O que precisa ser feito em casos de pessoa idosa com má deglutição e desfio de alimento? Como são o

3 respostas
O que precisa ser feito em casos de pessoa idosa com má deglutição e desfio de alimento? Como são os exames feitos?
Bom dia! Problemas de deglutição podem estar associados a diversas condições de saúde geriátricas, é necessário entender todo o contexto do idoso tentando identificar as causas e realizar um planejamento de reabilitação fonoaudiológica, com o objetivo de evitar a disfagia, situação que pode levar a complicações nutricionais e até mesmo respiratórias.

A avaliação dos distúrbios da deglutição inclui uma história clínica detalhada dos fatores relacionados temporalmente, evolução dos sintomas, tipo de alimentos que estão mais relacionados aos "engasgos" bem como dos fatores que minimizam esses sintomas. A avaliação laboratorial pode incluir exames de imagem como o deglutograma e RMN do encéfalo, videoendoscopia, eletromiografia entre outros. Esses exames são feitos atendendo às suspeitas clínicas potencialmente determinantes. Não seria simples detalhá-los todos, aqui neste espaço e eu arriscaria indicar uma avaliação inicial com um otorrinolaringologista.
Atenciosamente.
Os problemas de deglutição que acometem a pessoa idosa são variados e demandam avaliação criteriosa, com coleta de informações clínicas e exame físico detalhados que irão subsidiar a solicitação dos exames complementares mais específicos. Recomendo que faça uma consulta com geriatra ou otorrino e uma avaliação com fonoaudiologista, a partir daí serão solicitados os exames necessários e estabelecido um plano de cuidados que pode incluir adapatções na consistência do alimento, suporte nutricional e reabilitação fonoaudiológica e, em casos mais graves, estabeleciemnto de via alimentar alternativa (sondas de alimentação).