O vício em videogames e jogos eletrônicos é um transtorno mental ?

3 respostas
O vício em videogames e jogos eletrônicos é um transtorno mental ?
 Mariana Goulart
Psicólogo
Porto Alegre
Sim! O vício em videogames - também chamado de transtorno do jogo pela internet (Internet Gaming Disorder) - é reconhecido como um transtorno mental em classificações diagnósticas internacionais, desde que apresente alguns critérios específicos, como preocupação excessiva com jogos, necessidade de aumentar o tempo de jogo, tentativas fracassadas de controlar ou reduzir o uso, irritabilidade ou humor instável quando o jogo é interrompido, uso de jogos para escapar de problemas, dificuldade nos relacionamentos, emprego ou educação.
Fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É SIM! Desde 2018 a Organização Mundial da Saúde incluiu na CID-11 o “Transtorno de Jogos Eletrônicos” como uma condição de saúde mental. ele se caracteriza pela dificuldade crônica de controlar o impulso de jogar, pela priorização progressiva dos games em vez de outras atividades diárias e pela persistência desse padrão mesmo quando surgem prejuízos significativos na vida pessoal, social, acadêmica ou profissional, por pelo menos 12 meses. no DSM-5, manual mais usado nos EUA, o “internet gaming disorder” aparece como condição que precisa de mais estudos, mas já há consenso entre especialistas de que o efeito pode ser tão grave quanto o de outras dependências. buscar avaliação com psicólogo ou psiquiatra é o primeiro passo para diagnóstico e tratamento, geralmente com psicoterapia (de qualquer abordagem) é possível traçar estratégias e o manejo adequado.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, o vício em videogames pode ser considerado um transtorno mental quando causa perda de controle, prejuízo significativo na vida diária e sofrimento persistente, sendo reconhecido como Transtorno de Jogo pela OMS.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.