O zumbido no ouvido tem cura?

4 respostas
O zumbido no ouvido tem cura?
Um exemplo clássico é que a maioria das pessoas que vão a uma festa ficam por muito tempo expostas a sons de intensidade muito forte, e isso vai acarretar o zumbido. Em 90% dos casos, zumbido é resultado de agressão ao ouvido que pode resultar em perda de audição, assim, é necessário descobrir quem é o agressor.
Normalmente o problema está na cóclea, e pode ser causado tanto pela poluição sonora, muito recorrente inclusive em crianças e adolescentes. Outros fatores também podem ser: estresse, erros alimentares como o uso excessivo de cafeína, abuso de doces, abuso de gorduras, entre outros.
A conclusão é que a cóclea é a via final comum de uma série de doenças do corpo, como, pressão alta, diabetes, colesterol alto... O zumbido é o "Sinal de Alerta".
É muito importante procurar seu Otorrinolaringologista para detectar a causa do zumbido assim que o observar, porque alguns tipos de perda são reversíveis, outras infelizmente, não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O zumbido pode ocorrer de maneira transitória, por ocasião de um som muito alto.
Quando já prercebe que fica constantemente, existem outros fatores que o médico otorrino dará as orientações
necessárias.
Alguns casos o paciente fazendo fisioterapia para melhorar a servical (artrose) e melhorando o espaçamento entre as vertebras melhora o zumbido.
Existem aparelhos auditivos que também
possuem um programa de mascaramento para zumbido.
Cada caso é um caso.
zumbido é um sintoma. Assim como tosse ou dor de cabeça. Quando temos tosse, pode ser devida a uma sinusite ou a uma pneumonia, por ex. No caso do zumbido, é a mesma coisa. É fundamental investigar a causa do seu problema, pois pode ser devido a muitas doenças diferentes. A principal causa de zumbido é a perda auditiva. Na maioria das vezes não é decorrente de doenças graves. Em casos de zumbido por causas não tratáveis, como alguns tipos de surdez, a tendência é melhorar naturalmente com o tempo. Acho fundamental você buscar um médico para investigar seu sintoma e tentar chegar a um diagnóstico, para, só então, falar em prognóstico (se há cura ou não). Os médicos que mais atendem esses casos são os otorrinolaringologistas e os neurologistas. Há também alguns com formação em otoneurologia, que é uma subárea mais específica.
O zumbido pode ocorrer devido à exposição à ruído intenso ou devido à problemas orgânicos. No primeiro caso, se a exposição foi por curto período (exemplo, uma festa onde o som estava muito alto), o repouso auditivo (não se expôr à ruídos tão intensos nos próximos dias) eliminará o sintoma. Porém, se a alteração for no organismo (exemplo, aumento da pressão no ouvido interno) pode haver lesão de células do ouvido interno, provocando o zumbido. Neste caso é necessário procurar um otorrinolaringologista para que sejam investigadas as prováveis causas do problema e tomadas medidas cabíveis para o caso.

Especialistas

Hellen Fernanda da Silva

Hellen Fernanda da Silva

Fonoaudiólogo

São Paulo

Patrícia Delsin

Patrícia Delsin

Fonoaudiólogo

Campinas

Cristina Santana

Cristina Santana

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Vania Mestre

Vania Mestre

Fonoaudiólogo

Londrina

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Transtornos Da Audição
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.