Oi. Em 2018 foi diagnosticado com hiperplasia linfoide reacional tendo diarreia e sangramento nas fe

1 respostas
Oi. Em 2018 foi diagnosticado com hiperplasia linfoide reacional tendo diarreia e sangramento nas fezes, fiz o tratamento durante três meses com mesalazina 800 mg tomando dois comprimidos de 12/12h agora em novembro de 2021 voltei a ter problemas novamente desde então paguei uma consulta com o Dr. Porém estou esperando a 4 meses para fazer a colo e ele me receitou nesse período mesacol 1200 mg porém tive pouca melhora. Gostaria de saber o q tenho q fazer para finalmente melhorar.
Olá, tudo bem, espero que esteja. Pelo que pude compreender você teve um evento de diarreia e sangramento e tratado com mesalazina decorrente de uma Hiperplasia linfóide reacional em 2018, e esta não há uma causa definida. Em novembro retorna devido o surgimento de novos sintomas e aguarda a Ileocolonoscopia em uso de Mesacol 1200 mg, sem melhoras.
A Hiperplasia linfóide reacional é uma resposta do sistema imunológico que se caracteriza pela agregação e aumentos de linfócitos, visto nas biópsias da colonoscopia. A hiperplasia linfóide pode ser desencadeada em resposta a infecções bacterianas, virais, infestação por parasitas, hipersensibilidade a alguns alimentos, sindrome do intestino irritável e também, doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A hiperplasia em si não define diagnóstico, pois é uma achado comum nas biópsias de colonoscopias.
Como há a persistência dos sintomas, sugiro consultar o médico urgente, afim de investigar outras causas, principalmente se estiver com perda de peso, dores intensas, anemia, fraqueza, entretanto, a colonoscopia é indispensável para corroborar um possível diagnóstico e prognóstico. Desde já, ao seu dispor!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Luciana Dos Santos Harlacher

Luciana Dos Santos Harlacher

Gastroenterologista, Endoscopista

Porto Alegre

Josiane Corrêa

Josiane Corrêa

Médico clínico geral

Muriaé

Soraia Vianna

Soraia Vianna

Gastroenterologista

Brasília

Marcelo Sander

Marcelo Sander

Gastroenterologista

Teófilo Otoni

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Retocolite ulcerativa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.