O zumbido no ouvido tem cura?

4 respostas
O zumbido no ouvido tem cura?
Um exemplo clássico é que a maioria das pessoas que vão a uma festa ficam por muito tempo expostas a sons de intensidade muito forte, e isso vai acarretar o zumbido. Em 90% dos casos, zumbido é resultado de agressão ao ouvido que pode resultar em perda de audição, assim, é necessário descobrir quem é o agressor.
Normalmente o problema está na cóclea, e pode ser causado tanto pela poluição sonora, muito recorrente inclusive em crianças e adolescentes. Outros fatores também podem ser: estresse, erros alimentares como o uso excessivo de cafeína, abuso de doces, abuso de gorduras, entre outros.
A conclusão é que a cóclea é a via final comum de uma série de doenças do corpo, como, pressão alta, diabetes, colesterol alto... O zumbido é o "Sinal de Alerta".
É muito importante procurar seu Otorrinolaringologista para detectar a causa do zumbido assim que o observar, porque alguns tipos de perda são reversíveis, outras infelizmente, não.

O zumbido pode ocorrer de maneira transitória, por ocasião de um som muito alto.
Quando já prercebe que fica constantemente, existem outros fatores que o médico otorrino dará as orientações
necessárias.
Alguns casos o paciente fazendo fisioterapia para melhorar a servical (artrose) e melhorando o espaçamento entre as vertebras melhora o zumbido.
Existem aparelhos auditivos que também
possuem um programa de mascaramento para zumbido.
Cada caso é um caso.
zumbido é um sintoma. Assim como tosse ou dor de cabeça. Quando temos tosse, pode ser devida a uma sinusite ou a uma pneumonia, por ex. No caso do zumbido, é a mesma coisa. É fundamental investigar a causa do seu problema, pois pode ser devido a muitas doenças diferentes. A principal causa de zumbido é a perda auditiva. Na maioria das vezes não é decorrente de doenças graves. Em casos de zumbido por causas não tratáveis, como alguns tipos de surdez, a tendência é melhorar naturalmente com o tempo. Acho fundamental você buscar um médico para investigar seu sintoma e tentar chegar a um diagnóstico, para, só então, falar em prognóstico (se há cura ou não). Os médicos que mais atendem esses casos são os otorrinolaringologistas e os neurologistas. Há também alguns com formação em otoneurologia, que é uma subárea mais específica.
O zumbido pode ocorrer devido à exposição à ruído intenso ou devido à problemas orgânicos. No primeiro caso, se a exposição foi por curto período (exemplo, uma festa onde o som estava muito alto), o repouso auditivo (não se expôr à ruídos tão intensos nos próximos dias) eliminará o sintoma. Porém, se a alteração for no organismo (exemplo, aumento da pressão no ouvido interno) pode haver lesão de células do ouvido interno, provocando o zumbido. Neste caso é necessário procurar um otorrinolaringologista para que sejam investigadas as prováveis causas do problema e tomadas medidas cabíveis para o caso.