O que fazer com ego ferido por ex? Não sinto mais nada por ele, mas queria que ele sofresse tanto qu

16 respostas
O que fazer com ego ferido por ex? Não sinto mais nada por ele, mas queria que ele sofresse tanto quanto sofri, o que devo fazer pra me libertar disso?
Seu ego ferido denuncia uma baixa estima que não permite que você se desligue do que não deseja mais. É assim: por uma questão de honra, você não admite sair "por baixo".
Conhecer a si mesma vai viabilizar que você tenha o foco em si e não precise de ninguém que sirva como escora ao seu ego.
Um abraço!

Olá... espero que esteja bem! De acordo com a psicanálise o ego é o senso de realidade do indivíduo, e estar frustrado (a) por uma vivência é natural. Porém é mas importante compreender os teus sentimentos, importante também é saber que, se quer que seu ex sofra assim como você sofreu, isso mostra que ao contrário do que escreveu, sente algo por ele. Procure ajuda com um psicólogo com registro ativo no CRP, para que alcance o autoconhecimento, e possa compreender melhor seus sentimentos, elaborar feridas narcísicas, para que estas dores não controlem o teu comportamento. Fico a disposição.
Em primeiro lugar precisa ter em mente que esse desejo de vingança está diretamente ligado à sua dependência emocional ao ex. Essa dependência emocional vem de sua baixa autoestima. O que precisa fazer é se conhecer melhor através da terapia e conseguir enxergar que você não merece se envenenar com esse sentimento.
Lembre-se que o ódio é o amor adoecido. Precisa se libertar desse sentimento para conseguir se amar e ser feliz em um novo relacionamento sem permitir que se repitam as experiências anteriores.
Olá! Eu sugiro iniciar uma psicoterapia, ate para analisar com mais profundidade o que te levou para este relacionamento, trabalhar o seu ego que esta contra você mesma e seus relacionamentos, lidar de forma assertiva com essa raiva, desejo de vingança. Culpar o outro esta ligado ao narcisismo também.
Olá! Nem sempre o que falamos/escrevemos é o que sentimos. Pode ainda estar ligada afetivamente a esse relacionamento ou permanece vinculada por não ter autonomia emocional e continuar fixada como objeto do outro. Somente em conversas durante as sessões de psicanálise poderemos trabalhar esses pensamentos e sentimentos, investigar se isso se repete ou não nas distintas relações em sua vida, para que possa elaborar e entender como se libertar disso.
Entre em contato pela plataforma ou whatsapp ou agende uma primeira consulta on-line para falar mais sobre o que está acontecendo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. Ao contrário do que muitos pensam a paixão, a raiva, o ódio, ou mesmo o ego ferido, não significa que não sente mais nada, se não sentisse nada provavelmente seu sentimento seria de indiferença. Todos estes sentimentos são bem próximos, é uma linha tênue em relação ao que você pode ter sentido antes. Como você mesmo relata seu ego ferido já demostra que ainda sente algo por ele, seja a raiva, ou o desejo de vingança, frustação, são sentimentos naturais diante de uma perda, mas que falam na verdade sobre sua forma em lhe dar com as separações e rompimentos. É importante buscar ajuda de um psicólogo para trabalhar seus prováveis sentimentos de dependência emocional, e elaborar seu luto será crucial para prosseguir com o fluir da vida, deixando essas pendências no lugar onde precisam estar (no passado). Se conhecer será o melhor caminho para que no futuro tenha novas posições em relação a si mesma e outros relacionamentos. Caso desejar, estou a disposição. Abçs
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Depende: de que você quer se libertar?
Sentir raiva da pessoa amada que foi embora é uma reação muito comum: como foi que essa pessoa pode me abandonar? É um processo frequente naquilo que chamamos de luto. O luto não ocorre somente quando uma pessoa morre, mas também quando uma pessoa vai embora. Como lidar com isso? Isso pode demandar trabalho, elaboração e pode ser às vezes cansativo, mas somente depois de percorrer esse caminho você se sentirá bem para amar novamente.
Olá! Antes de tudo parabéns por admitir isso sobre si! Muita gente não tem essa clareza e abertura. Seguindo uma linha de terapia no método de Psicanalise, talvez você tenha uma facilidade em chegar no que te leva a sentir-se assim e do motivo de buscar se libertar (por você mesma, pressão social/ familiar?).
Seria um primeiro caminho para trilhar nessa direção de entendimento dos seus desejos e necessidades.
Busque um profissional com o qual sinta confiança e simpatia e o restante do processo será bastante interessante!
Desejo sorte e bom trabalho analítico pra você!
Olá!

Fazer algo que maltrate o outro pode fazer mais mal ao autor da maldade do que à vítima.

Nesta linha poderíamos concluir que a vingança não vai resolver seu problema.

Diante de um evento desfavorável, estar consciente das próprias potencialidades e saber lidar com as emoções pode fazer toda a diferença.

Sugiro que você faça uma Psicoterapia com objetivo inicial de melhorar sua autoestima e não permitir que a sensação de ego ferido se repita nos próximos relacionamentos.

