O sid 10 F29 caracteriza a pessoa como PCD?? Ela pode fazer um concurso como PCD?

14 respostas
O sid 10 F29 caracteriza a pessoa como PCD?? Ela pode fazer um concurso como PCD?
Olá! O CID-10 F29 é um código de diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde que se refere a transtornos psicóticos não especificados. No entanto, a presença deste diagnóstico não significa necessariamente que a pessoa seja considerada uma Pessoa com Deficiência (PCD) para fins legais.

Para ser considerada uma PCD, a pessoa precisa ter uma limitação física, mental, intelectual ou sensorial que interfira significativamente em sua capacidade de exercer atividades cotidianas. Isso pode ser determinado por avaliações médicas e/ou avaliações funcionais realizadas por equipes multiprofissionais.

Quanto à possibilidade de fazer um concurso como PCD, isso dependerá das regras específicas de cada concurso e da legislação vigente. Em geral, as pessoas com deficiência têm o direito de se inscrever em concursos públicos e participar das etapas de seleção em condições adaptadas às suas necessidades, desde que apresentem a documentação comprobatória exigida. No entanto, é importante verificar as regras de cada concurso para saber quais são as exigências específicas para a participação de PCD.
Um forte abraço!

Olá! O código CID-10 F29 é usado para classificar transtornos psicóticos não especificados. É importante destacar que a classificação CID-10 é usada para fins estatísticos e epidemiológicos e não para determinar a elegibilidade para concursos públicos como PCD. Sendo assim, para se qualificar como PCD em um concurso público, a pessoa deve ter uma deficiência que cause limitações significativas em atividades cotidianas, e que seja reconhecida como tal pelo Estado ou pelo INSS.

Por fim, cada concurso público tem suas próprias regras e requisitos, e geralmente inclui avaliações médicas e psicológicas. Se a condição da pessoa com transtorno psicótico não interferir significativamente em sua capacidade de realizar as tarefas exigidas pelo cargo, e se ela atender aos critérios para ser considerada PCD, então ela pode se inscrever como PCD no concurso.

No entanto, é importante lembrar que cada caso é único, e a elegibilidade para ser considerado como PCD dependerá das especificidades do concurso e da avaliação médica e psicológica realizada. Abraço!
O código CID-10 F29 refere-se a um transtorno psicótico não especificado. PCD é a sigla para Pessoa com Deficiência. A classificação de uma pessoa como PCD em concursos públicos ou em outros contextos pode depender de regulamentações e critérios específicos do local ou país em questão. É importante verificar a legislação local e os requisitos específicos do concurso em questão para determinar se uma pessoa com o CID-10 F29 é considerada uma PCD elegível para benefícios ou cotas em concursos públicos ou em outras situações. Consultar um profissional de direito ou um especialista em recursos humanos pode ser útil para obter informações detalhadas sobre a elegibilidade para a categoria de PCD em um contexto específico.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, tudo bem? Uma pessoa com deficiência (PCD), normalmente é associada a alguém com alguma deficiência física, sensorial, algum problema de locomoção, que comprometa sua qualidade de vida e participação igualitária em meio a sociedade. Contudo deficiência mental/intelectual é visto como um PCD, agora se o exemplo citado que é o F29 presente no CID 10 se enquadraria, seria necessário consultar o concurso que será prestado ou procurar auxílio jurídico de um advogado. Um psicólogo neste caso seria mais para a busca de uma avaliação psicológica, para confecção de um laudo que documentasse a veracidade do quadro em que o sujeito se encontra. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Somente o CID F29, não é suficiente para o reconhecimento da condição de Pessoa com deficiência depende de diversos requisitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Para ser considerada pessoa com deficiência é preciso que haja o impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A avaliação e reconhecimento da deficiência, quando necessária, para fins de concurso público deve envolver laudos técnicos de profissionais especialistas da área de deficiência envolvida e laudos peritos que usando-se de avaliações de ordem biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, contemplando o previsto no Decreto nº 11.063, de 2022, e irá observar via anmnese e exames laboratoriais e clínicos complementares se existe:

