Olá, boa tarde. Eu havia feito uma pergunta há dois meses mais ou menos sobre a possibilidade de ret

3 respostas
Olá, boa tarde. Eu havia feito uma pergunta há dois meses mais ou menos sobre a possibilidade de retirar o bupropiona e introduzir o escitalopram no lugar, levando em conservação que tenho Transtorno Bipolar tipo II. Eu fiquei feliz com as respostas e gostaria de agradecer aos profissionais que a responderam. No retorno com médico, ele também não recomendou o escitalopram, mas retirou o bupropiona, fizemos o desmame gradual e introduzimos no lugar o dimesilato de lisdexanfetamina, mantendo o torval e a lamotrigina. Levando em consideração que já estava com o humor estabilizado mas estava me sentindo muito desanimada, desmotivada, e sem concentração. Estou tomando há 4 dias. Eu senti uma melhora considerável na concentração e no controle da fome, que era uma questão que me preocupava. Me sinto mais calma e também com a mente mais equilibrada, como se as vozes na minha cabeça tivessem se calado, o meu pensamento está mais claro. Mas de forma contraditória sinto um pouco esquisita, sinto que sou mais sensível afetivamente, e nas primeiras horas depois de tomar sinto um pouco de ansiedade mesmo estando mais calma, achei estranho. No entanto não prejudicou o meu sono, estranhamente estou dormindo até melhor. Mas o que me incomoda é essa ansiedade, gostaria de saber se isso é um efeito colateral passageiro, se com o tempo isso passa para depois só ficar com os benefícios. Tenho medo de ter uma virada maníaca, pois eu não sei até onde é ansiedade ou uma adaptação do remédio. Ele me passou Rivotril em caso de SOS, mas tenho medo de tomar e ter interação. Não sei quando quando tomar e nem se devo tomar o Rivotril. Poderia perguntar ao médico mas não quero incomodar.
Olá!
Que bom que você voltou para atualizar, e que já está sentindo alguns benefícios! Isso é muito positivo.

A lisdexanfetamina, quando bem indicada em pacientes com Transtorno Bipolar tipo II e com estabilizadores de humor mantidos (como o torval e a lamotrigina), pode realmente ajudar na concentração, motivação e regulação do apetite, sem necessariamente causar uma virada maníaca.
Mas é comum que, nos primeiros dias, apareçam alguns efeitos de adaptação, entre eles:
• leve aumento da ansiedade
• sensibilidade emocional maior
• sensação de “estar diferente” nas primeiras horas após tomar
• discreta inquietação interna

Esses sintomas acontecem porque o organismo ainda está se ajustando ao aumento de noradrenalina/dopamina.
Na maioria das pessoas, essa fase dura entre 1 e 2 semanas, com tendência a reduzir progressivamente.

O fato de você manter estabilizadores de humor, estar dormindo bem e perceber mais clareza mental é um ótimo sinal, geralmente indica que o remédio está agindo no eixo certo, sem sinal de virada maníaca.

Sobre o medo da mania:
Os sinais de alerta mais típicos são euforia anormal, fala acelerada, impulsividade forte, redução importante da necessidade de sono e energia exagerada.
O que você descreveu até agora não parece isso, parece mais uma ansiedade fisiológica de início de tratamento.

Quanto ao Rivotril SOS:
Ele pode ser usado com lisdexanfetamina, não há interação perigosa.
É apenas importante usar com moderação, apenas quando a ansiedade estiver realmente desconfortável.
Uma boa regra prática é:
→ usar apenas nos dias em que a ansiedade estiver fora do seu padrão habitual e atrapalhando seu funcionamento.

Mas, mesmo assim, se estiver insegura, você não está “incomodando” seu médico, ajustes e dúvidas fazem parte do tratamento. Escrever para ele em caso de piora é totalmente adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa Tarde ! vc iniciou agora a lisdexanfetamina então considero normal vc ainda está com um pouco de ansiedade . Agora, se isso acontecer com frequência ,pode tentar o ansitec no lugar do rivotril ... apenas uma opinião , sendo o melhor caminho o contato com seu psiquiatra , que ja te conhece ! um bjo e espero ter ajudado <3
Seu tratamento tem riscos calculados que valem a pena passar para tentar alcançar uma versão melhor de você. A virada sempre será uma possibilidade. A ansiedade pode reduzir ou acostumar. o Rivotril pode usar com segurança, apenas o uso em grande volume ou diário por meses tem potencial de causar problemas.

Especialistas

Mestre Sammy

Mestre Sammy

Quiropraxista, Homeopata, Terapeuta complementar

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Christo

Paulo Christo

Neurologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Rafaela de Carvalho e Carvalho

Rafaela de Carvalho e Carvalho

Oftalmologista

Campos Dos Goytacazes

Agendar uma visita
Cláudia M. Cesar

Cláudia M. Cesar

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ricardo de Souza

Ricardo de Souza

Terapeuta complementar

Sinop

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 212 perguntas sobre Consulta especializada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.