Oii boa noite, fui diagnosticada com Parkinson a 5 dias, gostaria de saber mais sobre essa doença...
2
respostas
Oii boa noite, fui diagnosticada com Parkinson a 5 dias, gostaria de saber mais sobre essa doença... tenho 51 anos... tremo muito a mão direita e a esquerda começou tremer pouco. Estou tomando prolopa 2x ao dia.
Fundamental saber que a doença de Parkinson, apesar de ser uma doença progressiva e sem cura no presente momento, tem várias modalidades de tratamento hoje em dia, tanto medicamentoso (a prologa é o 'carro chefe', mas há outras medicações disponíveis), quanto cirúrgico (pros pacientes que possuem indicação). A causa envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais, sendo em geral mais frequente nos homens (o que não significa dizer que não pode ocorrer nas mulheres) mais velhos (há casos em jovens, principalmente parkinson genético, mas é bem mais raro). Os sintomas começam progressivamente, usualmente de maneira assimétrica, como relatou (a mão direita treme mais que a mão esquerda). Além do tremor típico "em contar moedas", o paciente pode ter lentidão nos movimentos (bradicinesia), rigidez muscular, alteração no equilíbrio, na escrita e na fala. Em geral a evolução é lenta e o tratamento adequado pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson. Espero ter ajudado. Abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Doença de Parkinson, é uma doença em que ocorre a morte de algumas células do cérebro (neurônios), que fazem uma substância chamada dopamina. A falta dessa substância faz com que o cérebro não consiga "controlar" direito alguns movimentos, e isso leva a pessoa a apresentar tremor, rigidez dos movimentos, diminuição da amplitude dos movimentos e "facilidade" em cair. Embora não exista cura para a doença, já sabemos muito dela, pois muitas pessoas têm essa doença e são muitos os médicos que estudam sobre ela. E a orientação mais importante é fazer muita atividade fisica, em qualquer momento em que estiver da doença. O tipo de atividade fisica escolhida deve ser aquela segura para você, pode ser andar de bicicleta, correr, dançar, fisioterapia... Quanto mais atividade fisica você fizer melhor você vai se sentir e a doenca costuma a evoluir de forma mais "lenta". Esse é o maior conselho: muita atividade fisica. E muitas medicações poderão ser usadas para melhorar seus sintomas, e é preciso tomar nos horários certos que o neurologista recomendar. Acompanhe com um neurologista que entenda bem da sua doença.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu pai teve um AVC a sete meses, afetou a fala,recentemente percebi ele fazendo movimentos na mão e um pouco trêmula pode ser parkinson.?
- Atividade eletrica anormal verifica-se ondas e pontas agudas de projeção predominantemente nas áreas temporais a direita! O que significa isso no EEG?
- Quando toma o prolopa baixa a pressão da sonolência
- Como deve ser alimentação de quem tem parkinson?
- O prolopa BD, só funciona logo qdo acorda? Depois seu efeito é muito pouco?
- Meu esposo toma Mantidan, Prolopa e Pramipesol, ele pode tomar Benegrip?
- o parkinson pode afetar a fala?
- A minha mãe foi diagnosticada com o parkison esta tomando prolopa ,o medico aumentou a dose e ela agora esta sentindo muita ansiedade é normal nos primeiros dias que aumenta a dose sentir algum tipo de reação?
- Boa tarde! Tenho parkinson. Posso tomar creatina? E colágeno?
- Doença de Parkinson pode causar fasciculações em lugares aleatórios do corpo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 237 perguntas sobre Doença de Parkinson
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.