Abçs.
Psicologa Carmen Bitarães/Atendimento Online
Olá! Nada fácil a separação, não é? Pode ser que não queira mais nada com seu ex, mas acredita que teu sofrimento com o final da relação foi de responsabilidade dele, então ele deve sofrer para pagar por isto. Se refazer depois que uma relação acaba é aprender a lidar com faltas, reorganização de sonhos e planos. Vai um tempo para elaborar esta perda. Poder falar sobre isto pode te ajudar a sair deste desejo de vingança e aprender sobre você mesma. Uma terapia pode te ajudar!
Imagino o quanto está sendo doloroso ainda não conseguir pensar no seu Ex, mas penso que você já começou o processo para se "libertar" desse pensamento constante e comparativo com esse amor do passado que ainda está presente. Digo que começou o processo pq está falando disso e como isso te atinge, no desejo de que o ex sinta o mesmo. Saiba que a terapia pode te ajudar nessa caminhada de deixar o que é passado no passado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Se existe a necessidade de ver essa pessoa sofrendo é porque ainda existe sentimento, amor e ódio andam juntos. É natural que esteja vivenciando o luto do término, mas é importante que tenha um espaço de escuta sensível e acolhimento para que possa compreender esse momento, possibilitando assim, a elaboração do porquê você aparentemente quer estar por cima da carne " SECA", se que me entende. O que essa posição te trará? Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Não escolhemos ou rejeitamos conscientemente aquilo que desejamos. Não funcionamos assim. Podemos fazer escolhas com base na razão, mas, se estas escolhas não atendem nosso desejo inconsciente, seguimos divididos, precisando de algo. Não temos o domínio pleno daquilo que desejamos ou rejeitamos. Adoraríamos ter este controle do nosso desejo e o desejo do outro. Mas, não controlamos. Então, nem sempre estas questões lógicas, racionais vão nos satisfazer. Entender seu desejo de vingança de forma racional pode não ser o bastante, ou nem fazer sentido. Muitas pessoas podem te aconselhar a apenas "superar", "seguir adiante", mas não é uma escolha simples, racional ou óbvia. A análise pode te trazer mais conhecimento do seu desejo. Nunca um conhecimento completo, mas uma parte dele. E entendendo um pouco mais do seu desejo você mesma chegará a uma resposta para a sua questão. Acredito que a análise psicanalítica pode te trazer um pouco mais de entendimento de si mesma, e te trazer a oportunidade de interpretar melhor este término, seus sentimentos e esta relação com o outro. Antes de apenas se livrar deste sentimento, acredito que vale a pena tentar levá-lo para a análise e conhecê-lo melhor. Pode ser muito libertador saber mais sobre nossos sintomas e sofrimentos. Boa sorte!
Entendo que esses sentimentos podem ser complexos e difíceis de lidar, mesmo quando não há mais amor envolvido. É importante explorar as raízes desse desejo de vingança, pois muitas vezes está ligado a feridas emocionais mais profundas.
Um caminho para se libertar desse sentimento é buscar compreender as origens dessas emoções, talvez através de terapia. Ao investigar esses sentimentos, podemos descobrir conexões com experiências passadas que estão influenciando nossa forma de lidar com a situação atual. Além disso, praticar a autocompaixão e o perdão, tanto a si mesma quanto ao ex-parceiro, pode ser transformador. Reconhecer que todos nós erramos e que o perdão não é apenas para o outro, mas também para nosso próprio bem-estar emocional, pode ajudar a liberar esses sentimentos negativos. É importante lembrar que superar esses sentimentos não significa esquecer o que aconteceu ou minimizar a dor que você sentiu. Significa encontrar uma maneira saudável de lidar com essas emoções, para que você possa seguir em frente com mais leveza e paz interior.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 300
Você diz que não sente mais nada por ele, mas nutre outros sentimentos. O amor e o ódio caminham lado a lado; em qualquer deslize, um deles prevalece. Você ainda investe sentimento 'ódio' nessa relação, o que sugere que algo não está totalmente resolvido ou acabado, como você diz. O que você deve fazer para se libertar? Sugiro que você faça análise para observar mais profundamente sobre essa sua demanda e compreender as razões subjacentes aos seus sentimentos. Ao explorar suas emoções mais profundamente, você pode encontrar maneiras de liberar-se desses sentimentos conflitantes e alcançar uma verdadeira resolução. Conte comigo. Abraços, Aline.
Olá ! Este tipo de pensamento ocorre porque você ainda sente muita coisa por ele, a ponto de desejar que ele sofra tanto quanto você sofreu. Racionalmente você até pode dizer que quer se libertar disto mas inconscientemente você se apega muito a isto. Você deseja que ele sofra como uma forma compensatória pelo que ele te fez passar. Se seu ego está ferido como você diz, alargue as fronteiras do seu mundo. Quando seu mundo é bem pequeno e se resume a você e ás suas necessidades, o sofrimento é enorme porque você ocupa todo o espaço do seu mundo. Mas se você alarga as fronteiras e consegue enxergar outras pessoas, outras necessidades que não as suas, outras prioridades e motivos que te dêem alegria para viver, seu mundo ficará tão grande que o ex e seu ego ferido ficarão bem pequenininhos, até que um dia você não se abalará mais por todo sofrimento que te aprisiona neste momento. A empatia é um belo caminho a se trilhar nestes momentos, desenvolver novos interesses também ! Uma terapia bem feita também pode te ajudar muito a alargar o seu mundo, para que você descubra que seu potencial é muito maior do que todo sofrimento que supostamente ele te causou. Espero ter ajudado ! Abraços !

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!