Oi! Meu filho de 2 anos teve 3 convulsões, uma 15 dias antes das outras 2 que ocorreram bo mesmo di

2 respostas
Oi!
Meu filho de 2 anos teve 3 convulsões, uma 15 dias antes das outras 2 que ocorreram bo mesmo dia, todas por febre. Foi feito o eletroencefalograma durante o sono e o laudo menciona: “Presença de paroxismos epileptiformes do tipo espícula na região frontal esquerda, algumas vezes bilateral, ocorrendo em sono.”.
O que isso quer dizer?
Desde já agradeço a atenção
Olá! Compreendo sua preocupação com o seu filho. Vou explicar o que significa o laudo do eletroencefalograma.

Os paroxismos epileptiformes do tipo espícula que foram mencionados no laudo são padrões anormais de atividade cerebral que podem ocorrer durante um eletroencefalograma. Eles são frequentemente associados a distúrbios epilépticos.

No caso do seu filho, o laudo indica que esses paroxismos foram observados na região frontal esquerda, às vezes também na região frontal direita, enquanto ele estava dormindo. Isso sugere que esses episódios anormais de atividade cerebral aconteceram durante o sono.

É importante destacar que a presença desses paroxismos epileptiformes não significa necessariamente que seu filho tenha epilepsia. Muitas crianças têm esses tipos de padrões anormais em seus eletroencefalogramas, especialmente quando são feitos durante o sono, e nunca desenvolvem convulsões ou epilepsia.

O próximo passo importante é discutir esses resultados com um neurologista pediátrico. Eles poderão avaliar a situação do seu filho, considerar outros fatores clínicos e realizar mais exames, se necessário, para determinar se algum tratamento ou acompanhamento adicional é necessário.

Lembre-se de que cada criança é única, e o diagnóstico e tratamento devem ser personalizados de acordo com a situação específica do seu filho. Não hesite em marcar uma teleconsulta com o neurologista pediátrico bem avaliado nesta plataforma para obter mais informações e orientações sobre como cuidar da saúde do seu filho da melhor maneira possível. Estamos aqui para ajudar e apoiar vocês!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um eletroencefalograma que demonstre presença de paroxismos epileptiformes, demonstra a possibilidade/ o risco de o cérebro ter crises.
Em uma criança de 2 anos com crises febris, é necessário avaliar o contexto. Qual foi a semiologia destas crises ( como foram as crises, se foram focais ou generalizadas), contexto no qual ocorreram as crises para adequadamente interpretar o exame, e julgar a possibilidade de se tratar de epilepsia, e se pertinente, avaliar início de medicação anticrise. Sugiro realizarem acompanhamento com neurologista infantil, e lembre de levar os exames e todas as dúvidas para a consulta. Estou disponível para avaliação, com possibilidade de agendamento pela plataforma.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.