o que é enurese?

6 respostas
o que é enurese?
Enurese é um transtorno de quem urina sem querer. Na maioria dos casos ela ocorre à noite, embora possa ocorrer de dia também. A enurese noturna tem grandes possibilidades de ser sintoma psíquico. Para saber o motivo, é necessário tratamento psicológico.

Importante não confundir com a incontinência urinaria que acontece comumente em pessoas de bastante idade por uma disfunção fisiológica.
A Enurese, que ocorre com maior frequência a noite (Enurese Noturna), ocorre na maioria dos casos em crianças e tem fundo emocional.
Pode estar relacionado à uma baixa auto estima da criança e reflete em sua inter relação pessoal, piora no desempenho escolar entre outros.
O mais indicado é passar a criança por consulta Psicológica.

Abraço
Enurese é um transtorno caracterizado pela micção involuntária, ou seja, a pessoa urina sem querer, sem perceber, pode ser de dia e/ou de noite.
Att
Enurese Noturna é um diagnóstico inscrito nos Transtornos da Eliminação; É um termo usado para se referir ao ato involuntário de urinar, nesse caso acontecendo especificamente a noite, seja por razões fisiológicas e/ou psicológicas. Procure um Psicólogo qualificado para discernir o quadro clínico;
Já tive um caso em especial onde um Neuropediatra encaminhou um paciente com diagnóstico de Encoprese e na verdade o paciente sofria de uma condição de Dolicocólon descoberta em terapia e encaminhado para tratamento adequado com o Gastro Infantil.
Uma orientação que eu sempre dou: toda vez que um diagnóstico psicológico esbarra muito no orgânico, elimine primeiro as causas médicas gerais.
A enurese noturna numa criança costuma chamar a atenção às condições emocionais da vida dela. Acontece frequentemente com pais brigados ou no processo de separação. Pode ser um sinal de abandono emocional da criança, um protesto involuntário, uma ansiedade desesperada.

Estes fenômenos não se resolvem enviando a criança à consulta psicológica, ou talvez em parte. Ela precisaria ficar bastante forte para aguentar um ambiente que para ela é emocionalmente deficitário. Melhor os pais se perguntarem o que podem melhorar. Também pode ser o clima que a criança vive na escola onde ela pode se sentir sobrecarregada. Neste caso, igualmente, pode faltar condições suficientes para ela estudar em casa.
a enurese noturna após as fraldas é considerado normal , faz parte do aprendizado até os 5 anos o quadro a criança já tem esse controle, principalmente as que dormem com os pais,a partir daí está relacionado as condições emocionais, é necessario investigação.