Oii boa noite, fui diagnosticada com Parkinson a 5 dias, gostaria de saber mais sobre essa doença...

2 respostas
Oii boa noite, fui diagnosticada com Parkinson a 5 dias, gostaria de saber mais sobre essa doença... tenho 51 anos... tremo muito a mão direita e a esquerda começou tremer pouco. Estou tomando prolopa 2x ao dia.
Dra. Natália Vasconcellos
Neurologista
São Paulo
Fundamental saber que a doença de Parkinson, apesar de ser uma doença progressiva e sem cura no presente momento, tem várias modalidades de tratamento hoje em dia, tanto medicamentoso (a prologa é o 'carro chefe', mas há outras medicações disponíveis), quanto cirúrgico (pros pacientes que possuem indicação). A causa envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais, sendo em geral mais frequente nos homens (o que não significa dizer que não pode ocorrer nas mulheres) mais velhos (há casos em jovens, principalmente parkinson genético, mas é bem mais raro). Os sintomas começam progressivamente, usualmente de maneira assimétrica, como relatou (a mão direita treme mais que a mão esquerda). Além do tremor típico "em contar moedas", o paciente pode ter lentidão nos movimentos (bradicinesia), rigidez muscular, alteração no equilíbrio, na escrita e na fala. Em geral a evolução é lenta e o tratamento adequado pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson. Espero ter ajudado. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Doença de Parkinson, é uma doença em que ocorre a morte de algumas células do cérebro (neurônios), que fazem uma substância chamada dopamina. A falta dessa substância faz com que o cérebro não consiga "controlar" direito alguns movimentos, e isso leva a pessoa a apresentar tremor, rigidez dos movimentos, diminuição da amplitude dos movimentos e "facilidade" em cair. Embora não exista cura para a doença, já sabemos muito dela, pois muitas pessoas têm essa doença e são muitos os médicos que estudam sobre ela. E a orientação mais importante é fazer muita atividade fisica, em qualquer momento em que estiver da doença. O tipo de atividade fisica escolhida deve ser aquela segura para você, pode ser andar de bicicleta, correr, dançar, fisioterapia... Quanto mais atividade fisica você fizer melhor você vai se sentir e a doenca costuma a evoluir de forma mais "lenta". Esse é o maior conselho: muita atividade fisica. E muitas medicações poderão ser usadas para melhorar seus sintomas, e é preciso tomar nos horários certos que o neurologista recomendar. Acompanhe com um neurologista que entenda bem da sua doença.

Especialistas

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Neurologista

Ribeirão Preto

Simone Vilela Borges

Simone Vilela Borges

Geriatra

Palmas

Marcelo de Freitas Mendonça

Marcelo de Freitas Mendonça

Geriatra

Uberlândia

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 237 perguntas sobre Doença de Parkinson
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.