O que é "rigidez cognitiva" de um adulto com autismo e como ela afeta o trabalho em grupo?
3
respostas
O que é "rigidez cognitiva" de um adulto com autismo e como ela afeta o trabalho em grupo?
A rigidez cognitiva é a dificuldade em mudar de ideia, adaptar-se a novas situações ou aceitar formas diferentes de fazer algo. No trabalho em grupo, isso pode gerar tensão quando há imprevistos ou opiniões divergentes. No entanto, também pode trazer benefícios, como foco, organização e comprometimento. Com comunicação clara e ambiente estruturado, essa característica pode ser bem equilibrada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Uma inflexibilidade, dificuldade de mudar de rotina, dificuldade em alterar maneiras de fazer as atividades e rotas.
Planejar algo com alguém rígido e não cumprir, pode levar a uma desregulação. A pessoa com rigidez cognitiva está muito adaptado a um padrão de comportamento, tirá-lo disso, é tirá-lo da segurança.
Planejar algo com alguém rígido e não cumprir, pode levar a uma desregulação. A pessoa com rigidez cognitiva está muito adaptado a um padrão de comportamento, tirá-lo disso, é tirá-lo da segurança.
A rigidez cognitiva em adultos com autismo refere-se à dificuldade em flexibilizar pensamentos, mudar estratégias ou adaptar-se a novas perspectivas diante de situações inesperadas. Essa característica implica que a pessoa tende a seguir rotinas mentais estabelecidas, prefere soluções conhecidas e tem resistência a mudanças súbitas, mesmo quando a adaptação seria funcional. No trabalho em grupo, a rigidez cognitiva pode afetar a colaboração de várias formas. Pode dificultar a negociação de ideias, a adaptação a sugestões alheias ou a reorganização de tarefas diante de imprevistos. A pessoa pode insistir em métodos próprios, sentir-se desconfortável com alterações na dinâmica do grupo ou interpretar divergências como críticas pessoais. Por outro lado, essa característica também pode trazer benefícios, como consistência, atenção a detalhes e cumprimento rigoroso de tarefas, quando canalizada de forma adequada. O desafio está em equilibrar a necessidade de estrutura da pessoa com a flexibilidade exigida pelas interações sociais e demandas coletivas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que pode ser confundido com autismo em adultos? .
- Quais são os desafios da multitarefa na escola? E em casa, como a multitarefa é um problema?
- O que é o Hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais são as estratégias para lidar com o hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é terapia comportamental para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta as relações sociais?
- Qual o papel da entonação da voz no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é a fonoaudiologia para autismo e como ajuda?
- Quais são os sinais de inflexibilidade cognitiva em mulheres autistas?
- O que é o treinamento de habilidades sociais (THS) e como ele pode ser útil no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.