Olá boa noite, tenho 37 anos faço faculdade e realmente não consigo me concentrar nos estudos, muita

20 respostas
Olá boa noite, faço faculdade e realmente não consigo me concentrar nos estudos, muitas vezes não tenho vontade de fazer nada as vezes acho que estou entrando em depressão. Devo procurar um Psicólogo?
Olá! Há diversos fatores que podem envolver sua incapacidade de se concentrar nos estudos, ainda mais nos tempos de hoje (em uma pandemia). Você relatar isso em meio a uma faculdade, pode nos dizer que na infância/adolescência não teve esse problema, certo? O processo psicológico poderia te ajudar a entender sobre isso e identificar o que está realmente te colocando nessa situação, além disso, a depender de quais são os problemas ligados à essa situação, pode fazer você se relacionar melhor com seus estudos. Se tiver interesse, tenho horários disponíveis para atendê-lo. Abraços!

O tratamento psicológico ajudaria você a buscar este desinteresse pelos estudos e esta falta de vontade que está passando. Nem sempre, significa uma depressão. Mas você deveria também procurar ajuda de um neuropsicólogo para verificar se voce tem algum comprometimento neurológico.
Certamente sim! Importante entender o motivo destes desconfortos para à partir daí criar junto com o terapeuta criar recursos de enfrentamento. Entenda que a psicoterapia não precisa ser algo desgastante, e se buscar o profissional precocemente e entender o motivo deste desconforto, conseguirá lá na frente ligar com essas situações e viver com maior qualidade de vida.

Buscar atendimento psicológico parece sim ser o mais indicado, pelo que você está relatando.
Dificuldades de concentração podem ter inúmeras causas, desde uma experiência depressiva até outros quadros que só uma avaliação profissional poderia te afirmar.
Se o tema surgiu agora, cabe pensar no caminho que você trilhou nos seus estudos até o momento, se esta dificuldade está relacionada especificamente aos temas que estuda na faculdade, se você percebe esta dificuldade de concentração em outros ambientes e experiências etc.
É preciso analisar parte por parte, dialogando com esta trajetória e compreendendo seu processo, para então poder buscar soluções e caminhos possíveis para sua melhora.
Na psicoterapia esse processo é realizado com uma condução profissional, envolvendo um sigilo ético e conhecimento especializado. Eis a importância de buscar um psicólogo neste momento.
Olá! O indicado é procurar um psicólogo. Somente com os dados acima, não é possível avaliar se é depressão ou o que poderia estar prejudicando sua concentração nos estudos.
Ola!
Com certeza. Sua fala nos mostra como a ansiedade já te afeta e o quanto ela já tem causado um prejuízo a você.
Um psicólogo vai ajudar muito a entender os seus sintomas e de onde eles vêm. Quanto mais rápido buscar este tratamento mais rápido se sentirá bem, voltando a ser mais produtivo, alegre e disposto a superar os novos desafios da vida.
Se cuida, a saúde deve ser prioridade.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 125
Olá, é interessante sim procurar um psicólogo, a falta de concentração pode estar atrelada a vários outros fatores não exclusivamente a depressão e por sua vez a depressão envolve outros sintomas como a por exemplo a tristeza, choro frequente, alterações no sono, no humor, no apetite, no nível de energia, concentração, na autoestima. Fico à disposição, abraço.
Olá, tudo bem? Dentro do que foi relatado, seria interessante sim buscar um acompanhamento com um psicólogo. Nas sessões você poderá entender sua relação com os estudos e até mesmo essa falta de vontade. Sobre a depressão, somente com uma avaliação que podemos dizer se você se encontra nesse quadro. Fico a disposição!! Até mais.
Olá, tudo bem com você? Melhorar a concentração, desenvolver a motivação, fazer uma avaliação psicológica para entender se o processo vivenciado tem ou não relação com a depressão, são pontos a serem trabalhados a partir do acompanhamento psicológico, que pode te ajudar a entender o seu desafio e os caminhos possíveis para que você possa superá-lo.
Olá, tudo bem? os sintomas que descreveu a cima, podem ou não estar associados com a depressão. Porém deve-se perceber em que momento de vida você está agora, pergunte-se, que coisas estão acontecendo? como você está lidando?. Contextualizar o momento de vida que estamos passando é muito importante, perceba o quanto tudo isso está prejudicando sua qualidade de vida, se a resposta for que está, procure ajuda. Fico a disposição, Abraço.
Olá! Sim, sem dúvida. Iniciar o acompanhamento com um Psicólogo te ajudará a entender melhor o momento que está vivenciando e, a partir disso, você será capaz de encontrar estratégias para lidar de forma mais saudável com o que tem lhe acontecido. A psicoterapia serve para tratar questões emocionais, sejam elas de grande magnitude ou não, e também para entender comportamentos e sentimentos. Isso quer dizer que, estando com depressão ou não, você se beneficiará com o tratamento. Pelo o seu relato, fica claro o desconforto e o mal estar que essa situação tem gerado. Isso já é mais do que um motivo válido para buscar ajuda. Então lembre-se: você pode e deve procurar por um Psicólogo sempre que sentir necessidade. Cuide-se bem!
Boa tarde! Interessante buscar psicólogo que também atue com Orientação Profissional. São diversos os motivos pelos quais a baixa concentração pode estar te atrapalhando, incluindo uma escolha indesejada de profissão, desempenho, problemas familiares e amorosos, transtornos de aprendizado (nesse caso é comum que o indivíduo tenha um histórico de desempenho muito baixo desde o período de alfabetização, incluindo perda de ano letivo por reprovação, por exemplo), tipo de aula (presencial ou online), relação com professores e colegas e etc. Importante não deixar sua situação se tornar uma bola de neve, pois uma área da sua vida que não vai bem pode influenciar nas outras, como parece ser o caso.
Terapia faz bem para a mente e corpo. A ajuda psicológica deve ser procurada por qualquer pessoa que queira entender e lidar melhor com as suas emoções para melhorar a sua qualidade de vida. No entanto, alguns casos requerem urgência, devido à gravidade da situação. Confira alguns sintomas que indicam a necessidade imediata de fazer terapia: suas emoções são intensas, você tem pensamento fixo em traumas, você se sente desmotivado, seu humor varia constantemente, seu rendimento no trabalho ou nos estudos está muito baixo, suas relações estão difíceis e assim por diante. Consegui responder sua pergunta? Entre em contato comigo e vamos conversar.
Olá, tudo bem?

