O que significa leucoaraiose isquemica supratentorial?

2 respostas
O que significa leucoaraiose isquemica supratentorial?
Olá, significa que existem lesões na substância branca do cérebro, área que contém regiões dos neurônios responsáveis pela transmissão e células de apoio do sistema nervoso central. A interpretação deste resultado deve ser acompanhada de uma avaliação complexa dos sintomas e fatores de risco para problemas neurológicos e cardiovasculares. Procure orientação médica específica para seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A expressão leucoaraiose isquêmica supratentorial corresponde a lesões isquêmicas que ocorrem geralmente em pacientes hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos ao longo de décadas e vâo lesando de forma cumulativa e progressiva as estruturas corticais e subcorticais com consequências neurocognitivas degenerativas.
O termo leucoaraiose se refere ao tom esbranquiçado da substância branca cerebra logo abaixo do córtex e o termo supratentorial, se refere à localização anatômica, acima do tentorium, membrana que separa a parte inferior mesencéfalo e tronco cerebral, assim como cerebelo, dos girus corticais, encéfalo ou hemisférios cerebrais.
Esses pacientes apresentam grandes chances de evoluirem para quadros de demências microvascular ao longo de suas vidas. Tal se deve ao trantamento irregular da doenças de base anteriormente citadas. Portanto, amplamente preveníveis.
Entretanto, há uma condição conhecida como CADASIL para a qual não há tratamento e a mesma se deve a um defeito genético, autossômico dominante, que culmina com demência subcortical, grave, progressiva e letal, atingindo os indivíduos afetados já por volta dos 30 anos de idade. Tais pacientes, geralmente não ultrapassam os 50 anos de idade.

Especialistas

Sergio Alexandre Ramos Moura Santos

Sergio Alexandre Ramos Moura Santos

Neurologista, Médico do sono

São Luís

Sandro Fragoso Barbosa

Sandro Fragoso Barbosa

Radiologista

São Paulo

Vitor Soares Louzada

Vitor Soares Louzada

Radiologista

Colatina

Pâmela Lacerda

Pâmela Lacerda

Neurologista

Três Passos

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Leucoaraiose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.