Enurese noturna - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - enurese noturna

Claudia Renata de Paiva Marti

Claudia Renata de Paiva Marti

Psicólogo

Jundiaí

Párvati Cortez

Párvati Cortez

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Sefi Strengerowski

Sefi Strengerowski

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Enurese noturna

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Enurese noturna

Bom dia. Não é comum episódios de xixi na cama nessa idade. Um episódio isolado não preocupa, porém se acontecer de novo, aconselho uma avaliação urológica.

Boa tarde, esta de perda urinária pode ser decorrente alterações na bexiga e devem ser investigadas por um urologista treinado em bexiga hiperativa. O tratamento depende da causa, mas geralmente…

Boa tarde. Marque um urologista. A enurese noturna monossintomática primária é uma doença comum que acomete muitas crianças. 99% delas os sintomas desaparecem até os 18 anos. É necessária uma…

Especialistas falam sobre Enurese Noturna

Quando a criança com 5 ou mais anos de idade perde urina durante o sono. É mais frequente quando um ou ambos os pais também tiveram. Ocorre principalmente por aumento da produção de urina durante a noite e bexiga pequena. Pode ocasionar perda da qualidade de vida e restrições sociais quando não tratada e ser responsável por baixo rendimento escolar.

Gilson José Lima

Urologista

Uberaba


Xixi na cama como assim? Enurese Noturna? A retirada da fralda e um momento importante na vida da criança,a retirada precoce ou tardia pode acarretar serias consequências como disfunção miccional e fecal. Existe vários recursos dentro da fisioterapia pélvica,eletroterapia de baixa frequência e um tratamento indolor, não invasivo a cinesioterapia com exercícios dos músculos pélvicos para a criança aprender o controle miccional de contração e relaxamento desses músculos do pavimento pélvico.

Sulamita Tomé Silva

Fisioterapeuta

Recife


Enurese noturna em crianças A enurese noturna constante (fazer xixi na cama) após o desfralde total (dia e noite) pode estar relacionado à insegurança da criança em demonstrar seus sentimentos, pensamentos, ideias. Uma das atitude dos pais que ajuda a criança a sentir-se mais segura e ouvida é estimular que a criança traga contribuições para alguma decisão (principalmente às relacionadas com a sua própria rotina) pois desta maneira a crianças sente-se valorizada, o que é base para a autoestima saudável. Outra prática bastante efetiva para as crianças que já sabem escrever é incentivá-la a escrever em um caderno antes de dormir sobre os seus sentimentos, questões que ocorreram naquele dia.

Aline Bérgami J. Teixeira

Psicólogo

São José dos Campos


É o famoso “xixi na cama”. Denominação médica para o ato involuntário de urinar durante o sono, em crianças sem anomalia. O controle do esfíncter urinário é considerado completo até os 5 anos de idade. No entanto, estima-se que 15% das crianças com 6 anos de idade e 5% das crianças com 10 anos de idade ainda fazem xixi na cama. Há também uma predisposição genética para a ocorrência da enurese noturna. Filhos de pais enuréticos possuem maior probabilidade de terem enurese. O tratamento é baseado em uma série de modificações comportamentais e da dieta e ingestão de líquidos. Outras possibilidades são a associação do uso de medicamentos e, até mesmo, o uso de dispositivo de alarme específico.

Rhaiana Gondim

Urologista

Brasília

Quais profissionais tratam Enurese noturna?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.