o que é técnica Junguiana??

9 respostas
o que é técnica Junguiana??
A psicoterapia junguiana foi desenvolvida através das ideias do médico psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Conhecida também como psicologia analítica, a terapia junguiana, visa o autoconhecimento, fortalece a autoestima, e propicia o resgate do bem-estar físico e mental, favorecendo inclusive os relacionamentos sociais em geral. O terapeuta junguiano busca relacionar os aspectos inconscientes da personalidade aos aspectos já conscientes, utilizando-se de métodos como análise dos sonhos, expressões artísticas, imaginação ativa e entre outros. Permite que a pessoa também conheça o seu potencial e sua criatividade e capacidade para lidar com os problemas de maneira mais tranquila e segura. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!

Apenas uma duas ressalvas: 1) Jung não foi aluno de Freud, mas sim colaborador. Apesar da diferença de idade, quando se conheceram Jung já possuía renome internacional devido ao seu trabalho psiquiátrico no Hospital Burgholzli, na Suíça. Aproximaram-se porque Jung viu no trabalho de Freud pontos de concordância com aquilo que vinha observando em suas próprias pesquisas no que diz respeito a teoria dos complexos. 2) a práxis da psicologia analítica ou junguiana não prevê o uso de cartas de tarô e inclusive o uso das mesmas não é técnica reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. A psicologia analítica entende que todo material pode ser objeto de projeções e fantasias, portanto, caso o paciente aborde o tema "tarô" (ou qualquer outro), este será tratado como material de análise, mas nunca como objeto técnico (por exemplo: jogar tarô como forma terapêutica).
A Psicologia Analítica é muito mais que uma técnica, é uma corrente de pensamento analítico desenvolvido por Jung a partir de suas observações clínicas e de suas auto- análises. Sua grande divergência de Freud basicamente foi entender que o inconsciente não se trata apenas do lugar do recalcado, do material reprimido, mas sim, fonte de potencialidade e criatividade da espécie humana, que deve ser trazida à luz da consciência. A análise e suas técnicas (análise do sonhos- bem diferente da freudiana, caixa de areia, imaginação ativa, associação de palavras) são um caminho para a comunicação com esse inconsciente, para a tomada de consciência e individuação, chegando ao que Jung chama de Self integral. É uma teoria muito complexa, difícil de explicar em poucas palavras, muito conhecida pelos conceitos de Inconsciente Coletivo (criativo) e Arquétipos. Foram anos de desenvolvimento desses conceitos, seriam necessárias muitas palavras para bem explica-las. Leia JUNG! É excelente!
Psicologia Analítica não é uma técnica, é um estudo sobre a alma humana. Leva em conta que o ser humano possui influencias consciente e inconsciente e necessita entrar em contato com esses conteúdos para um equilíbrio psíquico. Estuda todas as áreas de conhecimento do ser humano, como: física, alquimia, filosofia, psicologia, religião, e etc...
A Psicologia Junguiana ou Analítica, propõe um estudo e experiencia de análise terapêutica através da relação entre consciência e o inconsciente. É um dos métodos de trabalho na psicologia que possibilita uma experiencia de analise dos sonhos e de vários outros aspectos que compõe a personalidade de um ser humano. Jung, o criador desse método de psicoterapia, estudou diversas áreas do conhecimento humano para compreender de forma mais global os sintomas e dificuldades na vida das pessoas. A leitura que a psicologia junguiana faz do homem e sua relação com o mundo é fantástica. Sugiro que experiencie em algum momento fazer uma análise junguiana. Att., Pedro Pádua.
A psicólogia é a ciência que estuda o humano, suas emoções, comportamento, mente etc.
Dentro da psicologia existem várias teorias para entender o ser humano, a primeira mais estruturada, que trouxe o conceito de que todos temos um inconsciente, que é uma parte da mente que não temos livre acesso e influência nossos comportamentos. Este conceito foi desenvolvido pelo Freud, e denominou de Psicanálise. Ao longo do desenvolvimento da psicanálise outros estudiosos também participaram e estudaram a psicanálise junto com Freud, um destes estudiosos foi Carl Gustav Jung, outro médico, ao qual trabalharam e trocaram "figurinhas" dos seus estudos , Jung colaborou bastante com a Psicanálise.
Todavia houve um momento que Jung discordou das ideias de Freud com sua psicanálise. A partir deste momento os dois romperam a relação e Jung desenvolveu sua própria forma de compreender a mente humana. Esta "teoria" Jung denominou de psicologia analítica, continua com a base do inconsciente da psicanálise, porém com vários conceitos diferentes. O curioso é que depois de tanto estudo de Jung ele percebeu que a técnica é o menos importante na relação Paciente / Psicólogo.
Logo, entende-se que este termo está errado, não há uma técnica junguiana. E sim análise junguiana.
A interpretação de outros profissionais que a psicólogia Analítica é espiritual é equivocada. Uma das bases dessa linha de pensamento são os símbolos, os humanos se expressam por simbologia que também está na mitologia... Sendo assim, religiões , contos, artes, sonhos todos esses são repletos de express simbólica do ser humano. E a Psicólogia Analítica, observa com muita carinho e respeito por estas formas do ser humano se expressar.
Prezado, boa tarde.
A psicologia, como ciência, possui uma larga história. Diversos autores favorecem os múltiplos olhares que tornam a Psicologia uma área de cuidado tão complexo e profundo a nível da psique humana. Dentre ele há o Prof. Dr. Carl Gustav Jung. O Jung, ao longo de sua carreira, desenvolveu algumas técnicas que favorecem a compreensão da Psique humana a partir dos aspectos conscientes e inconsciente (que ele nomeia pessoal e coletivo). As técnicas são múltiplas, muitas delas utilizadas no teatro e nas artes, tal profundo foi a sua construção influenciou diretores, artistas, profissionais de saúde, entre outros.
A Psicologia Analítica, foi criada por Carl Gustav Jung, daí ela também ser denominada abordagem junguiana ou Psicologia Junguiana (de Jung).
É considerada uma abordagem holística pois vê o ser humano , como um ser complexo, formado por várias instâncias: material (corpo), mental, emocional, energética, social, espiritual entre outras e estes campos do ser se inter relacionam o tempo todo sendo que quando um dos campos se desequilibra, produz desequilíbrio nos demais campos afetando a saúde e a qualidade de vida como um todo.
É uma abordagem que visa não apenas corrigir desequilíbrios, mas promover o desenvolvimento do autoconhecimento, do crescimento e desenvolvimento pessoal, para que a pessoa se reestruture e se torne capaz de fazer as mudanças que necessita fazer em sua vida e se sinta consciente e seguro para fazer boas novas escolhas.
Espero ter ajudado :D
A psicoterapia individual analítica tem por objetivo:

