Ola boa noite Meu namorado está depressivo a mais de 6 meses e não quer fazer tratamento com antid

32 respostas
Ola boa noite

Meu namorado está depressivo a mais de 6 meses e não quer fazer tratamento com antidepressivo por não ter condições de comprar. Como posso ajudar , visto que moro em outra cidade e não vou visitar ele sempre. Ele é muito depressivo, ciumento etc.. e nada faz para se ajudar.fica em casa direto sem sair , não trabalha , nem cuida si sendo a mãe que cuida.
Não tenho muito tempo pq trabalho muito e ele só implica pq não vou até onde mora e sempre são brigas , mas ele não faz nada para mudar a condição em que se encontra ...
Seu relato passa a impressão de que ele precisa mesmo ser cuidado, quer seja pela mãe ou por você, me vem à ideia de sinal da falha se penso em futuro. Mas olhando o presente e as possibilidades, talvez a solução não esteja nela, mas em você e na mãe, que estão mantendo o comportamento de espera. O que você acha de buscar ajuda para você mesma?

Olá. Como vai?
Existem ótimos tratamentos para saúde mental no serviço público de saúde. Nestes serviços, existem profissionais preparados para cuidar de pessoas que não estão podendo cuidar de si mesmas. O tratamento psiquiátrico, quando necessário, é distribuído pelos postos de saúde pertencentes ao SUS. Não sei em que região o seu namorado mora, mas vale a pena pesquisar por unidades de saúde na região dele.
Quanto a questão que você coloca sobre si mesma, como ajudá-lo, acho que é bastante difícil mesmo, pois existem limites importantes como os que você bem apontou.
Boa noite, para sair da depressão ele tem que se ajudar com o suporte de um psicologo/a, não é você que vai poder ajuda-lo psiquicamente, a relação com você precisa ser de outro nível, envolve afeto, compreensão, parceria. Para sair do estado depressivo precisa de ajuda profissional, sozinho e sem medicação não vai ter condição de melhorar aliais pode até piorar e assim estragar a relação afetiva entre vocês dois.
Peçam ajuda de profissionais!!
Acredito que se ele esta sem condições de tratamento devido ao aspecto econômico o ideal é ir a um posto de saúde e marcar um primeiro contato com um psiquiatra, o ideal é nesse momento fazer um bom acolhimento, a família nesse caso é essencial ir com ele para essa primeira consulta.
Olá! Primeiramente, ele precisa de um atendimento psicológico. Se ele está com dificuldades financeiras, diga a ele para buscar atendimento nos serviços de psicologia das universidades, comumente chamado “SPA” (lá tem atendimento a baixíssimo custo); ou então em algum posto de saúde mental que seja próximo a ele (será atendido por uma equipe que irá avalia-lo gratuitamente e até poderá medica-lo se necessário, bem como a colega acima apontou).
Pode ser interessante também você buscar ajuda com um psicólogo para lidar com esta questão, se estiver sendo algo pesado pra você. Não é fácil a convivência com uma pessoa que tem depressão, mesmo que à distância, pois isso te afeta também. Qualquer coisa estou à disposição!
Beijos
Olá! É possível encontrar tratamento psicológico gratuito e de qualidade num CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade onde seu namorado mora. E lá, muitas das vezes, oferecem tratamento psiquiátrico gratuito também. E muitos dos remédios são distribuidos gratuitamente pelo SUS.

Cuidem-se!
Abraço
É importante que esses antidepressivos sejam receitados por um psiquiatra e na rede pública de saúde tem esse tipo de profissional e dependendo da região os postos de saúdes fornecem com receita algumas medicações. Percebo pelo seu relato suas limitações e isso também pode estar te deixando angustiada, pois ele está necessitando ser cuidado e não está tendo predisposição para isso. Há profissionais da Psicologia que atendem em domicílio. Os AT's. Se o quadro clínico dele estiver limitando sua locomoção, busque ajuda de um profissional da psicologia que realize seu trabalho nessa modalidade. O tratamento medicamentoso em consonância com a terapia será muito eficiente para sua saúde.
Para o indivíduo se curar é necessário tomar a iniciativa da pró-cura. É opção dele se cuidar ou não, ninguém pode cuidar por ele. Assim nem você e nem a mãe dele tem esse poder, o máximo que pode ser feito é lhe dar suporte para que tome a iniciativa de ir se cuidar. Minha orientação é que vocês três se cuidem também e, por que não procurarem um psicólogo para se cuidarem?
O tratamento psicológico quanto o psiquiátrico, ele pode encontrar gratuito na rede pública, porém se nesse momento ele não tem forças para fazer a procura, seria bastante interessante que a família desse esse apoio tendo em vista o fato de você estar longe.
Olá, querida! Vá com ele ao posto de saúde, não se preocupe com a medicação, pois eles dão.
Penso que ele precisa ir ao médico; se ele não se trata em casa, de acordo com a gravidade diagnosticada ele pode ser até internado. Pode receber médica irá e tratamento pelo SUS. A mãe precisa orientação psicológica e sugiro para você também, aproveite para reavaliar-se.
Olá,

