Ocorre risco das sementes cairem dentro do ouvido? O que fazer se isso acontecer?

6 respostas
Ocorre risco das sementes cairem dentro do ouvido? O que fazer se isso acontecer?
Bom dia. Não tem perigo. A semente é uma planta e não causa doença. Normalmente o nosso corpo irá expelir junto com a cera do ouvido

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia
Geralmente as sementes de auriculoterapia caem durante a noite ou no banho. Muito difícil acontecer de cair dentro do conduto, porem não causa nenhum risco.
A bolinha colocada na auriculoterapia nada mais é que uma semente de mostarda com um adesivo. Na maioria esmagadora dos casos a semente cai para fora da orelha mas como o colega mencionou próprio cerúmen do ouvido expele a semente. Peça a seu acupunturista limpar com gaze ou algodão a orelha pois ela já tem um fina camada gordurosa proveniente do cerúmen na do ouvido interno o que é normal. Só então peça a(à) eu(ua) acupunturista que coloque os adesivos com mostarda. Assim, eles podem durar até 15 dias na orelha. E não deixe de massagear o ponto de auriculopuntura pelo menos 3 vezes ao dia durante 5 minutos.Você assim sentirá um pouco de dor mas é esse estímulo que levará o córtex cerebral a produzir neuro transmissores e substâncias anti-inflamatórias (beta-endorfina, morfina, dinorfina e cortisol). Como curiosidade, já foi documentado o aparecimento de pequenos brotos nos olhos durante a primavera no hemisfério norte, particularmente EUA.
Em anos de prática clínica, nunca recebi relatos de pacientes nesse sentido, porém é sempre bom ter cuidado: Importante observar se a fita microporosa usada está bem fixada no pavilhão auricular, com ajuda de um espelho ou pedindo que alguém olhe. Outro ponto importante é saber se o profissional usou sementes (de mostarda ou cousa) ou se utilizou esferas metálicas, que devem ser removidas caso tenha que passar por um exame de ressonância magnética.
Como terá que massagear os pontos, conte as sementes quando o fizer, afim de saber se falta alguma.
Todavia, se ocorrer tal acidente, procure um otorrinolaringologista.
Boa noite, acrescentando as informações acima, orientamos não fazer o uso com cotonetes, já ocorreram relatos da introdução ao canal auditivo com o adesivo fixado, sendo necessário a retirada através do médico otorrino via pronto socorro.
Já tive um paciente que relatou ter caído uma semente, mas ele mesmo não viu. Havia ido para a praia e antecipou a retirada das sementes. Numa consulta ao otorrinolaringologista, tempos depois descobriu que tinha uma semente. Eu, particularmente, prefiro usar agulhas apropriadas para acupuntura auricular, porque acho o estímulo mais eficiente, mas tem alguns pacientes que preferem as sementes...

Especialistas

Song Nan Hua

Song Nan Hua

Médico acupunturista

Brasília

Agendar uma visita
Tárcio Borborema

Tárcio Borborema

Especialista em dor, Médico acupunturista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Ana Carla Mendes

Ana Carla Mendes

Terapeuta complementar

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Auriculoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.