O que fazer caso uma pessoa está deprimida pois foi demitida e não consegue emprego devido a recessao

15 respostas
O que fazer caso uma pessoa está deprimida pois foi demitida e não consegue emprego devido a recessao atual?
Infelizmente, psicoterapia não traz soluções, só ajuda a fortalecer a pessoa para ela achar a solução ela mesma. Normalmente, leva algum tempo, mas a força é durável uma vez adquirida.

Investigue com esta pessoa o que tem contribuído para o quadro de depressão além do desemprego. Vários motivos podem a deixar desmotivada após ser demitida, entre eles problemas financeiros e auto estima prejudicada, assim que ter certeza sobre quais são os motivos é preciso refletir quais são as possíveis alternativas para reverter a situação, por exemplo realizar algum trabalho como autônomo, entrar em contato com colegas afim de investigar possibilidade de parcerias, buscar atividades agradáveis e que tragam motivação para agir!! Entretanto, se o quadro de depressão persistir, vale a pena buscar um profissional capacitado para fazer uma avaliação e dar o devido encaminhamento.
Um abraço,
Karina Pinheiro
O mais indicado no momento é procurar terapia. Ajudará muito a entender a situação atual e também em outras questões emocionais que a pessoa apresenta.
Sugiro procurar um psicólogo para orientação vocacional, fazer cursos de atualização e/ou profissionalizantes e fazer acompanhamento psiquiátrico para controle medicamentoso da depressão e cura.
Depressão é diferente de tristeza pois as pessoas confundem isso. A crise econômica mundial é diferente da crise de cada um, com certeza vc possui algo que o emprego anterior não conseguiu aproveitar e com certeza vc precisa enxergar em vc algo que ainda não viu.
A crise econômica que se vivência no mundo pode acabar por favorecer o surgimento de certas patologias. As pessoas estão sendo colocadas cada vez mais em situações de privação, estão precisando lidar cada vez mais com frustração - a frustração de não ter emprego, de não poder comprar e etc. -, além disso surgem manifestações de baixa auto-estima e sensação de impotência. Não há como contornar facilmente uma depressão sem a intervenção de um profissional competente. Portanto, tente auxiliar a pessoa a buscar ajuda. A depender do caso, da intensidade, periodicidade e duração dos sintomas, a pessoa pode precisar de um psicólogo, de um psiquiatra, ou até consultar os dois profissionais para ter um tratamento complementar.
Primeiro sugiro que a pessoa busque uma avaliação psicológica para determinar se é realmente um caso de depressão ou se a situação deixa a pessoa triste e abatida. Caso seja de fato uma depressão, o profissional podetá determinar se é caso de encaminhamento a um psiquiatra para medicação. De toda forma a psicoterapia psicanalítica é indicada para o caso.
O Ideal é analisar o histórico do paciente que está em depressão após ser demitida, pois se trata-se um momento difícil, mas vale ressaltar que se o paciente teve depressão em outro momento da vida apenas desencadeou após demissão. O Indicado é avaliar em que nível de depressão que o paciente se encontra, através de uma anamnese e avaliação com ferramentas adequadas por exemplo Escala Beck sendo de acordo com a técnica utilizada e dependendo do nível de depressão o paciente deve tratar com medicamento e psicoterapia. Cabe o profissional avaliar as questões emocionais e histórico profissional do paciente e assim, ajudá-lo buscar alternativas para voltar ao mercado de trabalho com menos sofrimento emocional.
Espero ter ajudado.
Em face do momento pessoas que já estão em crise e não se deram conta podem ser as mais prejudicadas por não ver saída para as adversidades encontradas.

O passo inicial é dificil de ser dado, muito importante o acolhimento das pessoas a sua volta, que a podem fortalecer a buscar alternativas.

Abraços.
É necessário uma avaliação para que se afirme o possível diagnóstico de depressão. Ser demitido(a) constitui-se como uma perda e, por ser uma uma perda, implica em um processo de luto e na redução do universo pessoal, tornando plausível o sentimento de tristeza, o qual pode ser mais acentuado em algumas pessoas do que em outras. Isso depende de fatores como autoestima, capacidade de enfrentar e de se adaptar a situações difíceis e adversas, etc. Faz-se necessário agora que haja um acompanhamento com psicólogo e/ou psiquiatra. A terapia o ajudará a se fortalecer, desenvolvendo sua autoestima; e a potencializar seus mecanismos de enfrentamento e de adaptação, facilitando, então, a percepção de novas possibilidades diante da vida. É importante ainda que haja apoio de familiares e amigos.
É interessante você procurar ajuda profissional de um psicólogo e entender melhor os sentimentos que você tem vivenciado, outras possíveis situações similares pelas quais passou, o que tem pensado e pensa acerca disso que está acontecendo, enfim, clarear melhor a situação atual e pensar o que pode ser feito.

Tudo de bom!
Olá! Se você foi demitido(a) , é um momento de mudanças na tua vida.
Você está com depressão por este motivo .
Então vamos pensar que se trata de uma crise
no respectivo momento.
Você poderá sair desta crise pensando positivamente!
Para que o novo emprego surja, verifique as novas oportunidades de emprego que surgem sempre ...arriscar ir até elas, ou enviar curriculum vitae, buscando sempre uma nova recolocação.
Se por qualquer motivo a pessoa não conseguir se recolocar até o momento e entrar em depressão, deverá buscar a ajuda principal que é a do tratamento em psicoterapia ou em psiquiatria, pois é muito importante que a pessoa consiga resolver os problemas inconscientes e conscientes que estão a incomodando, para depois resolver sobre o seu lado profissional com maior segurança.
Na atualidade, é uma situação muito comum. O lidar com uma dificuldade remete a questões antes vividas e a pessoa não se dá conta. É como a personalidade está estruturada. Por isso certas pessoas reagem de forma melhor. A indicação é uma psicoterapia para lidar com o que impede a pessoa a reagir frente às dificuldades que encontra. O tratamento pode ser preventivo quando se pensa que viver é lidar com problemas sejam quais forem: saber lidar e resolver com sua própria capacidade.
Abraço!
Olá, uma boa avaliação Psicológica pode lhe ajudar bastante, é muito complexo da pareceres referente a sua colocação. Alguns pareceres pode lhe confundir ainda mais.
Olá. Ser demitido hoje em dia realmente não é agradável, mas você pode ver o lado bom disso, de repente abrir seu próprio negócio. Descubra o que você gosta e faz com prazer. Quem sabe não seja a saída, sugiro também que procure um profissional psiquatra ou psicólogo para avaliar se o que você tem realmente é depressão. Boa sorte!