Olá! Bom dia! Tenho uma bebê de um ano e 6 meses, que fala muitas palavrinhas, reconhece várias cor

7 respostas
Olá! Bom dia!
Tenho uma bebê de um ano e 6 meses, que fala muitas palavrinhas, reconhece várias cores e formas geométricas, ela sabe a sequência das vogais, dentre outras coisas que me surpreende muito. Eu fico sem saber se é normal ou se eu estou apenas sendo uma mamãe babona rsrs.
Alguém que possa me falar algo? Grata!
Olá querida, tudo bem?
Não é tão comum encontrarmos crianças com esta idade já reconhecendo vogais, identificando cores e formas entre outros que você mencionou. No entanto isso pode acontecer sim em lares ou em outros ambientes em que a criança permaneça maior parte do dia e que há muito estímulos cognitivos, visuais, auditivos, em relação a nossa linguagem e também a outras habilidades.
Mas também por outro lado existem as crianças superdotadas onde precisam buscar um profissional para avaliar.
Espero ter respondido a sua pergunta! À disposição no que precisar.
Boa sorte!!

O desenvolvimento da linguagem da criança acontece entre os primeiros 12 a 24 meses de vida e geralmente a linguagem compreensiva se inicia antes da expressiva. O importante é que os pais saibam que cada criança tem o próprio ritmo de desenvolvimento. Aos 12 meses a criança pode falar nomes de pessoas da família, de seus brinquedos favoritos ou partes do corpo, usar gestos para se comunicar, acenar e agitar a cabeça para dizer não, etc. Todavia, cabe ao pediatra fazer o acompanhamento dessas habilidades.
Olá! Não é comum crianças nessa faixa etária falarem ou reconhecerem vogais ou formas geométricas. Vale a pena investigar se sua filha apresenta uma inteligência superior ou altas habilidades. Pode ser interessante buscar uma avaliação neuropsicológica com profissional experiente com crianças nessa faixa etária! Abraços
Olá!
As crianças aprendem por meio de estímulos. Se a sua casa é um ambiente que estimula o desenvolvimento dessas habilidades, se vocês costumam brincar com ela, ensinar as figuras geométricas, as cores e as letras, pode ser esse o motivo do interesse da sua filha.
Observe se ela está se desenvolvendo em outras áreas também, ofereça diferentes tipos de brincadeiras.
De qualquer forma, converse com o pediatra de confiança. Explique o que está acontecendo, exponha suas dúvidas e, se necessário, solicite encaminhamentos.
Boa sorte e muita brincadeira para sua pequena!
Olá! Pelas suas palavras a sua criança é muito inteligente. Todavia, o desenvolvimento padronizado de uma criança de idade por volta de 1 ano e seis meses são o de segurar a colher, levar alimentos para a boca sem que entorne, se interessam por imagens (figuras coloridas) e rabiscam. Logo, o ambiente no qual a criança se encontra contribui para o seu desenvolvimento. No caso, um esclarecimento vindo por um pediatra é ideal para que você mãe entenda o passo a passo do desenvolvimento dela.
Fico feliz quando vejo "mães babonas"!
O relacionamento do bebê com a mãe garante diferentes e importantes aprendizados. As crianças aprendem por modelos, as brincadeiras e os estímulos desenvolvem os neurônios. A 'inteligência' nasce daí.
Olá !
Ser uma mãe babona é sinal de que está sempre atenta e em sintonia a tudo que sua filha faz, sua casa também deve ter o ambiente estimulador ! Aconselho passar com um profissional em neuropediatria para verificação desses situações descritas como "normais" ou possível superdotação.
Abraço !

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!