Oi estou amamentando, coloquei o diu de cobre até então tudo normal, agora meu bebê tá com 8 meses

3 respostas
Oi estou amamentando, coloquei o diu de cobre até então tudo normal, agora meu bebê tá com 8 meses e minha menstruação chegou, não estou com cólica mais o sangramento é bastante, isso é normal?
Olá. O principal efeito colateral do DIU de cobre é aumento do volume menstrual e das cólicas menstruais.
As primeiras menstruações após o parto podem ser mais intensas. Você poderá ter um melhor controle menstrual a partir dos próximos ciclos menstruais.
Existem medicações que podem reduzir ou cessar a menstruação como anti-inflamatórios e anti-fibrinoliticos. Veja com o seu médico a necessidade do uso dessas medicações.
Você realizou o ultrassom após a inserção do DIU? Ele tem que estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino para lhe proteger contra a gravidez.
As mulheres com miomas, polipos e adenomiose podem apresentar um volume menstrual aumentado mesmo sem o diu de cobre. Para esse diagnóstico a avaliação clínica do seu médico através da sua história clínica e exame físico é fundamental. O exame de ultrassom e laboratoriais podem ser necessários.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O DIU de cobre é um grande método contracepcional e pode ser eleito para a grande maioria das pacientes, segundo os critérios de elegibilidade da OMS. Inclusive, como pode ter sido seu caso, o DIU de cobre pode ser inserido imediatamente após o parto normal ou durante o parto cesárea, prevenindo de maneira eficaz durante 10 anos.
Em consultas de aconselhamento contracepcional, é importe o médico informar as vantagens e desvantagens de cada escolha, para que a paciente não se surpreenda com os efeitos colaterais e tenha maior habilidade de contorná-los.
O aumento do fluxo menstrual e da cólica acontece com certa frequência nas usuárias desse tipo de DIU, porém podem ser contornados, após exclusão de outros fatores que podem estar contribuindo para esse quadro clínico.
Converse com seu médico!
Olá, o DIU de cobre pode aumentar sim o fluxo menstrual. Essa é uma das principais queixas das pacientes que usam. Você pode usar anti-inflamatório para melhorar durante esse período. Sempre lembrando de manter sua rotina em dia.

Especialistas

Miucha Rios O. Zucchi

Miucha Rios O. Zucchi

Ginecologista, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2231 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.