Olá, atualmente estou com um medo terrível de sair na rua, já fui assaltada tantas vezes que penso

31 respostas
Olá, atualmente estou com um medo terrível de sair na rua, já fui assaltada tantas vezes que penso que toda vez que vou sair de casa vai acontecer alguma coisa comigo. O que devo fazer? E qual especialista devo procurar?
Fico sem resposta ao fato de você ter sido assaltada tantas vezes. Você pode ter boas razões para ter medo de sair para a rua. Recomendo você focalizar em entender esta parte. É possível você estar "convidando" os assaltantes de alguma maneira?

Ai, o seu caso seria mais complidado. Porquê você vai ter que compreender o quê você está sentindo e que você parece não se dar conta. Só como hipótese, você pode ter sofrido violência na infância e ficado, inconscientemente, querendo que ela se repita. Soa estranho, mas isto existe e não é raro. A criança que você era não "digeriu" a experiência violenta e procurando degeri-la, você encena a repetição, sem se dar conta.

Recomendo não tomar remédio, neste caso, pois pode expô-la ainda mais ao passivismo e assim à violência.

De toda maneira, como disseram os colegas, para entender o quê está acontecendo, recomendo procurar ajuda profissional de um psicoterapeuta humanista ou psicanalista, mas não psicólogo cognitivo comportamental.

Bom dia,
O mais indicado quando para auxiliar sua melhora é o tratamento psicoterapêutico, que é realizado por um profissional psicólogo devidamente registrado pelo Conselho de classe (CRP), espera-se desse profissional que possua aprendizado e embasamento científico, para que saiba junto com você lidar da melhor forma possivel com sua demanda, no intuito de promover para voce novamente uma vida sstisfatoria e funcional.

Att
Ailton Martins
Bom dia!
Um tratamento psicoterapêutico ou psicanalítico é bastante indicado numa situação como essa. Sintomas como esses podem incapacitar atividades cotidianas ou progredir para uma sintomatologia mais grave. Um psicólogo ou um psicanalista poderia ser procurado para atender a essa demanda.
Abraço!

Warllington Matos
Olá!
Acredito que você deva procurar um psicólogo especialista em terapia cognitivo comportamental para que seja feita uma avaliação e posteriormente o tratamento. Caso seja necessário este também poderá lhe encaminhar para um psiquiatra para que seja feito um trabalho em conjunto.

À disposição
Olá!
Seria muito interessante você procurar um psicólogo para que juntos vocês pudessem compreender esta situação, que parece ser um Estresse Pós-Traumático, visto que o medo de sair de casa começou após os assaltos.
Talvez seja necessário consultar um psiquiatra e fazer uso de um ansiolítico, mas isso você pode definir com seu terapeuta, dependendo da gravidade do seu quadro.
Boa sorte!
Sugiro a procura imediata de um tratamento psicoterapêutico. Há algumas linhas específicas que são bastante objetivas nos tratamentos de fobias. Esse profissional deve ser registrado no conselho de sua cidade.
Ele irá verificar a necessidade de um tratamento conjunto com a psiquiatria ou não.
O ideal é que você não deixe passar muito tempo para não fazer um reforço em seus pensamentos diafuncionais do medo. O medo só será vencido enfrentando, porém o profissional habilitado lhe dará os recursos para você usar com sucesso.
Olá, realmente muito ruim quando ficamos paralisados por pensamentos negativos diante de situações assim e ainda mais repetidas. Minha orientação para você é que procure um psicólogo e exponha suas dificuldades. Ouvindo sua história, com certeza encontrarão uma forma de amenizar seu sofrimento. Um abraço, até.
Olá, de acordo com seu relato, você tem sofrido diversos eventos traumáticos ao longo da sua vida. Logo, faz muito sentido que queira se proteger disso ficando em casa, por outro lado, diversas áreas da sua vida ficam comprometidas se você não se expor mais ao mundo lá fora. É como se você generalizasse o aprendizado de que algo de ruim sempre vai acontecer com você, se você se expor. Em um primeiro momento, evitar pode de fato trazer um alívio. Mas sua autonomia fica comprometida.

