específico, já que ele entra como característica diagnóstica de vários.

Tanto Freud quanto Lacan colocam a importância de amar. O primeiro em uma passagem diz explicitamente que a capacidade de amar e trabalhar são sinais de saúde psíquica. Portanto, recomendo que busque a ajuda de uma psicanalista, ou psicóloga, caso esteja com dificuldades de sentir emoções. Posteriormente, caso julgue necessário, o profissional pode te encaminhar para um psiquiatra.
Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. Pode está ligados algumas patologias. Diagnóstico deve ser dado por especilistas capacitados. Espero que tenha ajudado. Um abraço.
Freud diz que as capacidades de amar e trabalhar são um sinal de saúde psíquica, pode-se inferir portanto que quem não está bem, não ama. Isso se escuta, isso se trata. Venha, marque um horário comigo e falaremos disso!
Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. É comum ocorrer na esquizofrenia e em outras doenças psiquiátricas. Devido ao transtorno a pessoa afetivamente se recolhe. A despersonalização é um distúrbio que impede a pessoa de sentir amor. Abraço.
Embotamento afetivo é um termo técnico que se refere ao sinal de alguém que mostra-se pouco sensível às emoções. O indivíduo apresenta uma expressão empobrecida dos afetos, o que observa-se na tonalidade de sua fala, nos gestos modestos, na expressão do olhar, dentre outros sinais. É importante diferenciar esses sinais de traços de personalidade da pessoa que, do ponto de vista funcional e subjetivo, não trazem prejuízos a ela. O embotamento pode inserir-se numa série de diagnósticos, assim como também pode estar assimilado à situações traumáticas e de esgotamento.
Olá! Respondendo sua primeira questão: como as colegas acima mencionam, o embotamento afetivo é uma dificuldade de expressão dos afetos. Mas ele pode ser confundido c uma inibição, por exemplo. Por isso, é essencial conversar sobre isso diretamente com im profissional de saúde mental. Para assim vcs juntos poderem localizar melhor o q se passa no caso individual. E sobre o amor é a mesma situação: às vezes, esse sentimento pode aparecer na forma do seu avesso ou através de qq outro comportamento ou pensamento q não tem a maneira clássica do amor romântico. Por isso q a conversa c um profissional é decisiva para ajudar a pensar essas questões. Abraço
Olá, embotamento é um comportamento q a pessoa apresenta por ter dificuldade em expressar suas emoções e sentimentos. Muito presente na esquizofrenia, mas pode acontecer em outras doenças psiquiátricas. O diagnóstico e tratamento deve passar por uma psicóloga e médico. O adulto saudável ama e expressa seus sentimentos. Se vc sente esse embotamento, procure ajuda para se sentir melhor consigo mesmo e evitar problemas em suas relações. Abraço.
O embotamento afetivo, como muito bem colocado por outros profissionais, está relacionado a dificuldade de expressar suas emoções e sentimentos. Haja vista que isso pode ser de nível patológico, ou apenas uma forma que o cérebro aprendeu para proteger a pessoa das frustrações causadas através das expectativas criadas desde a infância. Por consequência disso, nossa mente interpreta e o cérebro codifica inúmeras experiências desde a infância, isto é, pode ser que não seja necessariamente algo patológico, mas sim uma maneira que o cérebro aprendeu a lidar com as situações do dia a dia. Por fim, muito importante procurar um especialista para te ajudar nesse processo - fazer uma reestruturação cognitiva dos eventos que podem estar ainda causando o embotamento.
Bom dia!
O embotamento afetivo é um comportamento que a pessoa apresenta em expressar seus sentimentos e emoções. Ocorre em algumas doenças psiquiátricas e na esquizofrenia.
Cuidado em autodiagnostico, pois nem sempre o que lemos nas redes sociais é o que se apresenta conosco. Um acompanhamento psicológico é recomendado para um diagnóstico e tratamento.
O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos.
A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.
As consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.
ola
Uma coisa é sentir. Outra coisa é se expressar. Assim, temos que ver outros aspectos para administrarmos juntos estas questoes.
Para isso que serve o processo terapeutico
