O uso de Paroxetina por longos anos traz alguma consequência ou problema de saúde?

3 respostas
O uso de Paroxetina por longos anos traz alguma consequência ou problema de saúde?
Dra. Karine Cunha
Psiquiatra
São Paulo
Olá. A paroxetina provoca alguns efeitos colaterais, como todas as medicações, mas a partir do momento que se interrompe a medicação eles desaparecem, ou seja, a paroxetina não provoca "sequelas" ou danos permanentes no organismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
NÃO, INCLUSIVE HÁ UMA CORRENTE QUE DEFENDE QUE OS ANSIOLÍTICOS TERIAM FUNÇÃO PROTETORA SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL ... NECESSITANDO, ESTAREI À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
O uso prolongado de paroxetina, assim como de outros antidepressivos da mesma classe, pode ser necessário para muitas pessoas e, quando feito sob acompanhamento médico adequado, geralmente é seguro. No entanto, alguns cuidados e possíveis efeitos a longo prazo devem ser considerados.

Em termos gerais, o uso contínuo pode levar a efeitos colaterais como ganho de peso, alterações no sono, boca seca e, em casos raros, alterações sexuais. Também pode ocorrer uma adaptação do organismo ao medicamento, o que pode exigir ajustes na dose ao longo do tempo.

Além disso, a interrupção abrupta após uso prolongado pode causar sintomas de descontinuação, por isso a retirada deve ser gradual e sempre supervisionada por um médico.

Não há evidências claras de danos graves causados pelo uso prolongado em si, mas é importante manter avaliações regulares com o médico para monitorar a eficácia do tratamento, efeitos colaterais e a necessidade real de continuar a medicação.

Se você estiver preocupada com o uso a longo prazo, recomendo conversar com seu psiquiatra para esclarecer dúvidas e planejar o melhor caminho para o seu tratamento. Se quiser, posso ajudar com acompanhamento psiquiátrico para garantir que você tenha um cuidado individualizado e acolhedor. Você não está sozinha nessa.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre BenepaxParox
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.