Olá boa tarde, eu gostaria de perguntar sobre Escherichia coli. Como se livra da bactéria? Ela tem p

3 respostas
Olá boa tarde, eu gostaria de perguntar sobre Escherichia coli. Como se livra da bactéria? Ela tem possibilidades de voltar!? Quando atinge o trato urinário o que se deve fazer!? Qual remédio tomar? Eu já tomei ciproflaxacino é cefalexina mas não adiantou. Sinto dores vaginais mas não sei o que pode ser, já fiz o preventivo mas meu exame está tudo ok . Não sei o que fazer. Obrigada!!!
O tratamento da infecção urinária é feito com antibiótico. O ideal é que seja realizada uma urinocultura com antibiograma antes do início do tratamento antibiótico para poder identificar qual a bactéria que está ocasionando a infecção e qual a sua sensibilidade aos antibióticos. A E. coli é a principal causa das cistites e está presente nas fezes então é importante ter cuidados de higiene, sendo recomendado que ao se limpar, a pessoa faça o movimento do papel higiênico da frente para trás. Também é importante, urinar após as relações sexuais. E se tiver relações sexuais anais, só voltar ao intercurso vaginal após troca de camisinha. O tratamento antibiótico pode até ser iniciado de forma empírica, mas tão logo se tenha o resultado da urinocultura, ele pode ser ajustado para 1 antibiótico específico que seja eficaz para a sua infecção. Se não tiver tido melhora dos sintomas, após o uso da cipro e da cefalexina, pode ainda estar com a infecção e o tratamento não ter sido eficaz, porisso a importância da cultura. Uma vez havendo melhora, pode sim acontecer nova contaminação. Em casos de infecção urinária de repetição, vale a pena agendar 1 consulta e ser acompanhada com o ginecologista ou urologista para ser orientada de 1 profilaxia (prevenção) adequada. Com relação ao desconforto vaginal, ele pode ser ocasionado por algumas fatores, como a permanência da infecção urinária, a alteração da flora ocasionada pelo uso prolongado de antibióticos, era importante o exame físico para avaliar se é apenas em parede vaginal anterior ou se tem dor a mobilização do colo, o que poderia levar a pensar em doença inflamatória pélvica ou endometriose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
O que você tem?Infecção urinária de repetição? Corrimento? Dor vaginal?
A Escherichia coli é bacteria que faz parte da flora normal da vagina. Você não vai conseguir eliminá-la.
O diagnóstico diferencial com uretrites, vulvovaginites, nefrolitiase pode ser necessário.
O exame de imagem das vias urinárias pode ser necessário. A avaliação da função renal é importante.
A coleta do exame de urina I e urocultura é fundamental. O tratamento deverá ser guiado pela urocultura com antibiograma.
Existem diversos fatores de risco:vida sexual ativa, diabetes, alterações renais, cálculos, imunossupressão, menopausa etc.
Existe formas de prevenção da infecção urinária.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a automedicação.
O seu caso precisa ser revisto.
ESCHERICHIA COLI ESTÁ PRESENTE NO TRATO GASTROINTESTINAL E NAO TEM MANEIRA DE SE LIVRAR DELA COMO VC MENCIONOU. EXISTEM SIM MANEIRAS DE PREVENIR INFECÇOES URINARIAS POR ESTE AGENTE.
DESDE ANO PASSADO AS RECOMENDAÇOES PARA USO DE ANTIBIOTICO EM INFECÇOES URINARIAS MUDOU EM VIRTUDE DE RESISTENCIAS AOS ANTIBIOTICOS MAIS COMUMENTE USADOS.

Especialistas

Mário Eduardo Biill Primo

Mário Eduardo Biill Primo

Infectologista

Brasília

Amanda Christine do Carmo Soares Ribeiro

Amanda Christine do Carmo Soares Ribeiro

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Eduardo Marques

Eduardo Marques

Gastroenterologista

Feira de Santana

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Infecções Por Escherichia Coli
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.