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental tem demonstrado ser a abordagem de maior eficácia para lidar com casos de TEPT. Sugiro que você procure um psicólogo especialista em TCC para te ajudar a vencer esses eventos traumáticos. Existem protocolos com técnicas poderosas que ajudam o paciente a retomar a vida após o trauma.

Abçs, Anelise Tavares
CRP 07/22815
Conforme a sua situação, eu sugiro que você procure um psicoterapeuta para que possam analisar a sua situação atual tendo em vista o seu próprio bem-estar de modo consciente e funcional.
Olá, na realidade você precisa fazer uma avaliação pessoal diante de tantos assaltos ocorridos, verificar qual a relação entre eles; também, verificar o porque você é um alvo tão visível e porque você não usa da sua atenção e do seu cuidado próprio para os fatos que lhe rodeiam, assim poderá tomar medidas cabíveis e práticas nos setores responsáveis para que algo seja feito, ao mesmo tempo haverá a necessidade de procurar um psicologo(a) para que juntos possam trabalhar questões ao qual te deixam tão vulneral a qualquer situação de perigo, desta forma poderá compreender o que está acontecendo e que caminho deve ser tomado.
Olá
Esse medo será vencido com ajuda de um profissional psicólogo, onde ele irá trabalhar e focar no medo, e juntos criar regatar você para um vida melhor sem essa opressão.
Sucesso.
Frequentemente, na minha clínica recebo pacientes que passaram pela mesma experiência que você. Os constantes assaltos podem, sim, levar você a ter este medo, é natural. A sensação de insegurança pode sim ser um fator que gera sofrimento. Porém o que posso dizer no seu caso é se este medo de sair de casa esta atrapalhando sua rotina (não esta conseguindo trabalhar, não sai com os amigos e familiares por medo de algo acontecer...). Se sim, aconselho a buscar um psicoterapeuta para trabalhar as questões que podem ter se desencadeado com estes acontecimentos.
Olá, deve estar bem complicado e difícil para você carregar esse medo todas as vezes que você precisa sair de casa. É importante conseguir compreender e conhecer melhor tudo isso que está passando com você nesse momento. Todos esses eventos que acontecem quando você sai, parece que estão te deixando cada dia mais tensa. É aconselhado procurar um Psicólogo para você conseguir compreender e olhar com atenção para essas situações e também para esse medo.
Forte abraço,
Roberta M. Avante
bom dia, diante seu relato o que te oriento é procurar o mais rápido possível um psicólogo de base cognitiva comportamental para que possa te ajudar a restruturar seus pensamentos que levam a determinados comportamentos e consequentemente previna possíveis comorbidades, que podem vir associadas a fobias.
fico a disposição, boa sorte!
Olá, bom dia. Você pode procurar ajuda de um Psicólogo para entender melhor esse medo que você está sentindo. Dependendo de suas emoções e sentimentos, poderá realizar paralelamente tratamento com medicação. Mas indico que você converse primeiro com um psicólogo que poderá avaliar junto com você a necessidade de medicação. Fico à sua disposicão, desejo melhoras!

