Oiê boa tarde!! Eu estava tomando escitalopram o genérico mais parei e comecei tomar o Exodus que é

3 respostas
Oiê boa tarde!! Eu estava tomando escitalopram o genérico mais parei e comecei tomar o Exodus que é o mesmo escitalopram só que é o verdadeiro vai fazer um mês e estou sentindo muita ansiedade é normal então o total vou fazer 3 meses ainda que estou tomando antidepressivo e estou sentindo ansiedade será que é ainda o efeito colaterais??
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Entenda que o tratamento demora até atingir a remissão completa dos sintomas. Seu médico deve explicar o que pode e ou mais provável de acontecer durante o tratamento: as melhoras são pequenas e graduais a medida que ajuste medicamentos e doses terapêuticas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Antidepressivos como o Escitalopram (Exodus é uma das "marcas" de Escitalopram) pode agravar a ansiedade nos primeiros dias ou semanas de uso, mas normalmente isso melhora rapidamente. Não é comum esse efeito adverso persistir por 3 meses, é mais provável que seja um transtorno de ansiedade que não está bem controlado. Contudo, é importante discutir com seu psiquiatra e entender como isso se aplica no seu caso individual.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Oi! O que você está sentindo pode ter algumas explicações possíveis:

Tempo de ação do antidepressivo: O escitalopram (seja genérico ou de marca) geralmente começa a fazer efeito pleno entre 4 a 6 semanas de uso contínuo na dose adequada. Como você está há cerca de 3 meses no total, pode ser que seu corpo ainda esteja se ajustando, mas normalmente já se percebe alguma melhora significativa após 4 semanas.

Efeitos colaterais iniciais: Nos primeiros dias ou semanas, é comum sentir mais ansiedade, agitação, insônia ou inquietação, mas depois esses sintomas geralmente diminuem. Como você já está há um mês na nova marca, esses efeitos deveriam estar diminuindo, não aumentando.

Ansiedade persistente: Se os sintomas de ansiedade continuam intensos, mesmo com medicação em uso há semanas, pode ser sinal de que:

A dose precisa ser ajustada;

Pode haver fatores externos ou estresse mantendo a ansiedade;

Ou, em alguns casos, pode ser necessário trocar ou associar outra medicação para melhor controle.

Demonstro preocupação com seu bem-estar: não é incomum ainda sentir ansiedade após algumas semanas de antidepressivo, mas o ideal é informar seu psiquiatra para avaliar se a dose, a marca ou a associação com outra estratégia precisa ser ajustada. Estou à disposição para esclarecer dúvidas online e orientar sobre sinais que merecem atenção enquanto o medicamento faz efeito.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1131 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.