Agorafobia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em agorafobia

Encontre um especialista em Agorafobia na sua cidade:
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas sobre Agorafobia

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Agorafobia

 Renata Bombine Pimentel
Renata Bombine Pimentel
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde! Sim. A agorafobia tem tratamento. O ideal é buscar um psiquiatra para realizar o diagnóstico e verificar a necessidade de medicamento e um psicólogo que poderá auxilia-lo no tratamento…
8 respostas

 Alexandro Paiva
Alexandro Paiva
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Olá! Um ponto importante é que um diagnóstico só pode ser feito através de avaliação realizada presencialmente por profissional da área em consultório. Isso é importante para que você possa identificar…
8 respostas

 Claudia Grass
Claudia Grass
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Você pode marcar uma consulta com o psicólogo que o ajudará a tratar essas questões que tanto incomodam ele, sendo possível além disso realizar treinamentos de habilidades sociais que propiciará…
8 respostas

Especialistas falam sobre Agorafobia

Trata-se de um estado psicológico onde a pessoa sente-se com medo, ansiosa ou desconfortável em locais e situações onde ela acredita que terá algum tipo de sintoma (passar mal). Assim, esses locais ou situações passam a ser evitados, o que gera prejuízo ao sujeito. O tratamento deve incluir, necessariamente, iniciativas em psicoterapia, e, caso necessário, medicações.

Ledo Daruy Filho

Psiquiatra

Caxias Do Sul


A agorafobia trata-se de uma condição em que o medo de morrer ou de passar mal em público é o principal desfecho temido pelo paciente. Trata-se de doença tradicionalmente ligada ao transtorno de pânico, mas pode ocorrer isoladamente. É uma condição psiquiátrica tratada principalmente por psicoterapia, mas pode também ser passível de tratamento com medicamentos psiquiátricos, a depender do caso específico.

Agorafobia é uma perturbação de ansiedade caracterizada por sintomas de ansiedade em situações que a pessoa percepciona como inseguras ou das quais é difícil sair. Entre estas situações estão espaços abertos, tráfego viário, centros comerciais ou simplesmente qualquer situação em que a pessoa se encontre fora do local de residência. Quando a pessoa se encontra numa destas situações, o sintoma mais comum é um ataque de pânico. Para que seja diagnosticada agorafobia, os sintomas devem-se manifestar praticamente sempre que a pessoa se depara com a situação e os sintomas devem-se manifestar por mais de seis meses.

Anderson Faria Garcia

Psicólogo

Uberlândia


Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiatra Americana (DSM-IV), a palavra é usada para definir comportamentos de esquiva, que aparecem quando a pessoa se encontra em situações ou locais dos quais seria difícil ou embaraçoso escapar ou mesmo receber socorro se algo de errado acontecesse. Nos casos mais graves, a agorafobia compromete a vida social e profissional dos pacientes.A principal característica da agorafobia é estar associada ao transtorno de pânico. Geralmente, a pessoa relaciona esse transtorno a determinadas situações ou ambientes e passa a evitá-los com medo que deflagrem ataques de pânico. Por exemplo, sair de casa sozinha. Se algum dia ela saiu de casa

Roberta Kelly De Sousa Araújo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


A agorafobia é um transtorno de ansiedade que é muitas vezes referido como: medo incontrolável de espaços abertos, transportes públicos, grandes espaços abertos, etc. Geralmente baseada em uma preocupação persistente sobre a possibilidade de vir a ter ataques de pânicos ou perder o controle em publico. O tratamento indicado é terapia que ajuda a mudar as crenças (pensamentos negativos) aos poucos vai resgatando uma confiança para lidar com as situações que passara ser comum no dia a dia, medicamentos somente para cenários extremos. Por isso a importância de procurar ajuda.

Célia Cristina Teixeira

Psicólogo

Belo Horizonte


Medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos; cenofobia. É comum aparecer em pessoas que se cobram muito... Muito exigentes consigo mesmo. Perdem a confiança em si e na sua própria capacidade de proteção. Atuamos identificando o início e os fatores envolvidos. Descondicionamos com técnicas de dessensibilização/relaxamento/hipnose.

Agorafobia é o medo de recintos fechados como elevadores por exemplo.Isto nos provoca alta dose de ansiedade a qual deverá ser trabalhada pelo psicólogo.

Maria Do Carmo Prado

Psicólogo

Recife


Fobia é sinônimo de medo. Este sentimento é natural e auto-protetor, mas torna-se problema quando impede uma ação, uma atitude, causando profundo desconforto, frustração e intensa ansiedade. Agorafobia é o medo de não ter controle sobre si mesmo numa situação que acontece no momento presente, agora. Pode ou não, estar relacionado com síndrome de pânico. Três dimensões do ser humano precisam ser investigadas com cuidado: biológico, psicológico e social. Na psicoterapia além da parte verbal, pergunto sobre o interesse do cliente em realizar a prática de exercícios com o corpo, com a finalidade de fortalecer sua vontade para superar a dificuldade. Se necessário, solicito acompanhamento médico.

Maria De Lourdes Tomé

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Quais profissionais tratam Agorafobia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.