O que é um teste neuropsicologico e o que ele avalia em uma criança? como é feito?

6 respostas
O que é um teste neuropsicologico e o que ele avalia em uma criança? como é feito?
A neuropsicologia preocupa-se com a complexa organização cerebral e sua relação com o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizadas para avaliação das funções cognitivas como atenção, percepção, linguagem, raciocínio e outras, o neuropsicólogo irá delimitar habilidades e dificuldades do paciente. avaliação neuropsicológica auxilia o diagnóstico médico e permite elaborar tipos de intervenções necessárias, a fim de melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades, proporcionando um melhor funcionamento e auxiliando no restabelecimento da qualidade de vida. Em crianças, transtornos psiquiátricos como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dificuldades escolares ou outras intercorrências estão relacionadas a determinados prejuízos cognitivos, os quais podem ser identificados em uma avaliação, auxiliando, portanto, no estabelecimento de diagnóstico e intervenções adequados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando as respostas dos colegas acredito ser necessário dizer também que uma avaliação neuropsicologica não é somente em caso de algum disturbio / transtorno ou disfunção. É também eficiente para aos que desejam saber suas principais habilidades, potencialidades e assim direcionar, por exemplo, estudos ou atividades especificas ou ainda perceber quais as áreas não tão desenvolvidas e focar para desenvolvê-las.
É também interessante caso adultos queiram realizar pois não é especifica para crianças ( a maioria das indicações são de instituições escolares).
Vale lembrar que somente um Psicólogo especializado pode realizar uma Avaliação Neuropsicológica.
São baterias específicas de testes criados por especialistas da área como psicólogos e fonoaudiologos; cujos resultados vao relacionando áreas específicas cerebrais em que ocorrem as alteracoes ou disfunções. Estes resultados são muito importantes para avaliação mais aprofundada que o psicodiagnóstico clínico e são muito integradas com o trabalho de médicos especialistas para casos especificos. Por exemplo: neurologistas que precisam integrar o trabalho para maior entendimento do paciente nos aspectos neuropsicológicos. Cuide-se
Te convidamos para uma consulta: Psicologia aplicada à saúde - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O teste psicológico é uma ferramenta do psicólogo para avaliar o paciente, porém o psicólogo não pode usar o teste como verdade absoluta, geralmente se faz uma avaliação com entrevista diagnóstica, mais os resultados dos testes psicológicos, não se deve apenas usar as respostas dos testes, mas sim juntar todas as informações.
A avaliação neuropsicologica é um conjunto de instrumentos que avaliam as funções cognitivas e emocionais das pessoas. É realizado por um neuropsicólogo, em aproximadamente 8 encontros com duração de 1 hora e só final será elaborado um relatório com o perfil Cognitivo é uma hipótese diagnostica para ser encaminhado ao médico (pediatra, neuropediatra ou psiquiatra) com a finalidade de fechar o diagnóstico.
A avaliação neuropsicológica é um exame complementar para ampliar o que está acontecendo com o indivíduo. Esse exame avalia as funções cognitivas. É importante compreender que esse exame será a foto atual e momentânea de como se encontra o sujeito nas habilidades de suas funções cognitivas. A avaliação pode ser solicitada por um médico, um psicólogo e algumas vezes solicitado pelo próprio individuo.
É um exame que ampara, amplia e auxilia o olhar do profissional (avaliador) para determinado aspecto que quer ser medido, olhado e avaliado. O que olhar? O que a neuropsicologia vai avaliar? Isso vai depender do caso que está diante do avaliador( neuropsicologo). Dependendo da queixa, selecionar algumas ferramentas (testes, escala, entrevista) para avaliar o que é preciso ampliar do que foi relatado da anamnese e o que o avaliador percebeu (o olhar clínico do avaliador) do cliente que chegou até ele na primeira entrevista, que chamamos de anamnese. Por exemplo, o psicólogo recebe uma criança com problemas de aprendizagem, a escola encaminha para uma avaliação. O que é necessário avaliar? Será necessário avaliar neste caso: atenção, as funções de cálculo, as funções de leitura, a funções de compreensão porque essas funções são necessárias para aprender o conteúdo apresentado na escola.
Quem realiza essa avaliação é o neuropsicologo.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.