I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

III - a limitação no desempenho de atividades; e

IV - a restrição de participação em atividades.
A partir dessa observação será feito o diagnóstíco, laudo e emitido o CID.
Olá, tudo bem? Para a elegibilidade para concursos reservados às pessoas com deficiência (PCD), é importante verificar a legislação específica em cada caso, que pode variar de acordo com a localidade e a natureza do concurso. Em geral, os concursos públicos devem respeitar as cotas destinadas às PCDs, mas a determinação da elegibilidade de um candidato como PCD pode depender de vários fatores, incluindo a sua condição médica e a sua capacidade laboral. Espero ter ajudado!
Olá!
Muito importante o que você pergunta, já que a deficiência de tipo mental, sendo a que vale a pena avaliar, basicamente se refere à incapacidade que o indivíduo tem de lidar com o ambiente, com a vida cotidiana e com as outras pessoas, e nem sempre uma condição psicótica como a F29 vai necessariamente significar que a pessoa tenha essas dificuldades, dependendo do que ela tenha que fazer lá fora, no trabalho, por exemplo. O serviço do concurso específico vai definir o grau de dificuldade da atividade, e é isso que precisa ser avaliado em cada caso com cada indivíduo, independentemente de qual cid ele tiver, na verdade. A pessoa pode ser avaliada por um profissional psi do trabalho, inclusive alguém que faça atendimento particular e que possa avaliar as capacidades intelectuais e socio-afetivas, levando sempre em conta o tipo de concurso que a pessoa iria prestar. Acredito também que vá depender das políticas que cada instituição tenha no que tange ao processo de contratação das pessoas concursadas.
Boa sorte!
Olá! O CID 29 é usado para caracterizar pessoas com Psicose. Vale ressaltar que nem todas as pessoas consideradas PCD se enquadram na lei de Cotas. Pois se a sua dúvida é se pode concorrer às vagas de PCD de concurso público, isso vai depender do edital e dos requisitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Sugiro que busque um profissional do Direito para te dar orientações mais detalhadas, O profissional de Psicologia poderá te ajudar mais no tratamento dos sintomas relacionados à Psicose. Espero ter esclarecido. Fico à disposição! Um abraço!
Olá.. em caso de concurso público será importante olhar o edital, pois alguns tem vagas para PCD, mas vai depender de cada cargo e essa informação o edital irá informar.
Olá!

O CID F29 significa Psicose sem outra especificação (SOE) e exclui:

Psicose orgânica ou sintomática SOE (F09)
Transtorno mental SOE (F99).
O Manual de Intervenção mhGAP, da OMS, define a psicose como uma condição caracterizada pela “distorção de pensamentos e percepções, bem como pela perturbação de emoções e comportamentos”.

Quando uma pessoa é PCD o que vai permitir que ela participe de um concurso público será o edital do concurso, pois vai depender de qual tipo de deficiência ela possui.
O CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) é uma classificação utilizada para fins estatísticos e epidemiológicos, e não tem a finalidade de determinar se uma pessoa é considerada ou não uma pessoa com deficiência (PCD) em termos legais ou administrativos.

Recomenda-se entrar em contato com o órgão responsável pela realização do concurso ou com um especialista em direitos das pessoas com deficiência para obter orientações claras sobre os requisitos e os procedimentos adequados para a participação de uma pessoa com deficiência em um concurso específico.
O código CID-10 F29 refere-se a Transtorno Psicótico não especificado. É importante destacar que a determinação de uma pessoa como PCD (Pessoa com Deficiência) não está relacionada diretamente ao CID-10 F29 ou a qualquer outro diagnóstico específico.
A elegibilidade de uma pessoa para concorrer como PCD em um concurso público geralmente é determinada por critérios específicos definidos pela legislação do país em questão. Esses critérios podem variar e devem ser verificados com base nas leis e regulamentos do local onde o concurso está ocorrendo.
Recomenda-se que a pessoa interessada em concorrer como PCD em um concurso verifique os critérios específicos estabelecidos pelas autoridades competentes e busque orientação adequada de profissionais especializados na área, como médicos, psicólogos ou advogados, para obter informações precisas e atualizadas. Sempre à disposição.
Olá como vai?
O CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 10ª Revisão) é uma classificação de doenças e transtornos utilizada para fins de diagnóstico e estatísticas de saúde.
O código F29 refere-se a "Transtorno Psicótico Não Especificado". Este código é usado para transtornos psicóticos que não se enquadram em nenhuma categoria específica dentro da classificação.

Ser classificado com o CID-10 F29 não automaticamente caracteriza uma pessoa como Pessoa com Deficiência (PCD)

Em relação as cotas em concursos públicos, depende da legislação específicas e dos dos critérios de deficiência estabelecidos por essa legislação. Em caso de dúvida, é aconselhável entrar em contato com a instituição responsável pelo concurso para obter orientações específicas sobre a elegibilidade de uma pessoa com um determinado diagnóstico. Te desejo um feliz dia!!!

Olá. Para haver diagnóstico como PCD será preciso laudo conclusivo após avaliação técnica de equipe de saúde apropriada. Com isso, será necessário observar o edital do concurso desejado e o que ele preconiza.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!