Uma forma de ajudar é indicar pra ele um profissional que possa realizar um atendimento adequado e fazer as orientações e tratamento conforme o que ele necessita.
Pelo fato dele não ter como pagar pelos atendimentos, é possível procurar por instituições que fazem trabalho voluntário de Psicologia, normalmente você encontra atendimento em Universidades de modo gratuito ou por valor "simbólico".

Sugiro acionar a pai/mãe do seu namorado relatando suas impressões e orientando que leve para rede pública (posto de saúde) para avaliação do caso.
Olá bom dia! Tudo bem ? A senhora precisa ter muita paciência, fe em Deus, ...
Sugiro que ele procure o posto de saúde pública da sua cidade, psiquiatria ou psicologia. Lá eles vão dar todas as orientações e provavelmente a medicação gratuita. Se na cidade não tiver, que procure na cidade maior mais próxima. Deve ter.
quem precisa buscar ajuda se caso precisar é ele e não você, o seu papel nada mais é do que incentivar para que ele possa reconhecer a precisão. Caso contrario se afaste um pouco deste relacionamento pois não esta lhe fazendo bem.
Lidar com pessoas em estados depressivos é muito difícil e requer delicadeza, atenção e firmeza. As pessoas mais próximas sofrem porque se veem impotentes diante da recusa deles em procurar ajuda - o que é comum em pessoas em estado depressivo. Como o colega bem disse acima, existem ganhos secundários para a pessoa sofredora que de alguma maneira alimenta a sua doença - cabe a você e às pessoas mais próximas a ele não alimentar essa posição na qual ele se coloca. Entendo que seja difícil, e o é por diversos motivos, por isso recomendo que seja você a procurar a terapia - tanto para ajuda-la a sustentar a recusa em assumir o lugar de cuidadora dele quanto para entender os seus próprios processos que te te levam a fazer tais escolhas.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Renata
Precisamos sempre que possível cuidar das pessoas que amamos. Algumas pessoas não conseguem ser ajudadas, mesmo que queiramos. Uma boa ajuda e não tentar fazer pelo outro o que ele pode fazer sozinho. Desta forma, você evita dependências que possam criar situações de postergação da busca da vida autônoma e de responsabilidade para consigo mesmo e para o outro.
Você pode incentivá-lo a buscar tratamento psiquiátrico no CAPS da cidade dele ou em alguma UBS. Quando você passa em consulta em aparelhos públicos, os médicos costumam receitar medicamentos que podem ser retirados gratuitamente nos postos de saúde. Como alguns colegas já disseram, vale lembrar que você pode oferecer seu apoio e incentivá-lo a buscar auxílio profissional, mas ele precisa querer ser ajudado e mudar.
Olá! Ver que amamos sofrendo realmente é muito dolorido. Lendo seu relato me parece que ele está em depressão, ninguém gosta de ficar o tempo todo sem fazer nada e nem mesmo se auto cuidar...
Sugiro pedir para a mãe agendar uma consulta no posto médico da cidade em que eles moram, ou procurar o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que eles irão com certeza apoá-lo. Ele sozinho não ter forças para buscar tratamento.
Você também precisa estar bem para conseguir lidar com toda a situação, que por vezes não é fácil. Se cuide também.
Fique bem!
Bom dia! Em primeiro lugar, seria necessário que seu namorado procurasse um serviço pelo SUS, no qual têm um bom atendimento psiquiátrico e também psicológico, para ver essa depressão, ou melancolia, que também pode-ser considerado... Não sei se você pode observar, mas esse estado psicológico tem muito uma relação com a dor e sofrimento por que pessoas com esse sentir, perdem o tono pela vida, , se defrontam impotentes perante ela, se paralisam diante da evolução em frente ao futuro, muitas vezes perdem a fome e o sono, suas vontades se lentificam,, enfim muitos fatos a serem observados por um especialista da àrea. Porém há de se haver, o seu namorado com a vontade de uma mudança de comportamento. Mas aliado a isso, seria tão importante você buscar um atendimento, uma orientação psicol´0ogica, do quadro em você se encontra, no sentido desse seu relacionamento e da sua espera de um movimento dele afim de saber o que acontece por essa sua espera... hoje, com a telemedicina, ficou tão mais acessivel, você procurar ajuda. Ok?,
