O tratamento para fissura retal com toxina botulinica é eficiente? Pode ser feito no consultorio ou

3 respostas
O tratamento para fissura retal com toxina botulinica é eficiente? Pode ser feito no consultorio ou exige internação?
Grato!
Dra. Andrea Pecci Rabello
Coloproctologista, Cirurgião geral
São Paulo
Olá.
Sim pode ser realizado em consiltorio dependendo do paciente, pois cada caso é um caso.
Se bem indicado, os resultados são bons.
Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Fabiana Orozco Corrêa
Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Sim, mas naqueles casos com pouco tempo de evolução. Nos casos mais crônicos, recorrentes, onde há fibrose das bordas, tecido de granulação do leito e plicoma sentinela, pode ser mais difícil a cicatrização e, geralmente, a cirurgia se faz necessária.
Outro fator muito importante para o tratamento, é manter o hábito intestinal bem regulado, com dieta rica em fibras, pois a constipação crônica dificulta muito o processo de cicatrização.
Att.
Dr. Alexandre Medeiros do Carmo
Coloproctologista
Fortaleza
Olá; Sim, os trabalhos tem mostrado bons resultados.
Porém é um tratamento novo e não temos estudos de longo prazo.
Lembrando que o efeito terapêutico da toxina botulínica é de 3 a 6 meses, mas a idéia é que neste período a fissura já esteja cicatrizada e resolvida.
Pode sim, ser realizado a nível ambulatorial (no consultório), dependo do coloproctologista. Seria interessante procurar o médico e discutir seu caso com ele.
Espero ter ajudado.
Att.

Especialistas

Marcelo Tonus

Marcelo Tonus

Cirurgião geral

São José dos Campos

Nathália Guarnetti

Nathália Guarnetti

Cirurgião geral

São José do Rio Preto

Bruna Biazi

Bruna Biazi

Coloproctologista

Erechim

Camila Bobato de Moura

Camila Bobato de Moura

Endoscopista, Gastroenterologista

Imbituva

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Gabriel Prado

Gabriel Prado

Coloproctologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 487 perguntas sobre Fissura Anal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.