Olá boa noite!! sou carioca com 32 anos e diagnosticado com TEA desde 2001. Eu venho passando por um

5 respostas
Olá boa noite!! sou carioca com 32 anos e diagnosticado com TEA desde 2001. Eu venho passando por uma fase meio difícil atualmente por conta da ansiedade há dois anos e lutando contra o vício da Internet. Queria perguntar quais soluções eficazes para eliminar meu vício e desacelerar minha mente?
Olá! Sugiro que você comece a pensar numa rotina com mais atividades desconectadas que te tragam relaxamento, descanso e prazer, enriquecendo seu dia a dia fora da internet, tornando esse outro aspecto da vida atrativo para você também. A terapia seria muito importante. É necessário entender se é realmente um vício e qual aspecto da internet está causando o problema. Redes sociais, jogos online e até pornografia podem ser fatores que podem causar uma relação não tão bacana com a internet. Porém, cada uma deve ser abordada de uma forma diferente em terapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai?
Você pode procurar por psiquiatra e iniciar medicação para aliviar os sintomas ansiosos; realizar psicoterapia individual para falar sobre sua vida e emoções, se aprofundar na sua complexidade; fazer exercícios físicos e ir para o local do exercício sem aparelhos eletrônicos entre outras ações que podem ser melhor exploradas na psicoterapia. Tenha em mente que lidar com um vício demanda tempo, dedicação, paciência e compaixão por si mesmo, pois é algo díficil, com altos e baixos. Espero ter ajudado, fico à disposição.
A ansiedade exagerada (a ansiedade adequada é importante para todos) pode causar muito sofrimento e tem origens diversas. Não existe um tratamento único para a ansiedade, é preciso conhecer o histórico de vida, o que está acontecendo atualmente, se há problemas de ordem física, etc. É comum, por exemplo, que algumas pessoas desenvolvam um temor frequente de que algo ruim vai acontecer e ela não dará conta. Se estiver passando por algo semelhante, vale a pena buscar ajuda de um psicólogo, com quem você se sinta bem e tenha confiança.
Olá, boa tarde.

Bacana ter seu diagnóstico desde tão cedo na vida, isso é muito positivo para o desenvolvimento, uma vez que permite intervenções para seu desenvolvimento.

Sobre sua questão, o vício em internet vem tendo cada vez mais estudos. Extremamente provável que haja esse transtorno mental quando lançarem o DSM VI. As soluções eficazes para lidar com o vício é buscar exatamente o que torna seu uso na internet atrativo. É necessário fazer uma análise funcional, ou seja, as razões nas quais você tem esse comportamento e as funções que ele exerce em sua vida. Uma vez feita essa análise, determinar formas de substituir essas funções.

Isso costuma ser um trabalho muito complexo para alguém que não seja na área da psicologia. Recomendo que tente por conta própria e, caso não consiga, procure um profissional para te ajudar nessa demanda.

Já a mente acelerada pode ser causada por múltiplos motivos, inclusive o vício e por conta de sua ansiedade. Acredito que isso seja outro motivo para procurar ajuda de um psicólogo. Mindfulness costuma ajudar a desacelerar a mente.

Espero ter ajudado, grande abraço.
Dra. Mariana Ozório
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá! Agradeço por compartilhar sua experiência — esse já é um passo importante no caminho de cuidar de si.

Na psicanálise, não falamos exatamente em “eliminar” um vício, mas em compreender o lugar que ele ocupa na vida psíquica. O uso excessivo da internet, por exemplo, pode funcionar como uma forma de lidar com o vazio, a solidão ou a ansiedade — um modo de tentar silenciar algo que causa angústia. Por isso, o foco do tratamento não é apenas interromper o comportamento, mas escutar o que o sustenta, o que ele tenta tamponar ou compensar.

O processo analítico oferece um espaço — um lugar de fala e escuta que permite ao sujeito compreender o sentido de suas repetições e encontrar outras formas de se relacionar com o próprio desejo.

Buscar ajuda terapêutica é, portanto, o caminho mais eficaz para desacelerar a mente e compreender o que o leva a recorrer à internet como refúgio. Com o tempo e o trabalho de análise, é possível criar um modo mais livre e menos compulsivo de se relacionar consigo e com o mundo.

Caso, ainda, não esteja no percurso terapêutico, sugiro que busque um para dar luz à essas e outras questões. Coloco-me à disposição! Um forte abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.