Olá bom dia! Meu esposo cresceu com a família dizendo que ele é alérgico a PROTEÍNA DO LEITE, e q

4 respostas
Olá bom dia!

Meu esposo cresceu com a família dizendo que ele é alérgico a PROTEÍNA DO LEITE, e que ele morreria se comesse qualquer coisa que encostasse em algum alimento derivado do leite ou que ao menos tivesse soro do leite… Acontece que eu entendo que proteína, em qualquer alimento é o mesmo, proteína é proteína, talvez ele tivesse algum tipo de alergia à lactose… eu gostaria de ter um parecer médico para apresentar para ele sobre isso, pq recentemente ele comeu algo que tinha tido contato com queijo, e não teve nada… como a mae dele não é mãe biológica e temos a desconfiança (inclusive ele) de que ela torturava ele psicologicamente talvez ele não tenha algo tão grave assim… algum médico pode me esclarecer se existe alergia à proteína do leite apenas e que pode comer qualquer alimento que possua proteína, soja, ovos, carne, etc. obrigada
Os alimentos apresentam variações nutricionais em suas composições químicas. Especificamente o leite de vaca tem várias proteínas, entre elas há uma que não está no leite materno, ou seja, é uma proteína estranha ao organismo humano. Algumas pessoas apresentam sensibilidade maior, outras não associam problemas de saúde ao consumo, normalmente frequente dos lácteos, problemas esses algumas vezes estendidos por anos.
O efeito alergênico da proteína do leite, assim como de outros alimentos, na maior parte das vezes ocorre de forma tardia, ou seja, pode se manifestar de 3 a 5 dias, após o consumo, o que dificulta a associação, sobretudo se não há o acompanhamento com um nutricionista.
Em relação a lactose, que é o açúcar do leite, não causa alergia, mas sim intolerância alimentar, podendo gerar desconforto abdominal, com alguns sintomas.
Quanto ao consumo de outras proteínas referidas, o ideal é a avaliação e o acompanhamento nutricional e personalizado, por um Nutricionista Clínico Funcional, a partir da história de saúde do seu esposo.

Olá! Existe sim alergia a proteína do leite de vaca, mais comum na primeira infância. Não existe a possibilidade de afirmar que haja alergia ao leite ou outro alimento sem avaliação clínica e laboratorial. Uma vez comprovada, vários alimentos podem ser utilizados como substitutos. O ideal é procurar um Nutricionista para que a investigação e as orientações adequadas sejam adotadas. :)
Olá! Para começar, não, proteína não é sempre igual. Na verdade as proteínas são bem diferentes umas das outras. Uma pessoa pode perfeitamente ter alergia à caseína (proteína que mais comumente causa alergia nos lácteos, mas que não costuma estar presente no soro do leite), e poder consumir tranquilamente as proteínas do ovo, da carne, das leguminosas ou qualquer outra. A caseina, assim como o gluten, são proteínas muito alergênicas.
E ele ainda pode ser alérgico à caseína do tipo A1, e não ser alergico à caseína do tipo A2, neste caso ele poderia consumir leite de cabra ou búfala, por exemplo. Também há alguns tipos de queijos que no processo de fabricação "quebram" a caseína, e outros que descartam as proteínas do soro do leite, de modo que pessoas com alergias leves podem ser capazes de consumir sem grandes problemas (pode ter sido o caso do seu marido, mas não tenho como ter certeza sem uma investigação aprofundada)
A outra questão é que sim, o problema dele com o leite tanto pode ser uma alergia à caseína, quanto uma intolerância à lactose. e aí seria necessária uma avaliação aprofundada para verificar.

Olá! Olá! Entendo que essa situação possa ser confusa e preocupante. A alergia à proteína do leite é diferente da intolerância à lactose. A alergia à proteína do leite envolve uma reação do sistema imunológico às proteínas presentes no leite, como a caseína e a whey. Por outro lado, a intolerância à lactose é causada pela incapacidade de digerir a lactose, um açúcar no leite. Se o seu esposo tem uma alergia à proteína do leite, isso significa que ele deve evitar alimentos que contenham essas proteínas específicas. No entanto, isso não implica automaticamente em alergias a outras fontes de proteína, como soja, ovos ou carne. É importante que seu esposo consulte um profissional de saúde, como um alergologista ou gastroenterologista, para realizar testes específicos e obter um diagnóstico preciso. Os testes podem incluir exames de sangue, testes cutâneos ou, em casos específicos, provocação oral supervisionada. Se ele teve uma experiência recente de consumir algo relacionado ao leite sem reações adversas, isso também pode ser discutido com um profissional de saúde para obter uma avaliação mais detalhada da situação. Abraços!