Olá,a fobia social precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico ao mesmo tempo ?

29 respostas
Olá,a fobia social precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico ao mesmo tempo ?
Oi, tudo bem contigo? Boa noite! A resposta mais correta para sua dúvida é a seguinte: dependerá do nível de sintomas que estejamos lidando. Existem casos nos quais não será necessário fazer uso de medicamentos, sendo possível obter bons resultados terapêuticos somente através das técnicas da TCC por exemplo. Porém se estivermos falando de uma sintomatologia mais aparentemente, como sintomas de ansiedade mais agudos por exemplo, o recomendado é que se faça uma estratégia combinada de fármacos e de psicoterapia. A forma mais adequada de se estruturar um plano terapêutico para fobias sociais é a realização de uma consulta inicial de triagem para averiguar essas questões que mencionei antes. Espero ter respondido tua pergunta, grande abraço e fica bem!

Boa noite!!!
Para qualquer diagnóstico de transtorno é necessária uma avaliação para melhor entendimento dos sintomas e da gravidade e a partir disso a elaboração de um plano terapêutico que pode envolver tratamento psiquiátrico, farmacológico, psicológico e de outras especialidades se for o caso.
Olá, se você não se consultou com nenhum profissional ainda, mas desconfia ter os sintomas legítimos para tal diagnóstico, é interessante que se consulte com um psicólogo para compreender melhor essa questão primeiro, mas de um jeito ou de outro, é visível a existência de uma demanda psicológica que necessita ser olhada e cuidada. Para tanto, saber se é necessário um tratamento medicamentoso complementar à psicoterapia, dependerá da observação do profissional juntamente ao paciente, do nível em que se encontram esses sintomas.

