O uso da mirtazapina causa diminuição da libido e ou impotência sexual?

2 respostas
O uso da mirtazapina causa diminuição da libido e ou impotência sexual?
A mirtazapina é um dos poucos antidepressivos que não interfere na sexualidade. Por vezes é usado também como medicação para insônia ou em alguns casos de transtornos ansiosos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Tatiane Maria de Alvarenga Pereira
Médico clínico geral, Psiquiatra
Belo Horizonte
Olá!
A mirtazapina é um antidepressivo atípico que, em geral, apresenta menor risco de causar efeitos colaterais sexuais, como diminuição da libido ou impotência, quando comparado a outros antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs). No entanto, em casos raros, a mirtazapina pode afetar a libido ou a função sexual, dependendo da resposta individual do paciente. Esses efeitos podem ocorrer devido a:

1. A mirtazapina age modulando serotonina e norepinefrina, o que pode, em alguns casos, impactar a função sexual.

2. A melhora ou piora da função sexual pode ser influenciada pela própria condição tratada (como depressão ou ansiedade) e não apenas pela medicação.

3. Efeitos colaterais comuns da mirtazapina, como sedação e ganho de peso, podem indiretamente afetar o desejo ou a autoestima sexual.

Se você estiver percebendo alterações na sua libido ou função sexual enquanto toma mirtazapina, o ideal é conversar com seu médico para avaliar ajustes na dose ou troca de medicação.

É importante também certificar-se de que os sintomas não estão relacionados à própria condição emocional ou a outros fatores, como estresse ou alterações hormonais. Por isso, procure seu médico para avaliar seu estado de saúde a fim de garantir o tratamento mais efetivo para você.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Remeron
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.