Olá a todos..fui diagnósticada com pólipos nas glândulas fúndicas. Isso é perigoso??Devo tirar??Qual

2 respostas
Olá a todos..fui diagnósticada com pólipos nas glândulas fúndicas. Isso é perigoso??Devo tirar??Qual o melhor tratamento?
Falo sempre que meu tempo para escrever aqui é limitado. Tenho a Clínica com agenda completa, tenho a Atividade Humanitária lá no Sertão(algo que gosto muito), escrevo no jornal e tenho programa de rádio. E tudo isso muitas vezes muito longe de S. Paulo. Isso me fez parar no momento com as respostas aqui. Mesmo assim quase 1 milhao de pessoas já leram minhas (modestas) respostas. Penso que isso acontece por que procuro ensinar sobre as doenças, e não opinar sobre casos específicos. A dúvida de um, é a dúvida de muitos.
Mas o assunto "pólipos" é fascinante.
Por favor, entenda que o que falarei é genérico. Aplica-se ás milhares de pessoas que tem dúvidas. Mas NAO é específico para seu caso. Só quero esclarecer sobre os famosos pólipos.
Polipos são algo importante e fascinante, pois podem ser de vários tipos e levar a problemas diferentes.
Há pólipos que são pré-cancerosos. Sua retirada, durante a Endoscopia ou Colonoscopia, previne o futuro aparecimento de um câncer de estomago ou, mais frequente, intestino grosso(colon). Esses pólipos são ineressantes no sentido em que podem ser um desafio ao Médico Endoscopista. Quando são muito grandes, ou tecnicamente difíceis há várias tecnicas bem sofisticadas que permitem sua retirada na maioria dos casos.
Após a retirada dos pólipos pré cancerosos há necessidade de acompanhamento mais rigoroso , que varia de acordo com o caso. O tempo para novo exame também varia, de acordo com as caracerísticas do pólipo, que- como tudo em Medicina- são individuais.
A maior parte dos pólipos felizmente não predispõe ao câncer. Quando achados na Endoscopia ou Colonoscopia são igualmente retirados e mandados para análise. Nesse caso, o acompanhamento com novos exames é menos rigoroso, mas deve ser feito.
Os pólipos raramente causam sintomas. Algumas vezes levam ao sangramento intestinal. Certas vezes, mais raras, levam a saída de muco(material esbranquiçado e transparente) pelo ânus. Mas é raro causarem outros sintomas.
Como já disse: os pólipos são fascinantes. Não é sempre que temos a oportunidade de previnir o desenvolvimento de um câncer. Quando isso acontece, o Médico que ama sua profissão fica muito contente, pois fez o que há de mais importante: salvou seu paciente. No meu caso, digo a todos que não ganhei o dia, mas ganhei o ano ( no sentido espiritual).
E mesmo quando não há tantos riscos, a atividade de retira-los (chamada polipectomia) é muitas vezes um estímulo e um desafio, mesmo aos Endoscopistas e Colonoscopistas experientes.

Dificilmente um pólipo de glandulas fundicas torna-se câncer. Mesmo se for do tipo que pode malignizar, sua retirada(polipectomia) impedirá isso.
Contudo, sou sempre prudente. Nada posso falar quanto a casos específicos na Internet. NAO falo especificamente de seu caso. Mas digo que certamente seu médico(a) poderá orienta-la de modo personalizado na próxima consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Jimmy Ayoub

Jimmy Ayoub

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Guilherme Viana Rosa

Guilherme Viana Rosa

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Ribeirão Preto

Nathália Guarnetti

Nathália Guarnetti

Cirurgião geral

São José do Rio Preto

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Felipe Malafaia

Felipe Malafaia

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Úlcera Gástrica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.