Espero ter ajudado de alguma forma!
Depende muito da frequência e intensidade dos seus sintomas. Uma pergunta que você pode fazer a si mesmo é: quais prejuizos estou tendo em meu dia a dia?
De qualquer forma, só o fato de você ter dedicado um tempo para fazer uma pergunta, entendo que há algum nível de desconforto.
O melhor caminho a ser seguido é buscar um bom profissional de psicologia para que este faça uma anamnese (entrevista clínica) bem elaborada. A partir da anamnese será possível traçar um plano de tratamento psicológico para você e, se for necessário, você será encaminhado para tratamento medicamentoso junto ao psiquiatra.
Entenda que fobia ou ansiedade social é um quadro desafiador para quem está vivenciando e super possível superá-la.
Fica bem.
Não existe uma resposta fechada para o seu questionamento. Primeiramente é necessário dizer que fobia social é uma situação mais comum do que se imagina nos dias atuais, e tem solução. A pessoa reconhecer que vive, é afetada, se angustia e sofre com esse tipo de transtorno já é um bom começo, pois provoca um movimento em busca de ajuda, de apoio profissional. O nível de dor ou sofrimento existencial da pessoa, na verdade, é que vai indicar a necessidade ou não de acompanhamento e uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra, e quem dá a palavra final quanto a isso é o próprio paciente/cliente, com o apoio do seu psicólogo, pois é ele ( o paciente/cliente) quem "de fato" sabe o quanto essa situação afeta sua vida. Em termos gerais existem situações claras, evidentes, que necessitam de um acompanhamento tanto psicoterápico como psiquiátrico e farmacológico. E outras, mais leves, nem por isso menos importantes, que terão bons resultados apenas com psicoterapia. Portanto, o importante nesse momento é buscar apoio de um psicólogo para, com ajuda deste, ter mais consciência da situação, como isso afeta o seu dia a dia, sua existência, e daí partir para um tratamento que considerar necessário e mais adequado às suas necessidades. Espero de alguma maneira ter ajudado. Abraço.
A consulta ao psicólogo ajudará a definir a necessidade ou não de acompanhamento psiquiátrico. A medicação só é indicada caso os sintomas estejam causando muito sofrimento ao paciente, a ponto de tornar sua vida disfuncional. Ela atenuará os sintoma, mas não resolverá o problema de fundo, que será resolvido na psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, como os colegas mencionaram, quando se trata de fobia social, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico dependerá do nível de sintomas que estejamos lidando. E para entender isso, e o impacto que isso tem na sua vida, e se de fato estamos falando de uma fobia, é necessário um acompanhamento com um profissional, para entender melhor quais direcionamentos serão necessários. Qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Oi!
Pode ser que você precise sim de ajuda medicamentosa, mas não necessariamente! Tudo vai depender do grau de sofrimento que você está enfrentando e como isso vem atrapalhando sua vida.
Você está tendo perdas relacionais significativas? Está deixando de realizar atividades que são importantes para você? Esses são um dos questionamentos importantes a serem feitos. O que é imprescindível é o acompanhamento de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Fobia social pode e deve ser tratada com terapia e nem sempre tem a necessidade de remédios. Saiba que vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível fobia social que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Depende. Depende do quanto está atrapalhando a sua vida, qual a intensidade, qual nível de sofrimento e incomodo está te gerando hoje... paralisa sua vida? você deixa de fazer varias atividades contra sua vontade por conta disso? Você faz terapia hoje? As vezes só iniciando um tratamento psicoterápico, pode atenuar bastante os sintomas e não precisar vir a fazer o uso de medicação. Cada caso é um caso. Mas, não deixe de buscar uma terapia e orientação! Vai te ajudar muito.
Olá! Depende da gravidade, assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, com o acompanhamento do psiquiatra. Somente o profissional que vai analisar pode te dar a resposta correta!
O acompanhamento psiquiátrico, geralmente, é suficiente para atenuar os sintomas e proporcionar ao paciente a aptidão necessária para fazer parte do convívio social, porém atrelado à psicoterapia, o paciente tem ganhos exponenciais no tratamento, pois assim, com diversas técnicas, este passa a ficar mais preparado a lidar com situações que outrora causava gatilhos, além de aprender mais sobre si.
Olá! Sim... pode-se realizar um trabalho em conjunto. O psiquiatra avalia e efetua a prescrição por medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas físicos e o psicólogo irá atuar nas causas, ajudando a pessoa no processo de autoconhecimento, identificando e modificando os pensamentos, ensinando técnicas para que possa superar a fobia e ansiedade existente. Desta forma, terá melhora na qualidade de vida. Procure ajuda!
Olá....A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.
Quem possui fobia social age dessa forma, porque acredita que está sendo analisada o tempo inteiro e julgada pelas suas palavras, comportamento e atitudes. Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia e caso necessário, seu psicologo pode solicitar uma avaliação psiquiátrica para avaliar necessidade da medicação. Cada caso e avaliado de forma individual para melhor psicodiagnóstico e tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
Olá! O trabalho em conjunto pode ser muito eficaz, caso a pessoa também necessite do fármaco. Porém, é preciso entender a fobia social dentro da sua história de vida e o que a mantem(quando surgiu, por que surgiu, qual sua função, o que ganha, o que perde...) para que a pessoa construa a partir desse conhecimento, junto com o psicólogo novos repertórios cognitivos, emocionais e comportamentais de funcionamento para lidar situações sociais estressantes com mais maturidade e confiança.
A Terapia Cognitivo Comportamental é padrão ouro para tratamentos das fobias.
Estarei à disposição!
Olá, quando pensamos no transtorno de ansiedade social diagnosticado devemos entender que a origem é multifatorial, existe uma vulnerabilidade genética, aliada ao ambiente e experiências de vida; portanto a origem da fobia social não é exclusivamente de ordem emocional; a necessidade da medicação vai depender do grau de desconforto da ansiedade e do tipo de fobia social se é generalizada (temem qualquer tipo de interação) ou não generalizada (temem somente situação de desempenho). Entretanto não existe como tratar a fobia social sem psicoterapia. A fobia social pode envolver o medo da interação social (participar de conversas, ser assertivo); medo do desempenho (falar em publico) e medo de ser observado; além disso possuem crenças negativas sobre situações sociais e outras pessoas, crenças negativas sobre si mesmo, previsões negativas sobre o resultado das interações sociais; evitação associada a essas previsões; foco atencional em indicios e pistas de ameaças sociais e avaliação negativa após o evento social. Veem os sintomas de ansiedade como falha de caráter e tem muito medo que o outro perceba seus sintomas ansiosos. O processo consiste primeiro em entender a natureza da ansiedade social, normalizar a ansiedade, modificar as crenças e utilizar técnicas de exposição indo da situação que dá menos medo até a mais temida. A maioria dos paciente se beneficia desse tipo de terapia e o sucesso quando bem aplicadas as técnicas é de 80% na abordagem cognitivo comportamental. O tempo do tratamento vai depender da gravidade dos sintomas da mesmo forma que o advento ou não da medicação que precisa ser avaliado caso a caso.
Olá, tudo bem?
O Transtorno de Ansiedade Social como qualquer outro trabalha com as duas possibilidades a psicoterapia e a medicamentosa com o acompanhamento de um psiquiatra, variando somente da avaliação e dependendo da intensidade do caso, podemos tratar a fobia social somente através da psicoterapia, caso o transtorno esteja mais leve, e conforme a gravidade da situação, do mesmo modo sendo possível e até mesmo inevitável a prescrição de medicamentos, onde unimos as duas especialidades que são a psiquiatria e a psicologia.
Vale ressaltar que somente o profissional especializado em saúde mental, depois de avaliar bem o seu caso, pode assim definir e discutir qual método devem seguir. Estarei à disposição!
Olá! O tratamento psiquiátrico dependerá do nível em que a fobia se encontra, pois, se houver alterações neuroquímicas, é necessário esse acompanhamento. Psicólogos podem fazer uma avaliação de espectro amplo para essa questão da fobia e, posteriormente, solicitar um encaminhamento à psiquiatria. Não deixe de fazer o acompanhamento psicológico, porque ele é muito importante para a mudança e ajuste comportamental. Espero que fique bem! =)
Sim. Qualquer diagnóstico psiquiátrico faz com a pessoa se beneficie de tratamento conjugado entre psiquiatria e psicologia. Nem todo psiquiatra necessariamente receita medicamentos, mas diagnósticos psiquiátricos, dada a sua complexidade nosologica, geralmente possuem seu quadro monitorado por profissionais da psiquiatria e psicologia concomitantemente. Inclusive relatórios podem ser trocados entre psiquiatra e psicoterapeuta objetivando o melhor desenvolvimneto do tratamento.
Olá! Sugiro que você busque a avaliação de um psicólogo e de psiquiatra também. O psiquiatra não necessariamente irá prescrever algum medicamento, mas essa avaliação e acompanhamento são importantes. Na psicoterapia, você terá um espaço para levar suas questões e cuidar do que lhe incomoda. Cuide-se para ter mais qualidade de vida! Espero que fique bem!
Depende da gravidade do caso. Muitas vezes, o tratamento pode ser feito somente com o profissional de psicanálise ou de psicologia, que seja especialista nisso. Podemos conversar melhor sobre isso, se quiser. Abraços.
Boa noite,