resignificar os conteúdos do passado que lhe afetam e gerar atitude na consciência com mudança de posicionamento e de conduta.
cuidar de pessoas com problemas de natureza psíquica, tais como dificuldades nos relacionamentos, descontrole emocional decorrentes de sobrecarga de trabalho, com estresse, ansiedade, depressão, transtornos de personalidade e outras patologias, inclusive com sintomas de natureza psicossomáticas.
ajudar o cliente ou facilitar o seu processo de análise para que ele se sinta fortalecido e capaz de:
resolver turbulências afetivas, ou problemas psicológicos ou psicossociais;
compreender melhor as relações interpessoais existentes no ambiente de trabalho, familiar e em seus relacionamentos afetivos;
mudar de atitude e de conduta, incorporando novos hábitos e costumes de forma gradativa;
tornar-se mais resiliente para superar os obstáculos, para ser persistente sem desistir, encontrando novas alternativas de se fazer ou de se reconstruir.
humanizar suas relações.
Método terapêutico

Durante o processo terapêutico será trabalhado a pessoa na sua totalidade, a fim de identificar, observar, analisar, compreender e trabalhar:

os pontos de vulnerabilidade da psique para a incidência de sofrimentos, sintomas ou patologias e gatilhos para constelação de complexos;
os traços de personalidade e comportamento, identificando como a pessoa se relaciona e lida com problemas do dia-a-dia, na família: pais, filhos, conjugue, etc; com pessoas no ambiente de trabalho: superiores, pares e subordinados; e demais contextos e conexões de sua rede de apoio;
o inconsciente pessoal e coletivo, conhecendo o lado oculto ou não percebido, observando a atuação de comportamentos arquetípicos predominantes e reconhecendo o lado oculto e sombrio;
a relação intrapessoal do indivíduo, os agentes internos que fazem oposição, da anima e animus;
o perfil psicológico e o caráter individual e coletivo predominante e não predominante, a partir da identificação da resultante de forças psíquicas percebidas;
o desenvolvimento de suas virtudes e potencialidades
o encontro com si mesmo e a resignificação de conteúdos que dão causa ao sofrimento
Ao longo do processo terapêutico o cliente compreenderá a simbologia dos sintomas que lhe causam dores e sofrimentos e o que eles podem estar querendo dizer a sua consciência, além de provocar mudança de atitude no seu modo de pensar e agir.

O terapeuta irá ajudar a reabilitar aquele que, internamente, está em sofrimento, sendo um facilitador para que o cliente amplie a sua consciência e encontre o caminho para dissolução dos seus complexos dominantes e fortaleça o seu ego para que ele não seja dominado por tais complexos.

Bases teóricas

Foca o indivíduo no seu desenvolvimento interpessoal e intrapessoal, compreendendo em partes alguns elementos para melhor compreensão do indivíduo em sua totalidade, de como trabalha as suas relações em prol do bem-viver pessoal e coletivo.

O bem-viver depende de como o indivíduo se realiza, de qual significado dá a sua vida, de como ele constrói as suas relações, de qual sentido dá a sua própria existência, de como estrutura os seus contextos, de como lida com seus complexos, de quais conquistas são transformadoras e de como gera atitude na consciência corroborando com o seu processo de individuação.

A atitude na consciência surge durante o processo que Jung denominou de processo de individuação, em que o indivíduo vai ao encontro de si-mesmo ou de sua totalidade (que chama de Self), reconhece e conversa com seus aspectos sombrios, concilia com o sagrado, coloca em equilíbrio sua consciência na sua contraparte feminina ou masculina (anima ou animus), modela sua persona com base no seu eu autêntico, equilibra suas emoções, dissolve os seus complexos dominantes, transforma conteúdos do inconsciente em consciente e fortalece o seu Ego, seguindo adiante no firme propósito, no caminho definido pelo Self, de servir a humanidade.

Durante a terapia ou análise são utilizadas algumas técnicas que tem o objetivo de auxiliá-lo na sua função transcendente para acesso a conteúdos do seu inconsciente, tais como: análise de expressão artística (arteterapia e musicoterapia), análise de sonhos, tarot psicológico, imaginação ativa, meditação guiada, dentre outras.