Olá a todos. Eu tenho mania de fazer exames e o exame negativo já repeti duas vezes. O mesmo exame,

3 respostas
Olá a todos. Eu tenho mania de fazer exames e o exame negativo já repeti duas vezes. O mesmo exame, porém na minha cabeça diz que tenho essa doença. Eu fico sempre procurando coisas para ter certeza se o resultado está certo. Sempre fico triste e preocupada, isso tira a minha paz. Daí vou pesquisar e isso tira minha paz. Sinto parte do meu corpo tremendo, sozinha me sinto com calor quando estou pesquisando sobre isso sem animo pra nada. Medo e tremedeira, o que pode ser? Pode ser ansiedade.
O que você descreve é compatível com ansiedade de saúde, um tipo de ansiedade em que, mesmo com exames negativos, a mente continua duvidando e buscando confirmação. Isso cria um ciclo: faz o exame, dá negativo, surge a dúvida, você pesquisa, sente medo, tremor, calor e angústia e perde a paz.
Os sintomas físicos acontecem porque o corpo entra em estado de alerta, liberando adrenalina. Repetir exames e pesquisar traz alívio momentâneo, mas reforça a ansiedade a longo prazo.
Evitar pesquisas excessivas, não repetir exames sem orientação médica e buscar terapia (especialmente TCC) pode ajudar muito. Ansiedade tem tratamento e melhora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você descreve é bastante compatível com um quadro de ansiedade, especialmente com características de ansiedade de saúde (hipocondria) e pensamentos obsessivos, nos quais a mente permanece presa à dúvida mesmo diante de exames repetidamente normais. A checagem constante, a busca por garantias e a pesquisa na internet tendem a aliviar momentaneamente, mas acabam mantendo o ciclo de medo e preocupação. As sensações físicas de tremor, calor, angústia e falta de ânimo são manifestações comuns da ansiedade. Não se trata de fraqueza, mas de um padrão de funcionamento da ansiedade que é frequente e tratável. Avaliação profissional e, quando indicado, psicoterapia e/ou medicação ajudam a romper esse ciclo e recuperar a tranquilidade.

Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar.

Atenciosamente,
Dra. Daniele Lacerda
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! O nome disso é Hipocondria, com bases no TOC e na Ansiedade. Procure tratamento psiquiátrico o quanto antes. Espero ter contribuído.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.