O vício em videogames e jogos eletrônicos é um transtorno mental ?
3
respostas
O vício em videogames e jogos eletrônicos é um transtorno mental ?
Sim! O vício em videogames - também chamado de transtorno do jogo pela internet (Internet Gaming Disorder) - é reconhecido como um transtorno mental em classificações diagnósticas internacionais, desde que apresente alguns critérios específicos, como preocupação excessiva com jogos, necessidade de aumentar o tempo de jogo, tentativas fracassadas de controlar ou reduzir o uso, irritabilidade ou humor instável quando o jogo é interrompido, uso de jogos para escapar de problemas, dificuldade nos relacionamentos, emprego ou educação.
Fico à disposição!
Fico à disposição!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É SIM! Desde 2018 a Organização Mundial da Saúde incluiu na CID-11 o “Transtorno de Jogos Eletrônicos” como uma condição de saúde mental. ele se caracteriza pela dificuldade crônica de controlar o impulso de jogar, pela priorização progressiva dos games em vez de outras atividades diárias e pela persistência desse padrão mesmo quando surgem prejuízos significativos na vida pessoal, social, acadêmica ou profissional, por pelo menos 12 meses. no DSM-5, manual mais usado nos EUA, o “internet gaming disorder” aparece como condição que precisa de mais estudos, mas já há consenso entre especialistas de que o efeito pode ser tão grave quanto o de outras dependências. buscar avaliação com psicólogo ou psiquiatra é o primeiro passo para diagnóstico e tratamento, geralmente com psicoterapia (de qualquer abordagem) é possível traçar estratégias e o manejo adequado.
Sim, o vício em videogames pode ser considerado um transtorno mental quando causa perda de controle, prejuízo significativo na vida diária e sofrimento persistente, sendo reconhecido como Transtorno de Jogo pela OMS.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que fazer se eu estiver sofrendo de hipervigilância somática ?
- Qual é um dos principais pilares das práticas de mindfulness?
- Qual é uma forma simples de iniciar a prática de mindfulness?
- Qual é o papel da bondade na relação entre a atenção plena e o autocuidado?
- Como integrar o poder do subconsciente na busca pelo equilíbrio emocional através da Meditação Mindfulness ? .
- Como acessar e trabalhar com o subconsciente para alcançar maior tranquilidade mental na meditação ?
- Como a neuroplasticidade se relaciona com as emoções?
- Por que a mindfulness é útil para reduzir a ansiedade?
- Gostaria de saber quais os problemas que a neurociência pode resolver na "vida pessoal" ?
- Como a disfunção executiva se relaciona com doenças mentais crónicas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.