Abraço!
Você deve procurar um psiquitra para tratamento com remédios para te acalmar e também um tratamento psicológico.
Bom, minha abordagem, o EMDR, uma nova abordagem em terapia, é considerada pelos americanos e canadenses com uma das terapias mais resolutivas. Trabalha com reprocessamento de memórias e traumas. Quando a pessoa sofre algum incidente seu cérebro passa a ter dificuldades de processar informações. Por isso, ocorre a esquiva a fuga, enfim, os medos. O EMDR, através dos movimentos bilaterais e outras técnicas consegue devolver ao cérebro o seu poder de reprocessamento. No seu caso, o EMDR, tem tido sucesso em dessensibilizar tal estresse. Consulte um psicólogo que tem certificação nessa abordagem. Boa sorte e abraço.
Você está certa ao querer procurar uma ajuda. Procure um psicólogo para que você possa ser avaliada. Acredito que você esteja com Estresse Pós-traumático devido há ter sofrido vários assaltos. Com a avaliação do psicólogo, você saberá se precisará da ajuda de medicação.
Um bom tratamento.
É natural que sinta mêdo que esse tipo de situação se repita. Contudo, parece já ter percebido também, que deve fazer algo em prol de seu bem estar. Num primeiro momento, procure um psicólogo e procure confiar que poderá tomar as rédeas da sua vida novamente. Sucesso!
É importante em primeiro lugar procurar um psicólogo, e iniciar uma psicoterapia. Ele poderá avaliar se precisa também de medicação ou se somente a psicoterapia dará conta. Procure um bom profissional. Sairmos á rua , trabalhar, socializar, fazer esportes, tudo o que é fora de casa é muito necessário e saudável, então procure ajuda psicológica porque não é bom viver assim fechado em casa alimentando o medo. Tem tratamento sim para isso. Abraço
Bom dia!!! VC deve procurar um psicólogo e também um psiquiatra para ele avaliar se há necessidade de entrar com alguma medicação.
Não deixe de se cuidar tem uma vida lá fora...
GD abraço!
Denise
Primeiramente é necessário a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra pois dependendo da intensidade que os sintomas afetam sua vida é necessário a procura de um psiquiatra para intervenção medicamentosa. O inicio de uma psicoterapia com um profissional da psicologia que lhe ofereça segurança te ajudaria muito nesta fase que indica ser um estresse pós-traumático, caso não consiga ir ao psicólogo, há a possibilidade do profissional te atender em casa.
Vivemos em um tempo de grande exposição a violência. Nos habituamos a ouvir dessa violência no outro e a conviver com isso, mas quando somos nós a vítima da violência parece que perdemos a capacidade temporariamente de "acreditar" que nada nos acontecerá. Isso gera o sintoma de medo de sair de casa e o que pode te ajudar é a terapia psicanalítica de preferência. Busque ajuda, pois esses sintomas devem ser tratados para evitar que cresçam impedindo que você viva a sua vida e execute suas atividades sem tanto medo.
Olá, você deve estar vivendo um desamparo aprendido...é quando acontece algo varias vezes e você acaba aceitando isso como algo inevitável. Isso pode ter gerado uma angustia circunstancial que lhe causa medo e insegurança. Procure um Psicólogo(a) especialista em Técnica Cognitiva Comportamental.
Percebo a sua preocupação com as sensações físicas e emocionais que se manifestam com a sucessão de eventos traumáticos. Sugiro procurar auxílio psicoterapêutico e medicamentoso para tratar o Estresse Pós-traumático. Sou a Psicóloga Juliana Bordin Analista do Comportamento Aplicada- Londrina- PR.
Ola, a psicoterapia com abordagem Cognitiva Comportamental é a mais indicada e com resultados mais rapidos.
Olá

Imagino que não esteja fácil lidar com essa situação para você. Mas é preciso avaliar algumas coisas, se o seu medo está impedindo você de fazer as coisas de seu cotidiano, acredito que seja o momento de procurar ajuda de um psicólogo, pois o profissional poderá fazer uma avaliação adequada e colaborar para que você recupere sua autonomia em relação a vida.

Espero ter ajudado.

Um Grande Abraço.
Não se trata de agorafobia. Parece mais com estresse pós-trauma. Busque ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra. Boa sorte.
Olá, creio que esta tendo muitas dificuldades como já citou acima, mas pense em como pode melhorar, no momento seria o acolhimento de um psicólogo (a) eu trabalho com Hipnose Clínica creio que seja uma ferramenta que irá lhe proporcionar melhoras. Por enquanto, de momento tente fazer algumas respirações profundas e com muita calma, para lhe acalmar quando aparece estes medos, e também peça ajuda para que uma pessoa lhe acompanhe até o consultório de um psicologo que possa lhe ajudar, assim vocês interagem e conversam sobre o melhor tratamento.
Um médico psiquiatra e um psicólogo de terapia cognitivo comportamental. Ambos podem ajudar e muito no diagnóstico e tratamento do que você está descrevendo.
Procure um profissional com quem você se sente à vontade, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!