Olá boa tarde, meu pai é esquizofrênico e está tomando risperidona líquida duas vezes ao dia há um m
2
respostas
Olá boa tarde, meu pai é esquizofrênico e está tomando risperidona líquida duas vezes ao dia há um mês, percebi que ele está bem mais apático, com lentidão ao andar e fazer as coisas e com pensamentos de que vai morrer logo, é normal a medicação fazer isso?
A dificuldade de andar pode ser efeito colateral do remédio, dependendo da dose e da sensibilidade da pessoa. Pensamentos de que vai morrer logo podem ter muitas causas (não o remédio), sendo muito comum na depressão. Depressão pode ocorrer em pessoas com esquizofrenia, porém algumas pessoas são diagnosticadas erroneamente como esquizofrênicos quando, na verdade, apresentam transtorno esquizoafetivo, transtorno bipolar ou depressão psicótica. A apatia pode ser sintoma de esquizofrenia, depressão e, eventualmente, efeito colateral do remédio (não é frequente, com a risperidona). Seria importante fazer uma avaliação do estado atual de seu pai e, eventualmente, revisar o tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Letargia e lentificação de movimentos podem efeitos colaterais da medicação (inclusive dificuldade para mastigar e deglutir). Existem medicamentos mais modernos que não causam estes efeitos de lentificação e dificuldade de movimentos. Os sintomas depressivos podem ser melhor avaliados pelo especialista. Busque seu médico.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.