Então, isso dependerá do grau em que está a fobia social. Para isso, é necessária uma avaliação do seu caso. Muitas vezes, a psicoterapia consegue fazer você lidar com o problema e superá-lo. Estou à disposição para esclarecimentos. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Olá, como vai? A decisão sobre qual tratamento é o melhor dependerá do indivíduo e da gravidade da sua fobia social. Alguns indivíduos podem ser tratados apenas com terapia comportamental cognitiva, enquanto outros podem precisar de medicação em conjunto com a terapia. É importante trabalhar com um profissional de saúde mental qualificado para desenvolver um plano de tratamento adequado para a fobia social.
É interessante iniciar o acompanhamento psicológico, assim será possível traçar os próximos passos do tratamento, de forma a analisar se há ou não a necessidade do acompanhamento psiquiátrico.
Olá,
O mais indicado é que sejam realizados ambos os acompanhamentos. Um momentinho para uma breve psicoeducação: De maneira bem generalista.
Com o psiquiatra, você acompanha com um foco mais direcional no manejo dos sintomas. A medicação te ajuda a manejar a ansiedade principalmente.
Assim, na psicoterapia, você consegue trabalhar e investigar a causa da ansiedade e outros recursos para manejar a ansiedade. E ir lidando melhor com ela e ir desenvolvendo maneiras de lidar com a Fobia Social.
Lembrando que aqui estou generalizando e simplificando para ficar didático, afim de exemplificar o motivo de ambos os acompanhamentos serem essenciais.
Espero ter esclarecido :)
Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, com o acompanhamento do psiquiatra. Tudo vai depender do contexto e dos recursos disponíveis.
Olá tudo bem?
Para o diagnóstico de qualquer transtorno é necessária uma avaliação dos sintomas para se elaborar um plano terapêutico que muitas vezes envolve tratamento psiquiátrico, farmacológico, psicológico.

Um abraço
Estou a disposição
Boa tarde. Ser acompanhada pelos dois é o ideal, mas, num primeiro momento busque um psicólogo para entender seus sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. Depende do grau dos sintomas. O ideal é agendar uma consulta para avaliação. Abraço.