Olá! É importante o engajamento dele no próprio cuidado, recomendo que ele passe no CAPS (Centro de Atendimento Pisco Social), um mecanismo do SUS que irá acolhe-lo e encaminhar o melhor tratamento possível. Hoje está muito comum também a psicoterapia online que pode ser mais uma ferramenta importante para o tratamento dele. Cuidem-se
Olá, seria importante ele procurar ajuda em um CAPS próximo da onde mora, ou posto de saúde com atendimento direcionado para psiquiatra. Ele também pode fazer contato com p 188 CVV (centro de valorização a vida), lá eles dão um apoio emocional para que ele posso procurar ajuda, não é um tratamento psicológico, mas pode fazer com que ele veja o quanto é importante realizar o tratamento psicológico e psiquiátrico da Depressão. Espero ter ajudado!
Olá! O ideal é que ele procure terapia para iniciar tratamento, porém, além dele, é muito importante que você não deixe de si cuidar. Faça terapia, isso lhe auxiliará a delimitar melhor seu relacionamento, a compreender o que você quer ou não de um companheiro, o que você pode ou não fazer para se ajudar e qual seu limite no que tange a condição dele, além de conseguir saber lidar com suas escolhas e com as escolhas das outras pessoas.
Olá! Entendo que queira ajudá-lo, acredito que seu apoio já é grande passo. Porém, para o tratamento é importante que ele queira ser ajudado. Atualmente, existem faculdades de psicologia que oferecem tratamento gratuito, além do CAPS. Um abraço!
Sinto muito pela situação que está passando! Num primeiro momento, é preciso cuidar de você, encontrar um espaço para você conhecer as tuas condições e limites na relação de cuidado com o seu namorado. Estou a disposição para escutá-la! Sobre os atendimentos gratuitos para o seu namorado, na dúvida de onde procurar, te recomendo ligar para a secretaria municipal de saúde ou até mesmo o posto de saúde do território que ele mora, nesses locais irão te informar sobre o fluxo dos atendimentos em saúde mental via SUS, muitos locais oferecem inclusive atendimento familiar! Grande abraço!
Olá! Sinto muito que ele esteja passando por tudo isso e que você o veja sem poder fazer nada. Num primeiro momento é importante que você peça para ele entrar em contato com a clínica de saúde ou Caps do território que ele mora e agende um atendimento. Também é importante que você procure atendimento para você para que você entenda quais os seus limites e até onde ir pelo outro. Me coloco a disposição para atendimento! Um abraço.
Olá. Existe o tratamento psiquiátrico e psicológico pelo SUS. Pelo que você relatou, ele mantém esse padrão de ter sempre alguém a disposição dele, quando não é a mãe, ele deseja que seja você. Será que a condição de não tratar a depressão favorece esse padrão de comportamento?
É importante entendermos quais são os nossos limites e até onde podemos ir para ajudar o outro sem nos prejudicar.
A insegurança pessoal pode ter envolvimento pessoal adquirido na infância.
Pode ser necessário uma terapia adequada.
Tome uma providência.
Se você entende que algum dia terá futuro com ele, continue fazendo o que ele pede e diga que o governo distribui antidepressivo, embora o melhor é psicoterapia, tem no governo também.

Olá, tudo bem? Bom, essa situação é bem difícil, porque muitas vezes queremos oferecer ajuda e ate mesmo "salvar" as pessoas que gostamos. Porém , é necessário que a própria pessoa queira essa ajuda. O que você pode fazer, é acolher essa pessoa escutando sendo julgamento e sem imposição. E aos poucos, talvez com esse acolhimento e esta escuta, ela possa se abrir para novas possibilidades. Mas o mais importante tb é voce reconhecer seus próprios limites, e pensar o quanto essa relaçao está te fazendo bem. abraço e fique bem! Pense em sua saúde emocional, e qualquer coisa estou à disposição, sou a Letícia e sou psicóloga
Olá. Penso que sua ajuda fica dentro de estar disponível para ele, ser honesta sobre como você se sente, apoiá-lo e acolhe-lo. Há psiquiatras na rede pública de saúde, caso queira informá-lo. Abraço.