Olá! O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A perda de emoções pode acontecer após circunstâncias que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.O embotamento afetivo tem efeitos gradativos, provocando o entorpecimento progressivo das emoções. Pode ou não estar associado a outras perturbações psicológicas. É preciso uma avaliação.O acompanhamento psicológico é recomendado para o tratamento.
Tudo muito bem explicado pelos colegas. Enfim, se é uma questão para você "amar" ou "sentir que há um impedimento", ou alguém que nomeia "embotamento" a forma como não expressa esse sentimento, se te causa sofrimento psíquico, deve procurar um profissional. Através de uma escuta ética e com acolhimento poderá falar sobre essas e outras questões. Cuide-se, faça análise com um psicanalista ou terapia com um psicólogo, vai ter ajudar nessa trajetória. Um abraço!
Olá ! Como já amplamente divulgado aqui o embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos, porém sugiro procurar um (a) psicólogo(a) capacitado (a) para avaliação pois a mesma é subjetiva e esta intimamente ligado a sua história de vida e sobretudo na descoberta do fenômeno.
Muito boa sorte para você!
Abraço.
Olá! Os colegas esclareceram o significado de embotamento afetivo, no entanto há que se entender como a pessoa está significando esse sentimento, tanto no seu momento atual, como na sua trajetória de vida e nas relações estabelecidas ao longo dela. É interessante e oportuno que esse caminho seja acompanhado por um psicólogo.
Boa noite .Muito importante avaliar o quadro como se apresenta , levando em conta todo o histórico de vida pregressa , para diferenciar de outros quadros clínicos , visto que pode ser confundido até com um quadro de depressão mais grave . Geralmente o paciente embotado afetivamente , tem um olhar distante , pouca expressão no olhar, não expressa desejos e se distancia de grupos familiares e de amigos .
Respondendo objetivamente, embotamento afetivo nada mais é do que a dificuldade de sentir e expressar emoções e sentimentos. Pode ocorrer em uma diversa gama de distúrbios e transtornos psicológicos, sendo certo que, como já dito pela maioria dos colegas é, ao mesmo tempo, um elemento e diferencial para diagnóstico de quaisquer patologias. Nesse sentido, importante procurar apoio psicológico e/ou psiquiátrico a fim de diagnóstico mais preciso de um caso concreto. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Recomendo não se precipitar numa avaliação aparentemente exata. Com certeza, ela não o é. Vamos ver as circunstâncias concretas mais prováveis que não aparecem na sua pergunta. Se a pessoa não é você, parece que você quer entender porquê uma outra pessoa não está (lhe?) amando. Nada poderia ser mais inseguro saber. Só esta pessoa mesma, e com dificuldade. Se você mesm@ se acha incapacitad@ para amar, veja de onde vem a sua imaginação do quê significa amar. Descarte os filmes, romances etc. A vida real é diferente. Em muitos casos, o "amor" é superficial e passageiro. No entanto, o amor sério e duradouro se aprende. A parte espontánea dele pode ser bastante pequena. Procura ajuda se achar necessário.
Olá, o embotamento afetivo é o nome dado para a dificuldade de uma pessoa de expressar sentimentos e emoções. Pode está ligados algumas patologias. Diagnóstico deve ser dado por especialistas capacitados. Espero que tenha ajudado. Um abraço.
Há muitos comportamentos sintomáticos de quem apresenta embotamento afetivo. Seja como for, apenas um psicólogo poderá dar qualquer diagnóstico. Isso por que a dificuldade em expressar emoções muitas vezes é sintoma de um problema maior relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia.

O embotamento afetivo deve ser tratado com a psicoterapia tão logo percebido, ajudando o indivíduo a desenvolver e internalizar a importância das relações afetivas, Ela favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos.

Espero ter ajudado.
Embotamento afetivo ou dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa parece estar distante de si mesma, e não consegue expressar nem mesmo o que poderia desejar. Vive como se não tivesse desejos. Desconhece-se. Muitas vezes vive em função dos desejos dos outros. Talvez por conflitos profundos vividos durante a infância. De qualquer forma a psicoterapia irá ajudá-lo a refletir sobre essa dificuldade , suas origens, e direcionar seu comportamento diante do mundo de forma mais saudável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!