O risco de uma angioplastia de balão é maior ou menor do que a angioplastia com stent para quem precisa

3 respostas
O risco de uma angioplastia de balão é maior ou menor do que a angioplastia com stent para quem precisa passar por uma cirurgia (de outra ordem) após? Ou seja, quanto tempo após uma angioplastia é seguro passar por cirurgia (com anestesia geral)? Quais os riscos?
Dr. Fábio Akio Nishijuka
Cardiologista
Rio de Janeiro
Olá.

A angioplastia com stent, na maioria das vezes, é melhor que a angioplastia com balão, porém, a angioplastia com stent levará o paciente a tomar obrigatoriamente, e sem interrupções, dois medicamentos que deixarão o sangue "mais fino" e que o impedirão de realizar a cirurgia com alto risco de sangramento.

Será importante avaliar o risco e benefício de cada procedimento e essa conversa deverá ser com o médico cardiologista que indicou o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Lacativa
Angiologista
Rio de Janeiro
Para o território coronariano, sempre se indica angioplastia com o uso de stent. Quanto ao risco, depende sob que circunstância foi realizada a angioplastia: de forma eletiva para tratamento de uma lesão descoberta precocemente, ou de forma emergencial para o tratamento de uma oclusão coronariana com infarto agudo do miocárdio? No caso das eletivas, não há problema na anestesia geral após uma angioplastia coronariana, que pode ser realizada ( a anestesia) minutos após a angioplastia sem aumento de risco. Já no caso do paciente que sofreu um infarto, deve ser avaliado o grau de dano no coração.

Só que a grande questão aqui não é a anestesia, mas a cirurgia que o paciente vai ser submetido. Isso porque logo após uma angioplastia coronariana é necessário o uso de dois remédios que deixam o sangue mais fino e isso pode contraindicar cirurgias pelo alto risco de sangramento.
Dra. Bruna Vasconcellos
Cardiologista
São Paulo
A angioplastia com stent é o melhor tratamento para as obstruções das artérias coronárias, ficando então a angioplastia com balão restrita a alguns casos específicos. O grande problema não é a anestesia em si, e sim o tipo de cirurgia que será feita após. O tempo ideal para fazer uma cirurgia depende do tipo de stent utilizado. Existem muitas particularidades, cada caso deve ser individualmente avaliado para que se possa opinar corretamente. Nesse caso, uma avaliação com cardiologista é fundamental.

Especialistas

Sueli Vieira Santos

Sueli Vieira Santos

Cardiologista

São Paulo

Francisco Fernandes Moreira Neto

Francisco Fernandes Moreira Neto

Cirurgião cardiovascular, Cardiologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
André Diehl Ferreira

André Diehl Ferreira

Cardiologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Agendar uma visita
Edgar Stroppa Lamas

Edgar Stroppa Lamas

Cardiologista, Internista

Sorriso

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Angioplastia coronariana
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.