O Risperidona diminui as esterotipia? Porque meu filho tá fazendo as esterotipia com mais frequência

3 respostas
O Risperidona diminui as esterotipia? Porque meu filho tá fazendo as esterotipia com mais frequência não sei se é efeito colaterais do Risperidona.
Pode atenuar as estereotipias, mas nem sempre controla. Não existe nenhuma medicação para tratamento específico desses sintomas, se ele piorou com a medicação precisa ser reavaliado pra tentar alternativas.

Olá, boa tarde. Em geral a risperidona reduz as esteretipias. Mas o objetivo do uso dessa medicação não costuma ser trata-las. Temos que tomar cuidado da avaliação de piora ou melhora de estereótipias pois aumento de estresse e mudança de rotina também podem aumenta-la. Em geral não tratamos com medicação as estereótipias, elas são comportamentos repetitivos tratados com terapia comportamental. Como sempre vale a reavaliação do seu médico neuropediatra. Um abraço.
Olá, entendo sua preocupação em relação às estereotipias apresentadas pelo seu filho e ao uso do medicamento Risperidona.

Em geral, a Risperidona é um medicamento utilizado no tratamento de transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Além disso, o medicamento pode ser utilizado no tratamento de alguns sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como agressividade, irritabilidade e comportamentos repetitivos.

Em relação às estereotipias, em geral a Risperidona pode reduzir esses comportamentos repetitivos. No entanto, é importante lembrar que o objetivo do uso da medicação geralmente não é o tratamento das estereotipias em si.

É importante avaliar cuidadosamente qualquer piora ou melhora das estereotipias, pois mudanças de rotina e aumento do estresse também podem afetar esses comportamentos repetitivos.

Em geral, as estereotipias são tratadas com terapia comportamental, que pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade desses comportamentos. É importante que o tratamento seja conduzido por um médico especialista, como um neuropediatra, que irá avaliar a situação específica do seu filho e escolher o tratamento mais adequado.

Lembre-se de que é importante conversar com o médico responsável pelo tratamento do seu filho sobre quaisquer preocupações ou efeitos colaterais do uso da medicação. O médico pode avaliar a necessidade de ajuste na dosagem ou em outras medicações para garantir o melhor controle dos sintomas.

Se precisar de mais informações ou esclarecimentos, fique à vontade para entrar em contato e agendar uma teleconsulta com um neuropediatra aqui na plataforma. Estamos sempre à disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800