O que faz com que amizades de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pareçam unila
3
respostas
O que faz com que amizades de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pareçam unilaterais?
Olá! as amizades de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline muitas vezes parecem unilaterais porque são vividas sob o signo da intensidade e da carência narcísica. O sujeito borderline tende a se vincular de modo fusional, ou seja, enxerga o outro como uma extensão do próprio eu, esperando dele uma presença constante que possa satisfazer suas necessidades emocionais e psicológicas. Por isso a impressão de que não há trocas, apenas a necessidade de receber suprimentos afetivos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O desequilíbrio costuma surgir quando um lado assume o papel de “cuidador” e o outro se sente constantemente ameaçado pela ideia de abandono. A intensidade emocional pode fazer com que a atenção esteja sempre voltada para as crises, e não para o equilíbrio. Quando o cuidado é mútuo e há espaço para o diálogo, a amizade tende a se tornar mais estável e verdadeira.
As amizades de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem parecer unilaterais devido à intensa necessidade de atenção, validação e proximidade que caracteriza o transtorno. A pessoa com TPB frequentemente espera disponibilidade emocional constante do amigo, prioriza suas próprias necessidades afetivas e reage de forma intensa a qualquer sinal de rejeição ou afastamento. Além disso, oscilações entre idealização e desvalorização podem fazer com que o amigo sinta que seus esforços não são reconhecidos ou reciprocados, dando a impressão de que a relação depende principalmente das demandas emocionais da pessoa com TPB.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são os indicadores do "Transtorno Misto Ansioso e Depressivo" no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Como o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ajuda na avaliação neuropsicológica do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Qual a diferença entre um Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) do tipo Explosivo e um Implosivo?
- . O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister pode dar um diagnóstico definitivo do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Quais indicadores do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem ser observados no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Quais cores são mais frequentes no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Qual o objetivo da avaliação neuropsicológica no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- O que o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister avalia em alguém com suspeita do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Quais são os indicadores do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Que características o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister busca em um contexto de avaliação do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2549 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.