Olá boa noite! É normal uma pressão arterial 11×8 todos os dias? Varia um pouco no período da manhã

2 respostas
Olá boa noite! É normal uma pressão arterial 11×8 todos os dias? Varia um pouco no período da manhã chega a 11×7...as vezes com tonturas e fraquezas...desde já agradeço
A pressão arterial pode sim oscilar varias vezes durante o dia.
Desde que o níveis se mantenham em valores aceitáveis, essa oscilação é normal.
abs!

Primeiramente, deve-se ter em mente a diferenciação entre 1- Doença chamada Hipertensão arterial e 2- Oscilações pressóricas tanto para mais de 140/80 quanto para menos de 100/60. A doença, chamada hipertensão arterial sistêmica ocorre devido ao processo de envelhecimento dos vasos sanguíneos, que pode sofrer influência da idade, índices glicêmicos elevados, colesterol LDL elevado, tabagismo, estresse, aumento da cintura abdominal, obesidade, enfim, tudo que “dificulte” a circulação do sangue. Todos os medicamentos para pressão arterial, agem nesse processo de envelhecimento dos vasos, ou na vasodilatação ou na diminuição do volume sanguíneo. Sabendo disso, podemos definir a pressão como uma força necessária para que o sangue circule por todos os lugares do corpo, caso essa força esteja acima de 140/80 por um período maior que 12h do dia, a pessoa provavelmente, é hipertensa, porém caso ela esteja abaixo de 100/60 sem sintomas, podemos concluir que a saúde de seus vasos sanguíneos e tecidos são excelentes. Fique tranquila, sugiro que não fique aferindo a pressão em casa, pois como expliquei acima, ela vai oscilar conforme a necessidade do momento. Posso dar um exemplo final, na academia, no exercício chamado “leg press” a pressão varia entre 350/300 à 450/350mmhg, segundo estudo realizado na Inglaterra, portanto nosso corpo suporta muito bem variações absurdas da pressão, com isso podemos então inferir, que não há necessidade alguma de ficar aferindo pressão em casa. Caso não esteja se sentindo bem, procure atendimento médico, caso não esteja sentindo nada, não fique aferindo a pressão, isso só vai te trazer ansiedade desnecessária. Att. Dr Ivo - Londrina/PR.