O que pode ajudar a gerenciar a necessidade de mesmice no autismo feminino?

3 respostas
O que pode ajudar a gerenciar a necessidade de mesmice no autismo feminino?
Estruturar rotinas flexíveis, introduzir mudanças graduais e previsíveis, oferecer alternativas de interesse e incentivar escolhas controladas ajuda a equilibrar a necessidade de mesmice sem gerar ansiedade ou frustração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A necessidade de mesmice está ligada à busca por segurança e previsibilidade, então para ajudar a lidar com isso, é importante respeitar rotinas, avisar com antecedência sobre mudanças e introduzir novidades de forma gradual. Usar agendas visuais, manter ambientes tranquilos e oferecer apoio emocional também faz diferença. A mesmice no autismo feminino costuma trazer conforto e segurança, mas se for mantida sem flexibilidade, pode limitar experiências e aumentar a ansiedade diante de mudanças inevitáveis. O ideal não é tirar a mesmice, mas ajudar a pessoa a lidar com pequenas variações de forma gradual e respeitosa. Com apoio, ela pode aprender a se adaptar sem perder o que lhe dá estabilidade. É como ampliar o espaço seguro, não arrancá-lo.
 Thatiane Torres
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Essa “necessidade de mesmice” é muito comum no autismo feminino e, na verdade, é uma forma de buscar segurança e previsibilidade num mundo que costuma ser muito intenso e cansativo. A ideia não é “acabar com isso”, mas encontrar um jeito mais saudável de conviver com essa necessidade.

Algumas coisas que podem ajudar:

- Rotina estruturada, mas flexível
Manter uma base de rotina (horários, sequência do dia), mas ir testando pequenas mudanças em momentos em que você esteja mais descansada e segura.

- Antecipar mudanças
Sempre que possível, ser avisada com antecedência sobre mudanças de planos, locais ou pessoas. Ter informações claras reduz muito a ansiedade.

Apoios visuais e planejamento
Uso de agenda, planner, quadro ou aplicativo para organizar a semana. Ver o dia “no papel” ajuda o cérebro a se preparar para o que vem.

Negociar consigo mesma “microflexibilizações"
Por exemplo: mudar um detalhe da rotina (o caminho, a ordem de uma tarefa, um lugar diferente para sentar) e observar como se sente, validando o desconforto, mas também a capacidade de lidar com ele.

- Cuidar da sobrecarga sensorial e emocional
Quanto mais sobrecarregada você está (barulho, luz, demandas sociais), maior tende a ser a necessidade de mesmice. Ter momentos de pausa, silêncio e autorregulação ajuda a ampliar um pouco a tolerância às mudanças.

- Psicoterapia
No consultório, trabalhamos tanto estratégias práticas quanto a compreensão de por que a mudança é tão difícil para você, ajudando a construir mais flexibilidade emocional sem perder o respeito ao seu jeito de funcionar.

Não se trata de “consertar” você, mas de encontrar um equilíbrio em que a rotina traga segurança, sem virar uma prisão.

— Psicóloga Thatiane Torres
Psicanálise e Neuropsicologia

Especialistas

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.