A falta de concentração e foco nos estudos pode estar relacionada a muitas causas, como a ausência de motivação, dificuldades para organização e gerenciamento de tempo, dentre outros motivos. Mas como você citou esse desânimo e a ausência da vontade de fazer o que precisa ser feito, recomendo que olhe com cuidado para esses sintomas. Comece a olhar para a sua saúde mental, e a melhor forma de fazer isso é procurar um profissional da Psicologia e Psiquiatria para que esses sintomas sejam averiguados, e um plano terapêutico adequado a você seja construído.
Além disso, comece a rever seus hábitos de vida, sua organização e suas prioridades, e tente adotar hábitos mais saudáveis para que o seu rendimento melhore.
Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá, seja bem vindo! Com certeza é importante buscar ajuda profissional! Conte comigo!
Sim, é aconselhável procurar um psicólogo para discutir seus sentimentos e pensamentos. Um profissional pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com seus sentimentos e pensamentos.
Recomendo procurar um endocrinologista para verificar se existe alguma desregulação hormonal e também uma psicoterapia. Esta sem dúvida será muito útil para te ajudar entender se é ou não depressão, e tratar se for o caso.
Um check-up comum bom médico clinico seria uma atitude para eliminar possiveis problemas organicos. Já a sensação de estar entrando em depressão pode ser verdadeira ou apenas falta de estimulos certos. A compreensão do seu momento na faculdade pode ser discutida com um psicologo.
Olá! Se você esta tendo prejuízos na sua vida, que é o que me parece, sim, você deve procurar ajuda psicológica. Pode ou não haver algum diagnóstico, caso tenha você e sua sua psicóloga vão avaliar se é necessário também uma intervenção medicamentosa juntamente com um psiquiatra.
Penso que realizar uma consulta com psicólogo para explorar mais essa falta de concentração é um bom modo de entender o que fazer. Abraço